Fórum Global

Início das aulas de Sistemas de Informação para a Gestão (Lic. Gestão) / Engenharia Organizacional (MEI)

Início das aulas de Sistemas de Informação para a Gestão (Lic. Gestão) / Engenharia Organizacional (MEI)

por David Aveiro -
Número de respostas: 0

Avisam-se os alunos da Licenciatura em Gestão e do Mestrado em Engenharia Informática (MEI), que devido à alteração global do início das aulas do MEI para a semana de 25 de Setembro, a 1ª aula desta UC, dada em simultâneo aos dois cursos, irá ocorrer no próprio dia 25 na hora e sala indicada no horário (sala 28, 09h00 da manhã), não ocorrendo aulas nesta semana que agora inicia.

Segue abaixo informação resumida da UC, visto a atualização realizada recentemente na ficha da disciplina não estar lá ainda reflectida.

Saudações académicas, David Aveiro

Introdução/Motivação: Engenharia Organizacional (EO) é uma disciplina/área científica multidisciplinar, emergida das áreas de Sistemas de Informação, Gestão e Ciências Organizacionais, entre outras. Tem vindo a ganhar cada vez mais relevo a nível internacional e pretende contribuir para solucionar o gravíssimo problema de a maioria dos projetos de mudança organizacional (incluindo ou não a implementação de sistemas informáticos) falharem em atingirem as expectativas geradas.

A solução passa pelo desenvolvimento de teorias, métodos e ferramentas adequadas para uma análise e representação fidedignas da realidade estrutural e operacional de uma empresa/organização (seja pública, seja privada) antes de se avançar para iniciativas de mudança organizacional com ou sem a automatização com base em Tecnologias de Informação (TI). Uma das principais causas de tantas falhas nos projetos mencionados é uma compreensão incompleta e/ou ambígua da realidade organizacional, levando a falhas e lacunas na mudança da realidade organizacional e/ou sistemas informáticos incompletos ou desadequados.

Na disciplina de EO é dado ênfase à necessidade de, essencialmente através de um conjunto de diagramas, modelos e teorias associadas, chegar-se a uma compreensão e especificação clara e neutra das organizações como sistemas predominantemente sociais, passíveis de serem alvo de métodos precisos e ferramentas práticas de engenharia, com vista a uma mais eficaz mudança organizacional e/ou implementação de sistemas de informação e tecnologias associadas.

Na prática, um engenheiro organizacional fica capaz de melhor analisar qualquer realidade organizacional, com recurso a análise de documentação e/ou entrevistas, e a especificação desta realidade através de diagramas/modelos formais específicos da área de EO, mas fáceis de interpretar por qualquer colaborador da organização. Estas técnicas e modelos permitem também uma comunicação mais eficaz entre as áreas da informática e da gestão de qualquer empresa/instituição, a nível de clarificação de papéis, responsabilidades, processos de negócio e procedimentos administrativos. Durante o semestre são basicamente ensinadas e treinadas técnicas de análise e modelação, tendo em conta as teorias que estão na base desta disciplina.

No âmbito de uma parceria entre o M-ITI/UMa e o Enterprise Engineering Institute (EEI) da Holanda, esta disciplina inclui toda a formação necessária para a obtenção da certificação: DEMO Professional/Master, sendo necessário, para tal, a obtenção de nota final superior a 14 nesta UC. No caso de nota inferior a 14 é ainda possível a realização de um exame no EEI (possível de fazer, remotamente, nas instalações da UMa no final do período complementar do primeiro semestre) que, graças à parceria realizada é livre de custos para os alunos de EO. A possibilidade da obtenção desta certificação oficial e internacional é, portanto, gratuita para os alunos e uma mais valia para o currículo de quem frequente EO com sucesso.

Objectivos: Estudo da engenharia organizacional (EO) como disciplina agregadora de conceitos e métodos de engenharia aplicados às organizações tendo por fim compreender e representar, através de diagramas e modelos, múltiplas facetas das mesmas, bem como facilitar a análise e mudança organizacional. Desenvolver competências relativas à modelação, aplicação de metodologias e ferramentas utilizadas na representação, desenvolvimento e mudança organizacional a nível de estratégia, arquitetura, estrutura, processos e sistemas de informação.

Tópicos teóricos: Introdução à disciplina de Engenharia Organizacional: o contexto da Engenharia de Sistemas de Informação e Ciências de Gestão e Organização; Noções teóricas basilares: ontologia, semiótica, sistema e modelo; Estado da arte de métodos e notações de modelação; Introdução ao método DEMO (Design and Engineering Methodology for Organizations); Axiomas e Teorema do DEMO; A metodologia do DEMO; Modelos de Interação, Atores e Transações; Modelos de Processos e Workflow; Modelos de Factos, Estados e Informação; Delegação e Autorização; Missão, estratégia e arquitetura organizacional; Controlo da organização; Mudança organizacional: a Geração, Operacionalização e Descontinuação de artefactos organizacionais.

Trabalhos práticos:

1) Trabalho de Modelação As-Is (TMAI) - consiste na execução, por cada grupo de alunos, de alguns exercícios de modelação de alguns casos documentados do curso "DEMO Professional/Master". Após publicação do enunciado numa determinada semana, os alunos têm de realizar alguma análise e/ou desenhar diagramas/tabelas seguindo o método DEMO e entregar um pequeno relatório com o trabalho feito, alvo de discussão e avaliação contínua na aula prática da semana seguinte;

2) Trabalho Avançado de Modelação - este trabalho desenrola-se em moldes semelhantes ao TMAI sendo que, após o ganho de experiência obtido com os casos teóricos, cada grupo terá como missão modelar uma certa parte da organização da UMa com a produção do respetivo modelo ontológico, realizar uma análise crítica e propor sugestões de melhoria, eventualmente aplicando conceitos das organizações G.O.D e Controle. Para o efeito é disponibilizada documentação oficial da UMa a cada grupo, sendo esta a base principal do trabalho.