Notícias

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0

Título: Interações Gestuais para Plataformas de Streaming de Vídeo

Autor:   Francisco João Mendonça Teixeira

Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 27/07/2021 09:30 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

A popularidade do rato de computador como modo preferencial de interação com aplicações de computador é inigualável. Mesmo no tempo dos smartphones e tablets, que trouxeram ao público em geral inovações como o modo de controlo através do toque, não existe uma grande variedade nos modos de interação com os diversos dispositivos que usamos no quotidiano.
Este trabalho propõe uma nova abordagem para controlo, à distância, de aplicações de streaming de vídeo. A aplicação desenvolvida nesta dissertação procura um meio mais natural de interação com este tipo de plataformas usando interações gestuais, captadas pela câmara de profundidade RealSense D435. Câmaras de profundidade, ao contrário de câmaras de vídeo comuns, utilizam um fluxo de luz infravermelha para determinar a distância dos objetos relativamente à câmara. A câmara utilizada neste projeto possui capacidades de captura tanto neste modo, como no modo comum RGB.
Foi criada de raiz uma interface gráfica inspirada pela plataforma Netflix, para permitir o controlo dos seus botões e os vídeos reproduzidos, programaticamente. Foram desenvolvidos dois protótipos com tecnologias distintas para interagir com a interface. O primeiro, utiliza métodos de tratamento de imagem para retirar a informação pretendida, e um modelo pré-treinado de reconhecimento de gestos para identificar o gesto realizado. O segundo, integra um modelo de deteção e classificação de objetos otimizado para deteção e rastreamento de mãos entre frames. Foram feitas análises experimentais entre ambos e selecionado o segundo protótipo para prosseguir a testes com utilizadores.
A aplicação foi testada por 11 participantes, num estudo que comparou os seus tempos de utilização da aplicação por meio de interações gestuais com os tempos de utilização com o rato de computador. O sistema mereceu, por parte dos participantes, uma pontuação SUS “aceitável” na escala de (Bangor et al., 2008).
Conclui-se que o sistema alcançou as expectativas iniciais, ainda que possua limitações aparentes que poderão ser mitigadas em iterações futuras.