Fórum Global

Projeto «Matemática em Ação»

Projeto «Matemática em Ação»

por José Manuel Baptista -
Número de respostas: 0

Caros Alunos,

A Câmara Municipal do Funchal promove um projeto chamado «Matemática em Ação» e convidou a Universidade da Madeira para nele participar através dos seus Alunos.

O projeto tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências nos domínios da lógica e raciocínio matemático, bem como o alargamento e aprofundamento dos conhecimentos transversais entre ciência e realidade.

Podem concorrer grupos de até 3 elementos. O trabalho que é proposto consiste na construção de um paraboloide (forma de uma antena parabólica) e contém 3 componentes:
• Trabalho escrito com a teoria matemática subjacente à construção.
• Construção do paraboloide, aplicando os conceitos anteriores. Os materiais devem respeitar as normas ambientais e dar preferência a materiais recicláveis.
• Apresentação do projeto, em formato Powerpoint, onde deverá constar a base teórica e o registo das fases de construção.
Os Alunos deverão entregar os trabalhos até ao dia 31 de maio ao professor responsável pelo projeto, que será o Professor Elias Rodrigues do Centro de Competência de Ciências Exatas e da Engenharia.

No dia 6 de junho haverá uma exposição com os melhores trabalhos e entrega de prémios.

Pede-se aos Alunos interessados que contactem o Professor Elias Rodrigues (elias@uma.pt) ou a Professora Custódia Drumond (collie@uma.pt) para mais informações e esclarecimentos sobre a parte matemática subjacente à construção.

O Professor Elias Rodrigues irá, brevemente, em data a anunciar, realizar uma ação de formação matemática de suporte ao tema.

Cumprimentos,

José Manuel Baptista