Eduardo Fernandes: XpressTrades - Aplicação Android para troca de itens
4ª feira dia 11 de Março, 14h30 na Sala de Documentação do CEE
Resumo:
As pessoas que gostam de comprar videojogos e livros, ao final de algum tempo, verificam que têm muitos destes itens armazenados e que já não os utilizam. Se estas pessoas não tiverem o intuito de criar uma coleção desses itens, provavelmente, irão se desfazer deles, como por exemplo deitando-os fora.
Este trabalho focou-se no desenvolvimento de uma aplicação móvel para o sistema operativo Android que está presente em muitos dispositivos, tais como smartphones e tablets. Esta aplicação tem como objetivo permitir aos utilizadores realizarem trocas de videojogos e de livros de forma fácil, rápida e eficaz. Além disso, pode ser utilizada em qualquer sítio em que o dispositivo tenha acesso à Internet. Importa referir que a aplicação tem como público-alvo todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.
Relativamente à metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto recorreu-se primeiramente a inquéritos para se averiguar se as pessoas realmente revelavam interesse neste projeto e investigou-se também a existência de aplicações semelhantes. Seguidamente utilizou-se a técnica de brainstorming para gerar as ideias e utilizou-se protótipos de baixa fidelidade para testar a interface de utilizador. Na fase de implementação seguiu-se o seguinte ciclo para cada funcionalidade: prototipagem, testes com os utilizadores e correções dos erros detetados nos testes.
Com o desenvolvimento deste projeto pôde-se compreender melhor as necessidades dos utilizadores numa aplicação deste género e, conseguiu-se também, ampliar e colocar em prática os conhecimentos obtidos ao longo de toda a formação académica.