Viva,
Informo que estão abertas candidaturas para uma vaga de bolsa para Mestre (989,70€/mês) no M-ITI com duração de 3 anos e no contexto do projeto europeu Rede GesFoGO. O bolseiro será responsável pela programação/desenvolvimento/testes de funcionalidades de um protótipo recorrendo-se a tecnologias/frameworks Laravel, Angular, Bootstrap e Bases de Dados SQL e NoSQL.
O projeto Rede GesFOGO tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede abrangente de componentes de hardware e software de prevenção e gestão de incêndios florestais em tempo real, por meio de unidades móveis e um sistema informático georreferenciado. Pretende-se contribuir para uma gestão sustentável dos ambientes florestais característicos do território de atuação, havendo uma forte componente de modelação dos processos do respetivo domínio, a ser realizada também com recurso à metodologia e linguagem DEMO (Design & Engineering Methodology for Organizations).
O M-ITI estará responsável, neste projeto, pela modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como pela implementação do Sistema Operacional de Gestão de Dados e a respetiva Interface Gráfica de Prevenção e Gestão, focando-se o bolseiro mais nesta tarefa.
O bolseiro será integrado na equipa do Enterprise Engineering Lab do M-ITI (eelab) que tem estado centrado no desenvolvimento do protótipo opensource “Dynamic Information System Modeler and Executer” (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, Angular, Bootstrap e Bases de Dados SQL e noSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico através de um dashboard. Este vídeo é a gravação de uma apresentação keynote numa conferência internacional onde podem ficar a saber mais sobre engenharia organizacional (parte inicial do vídeo) e sobre o DISME (a partir do minuto 34).
A geração automática de software com base em modelos e/ou execução direta de modelos com bases de dados dinâmicas é uma área em franca expansão e com muitas potencialidades futuras. Esta é uma excelente oportunidade para ganhares experiência e currículo numa área inovadora!
A equipa do eelab pretende lançar uma empresa spinoff para prestar, a instituições privadas e públicas, serviços de consultoria em EO/DEMO e parametrização/utilização do DISME. Esta pode ser a tua oportunidade para agarrares uma carreira de futuro, não percas!
Interessados em mais informações podem contactar-me pelo e-mail: daveiro@uma.pt
Mais informações sobre o eelab aqui e sobre o processo de candidatura aqui.
Saudações académicas,
David Aveiro