Fórum Global

Duvidas de LINUX

Re: Duvidas de LINUX

por Hélder Gouveia Figueira Pestana -
Número de respostas: 0
Bom dia,

Para quem está a se iniciar no Linux, talvez uma boa distribuição para começar possa ser o Ubuntu - http://ubuntu-pt.org/. Trata-se de uma das distribuições mais orientadas ao utilizador final e consegue reunir uma série de caraterísticas e facilidades que outras não reúnem. Entretanto, é importante perceber que nem todas as distribuições são boas para todo o tipo de serviço. Por exemplo, para um servidor Web seria mais aconselhável o Debian ou o CentOS e o mesmo se diz para um servidor de virtualização.

Caso opte pelo Ubuntu, a instalação de programas é bastante óbvia, via interface gráfica, utilizando o instalador de software incorporado (aliás, uma caraterística comum à maioria das distribuições linux com interface gráfica de base). 

Finalmente, relativamente à linha de comandos ou terminal, existe um recurso muito útil chamado man pages, que está disponível quer na própria distribuição linux, quer via web, em vários sites que as disponibilizam - http://linuxmanpages.com/.

Agora também dou o conselho do colega Gonçalo. O Google é uma excelente ferramenta e, para quem está a aprender a trabalhar com o Linux, sugiro muita pesquisa, pois sites em português e inglês é o que não faltam sobre Linux.

Mais alguns links:


Cumprimentos,
--
Hélder Pestana