The purpose of this discipline is to show the beauty of Abstact Algebra.
- Professor: Elias Rodrigues
Nesta disciplina, essencial em qualquer curso de Matemática, procurar-se-á munir o aluno das ferramentas básicas sobre Cálculo Diferencial e Integral no corpo dos números complexos.
Só se vê o que se procura.
E.M. Forster, The Life to Come and Other Stories
- Professor: Sílvio Filipe Velosa
Os objectivos gerais do programa da cadeira de Análise Funcional Anaçada são os seguintes
Capítulo 5. Produto de Operadores. Operadores inversos
5.1 Definir, identificar e construir produto de operadores
5.2 Definir o operador inverso e averiguar se um determinado operador é ou não invertível
5.3 Calcular operadores inversos
5.4 Usar o Teorema sobre o inverso do operador I-A para calcular operadores inversos
Capítulo 6. Convergência em espaços normados
6.1 Convergência forte e fraca
6.2 Convergência de sucessões de operadores e funcionais
Integração numérica e convergência *-fraca
Capítulo 7. Espaços duais
7.1 Definir espaço dual de uma espaço normado
7.2 Saber identificar os duais dos espaço normados: R^n, l^1(R), l^p(R)
7.3 Calcular normas de funcionais definidos em espaços de Banach
7.4 Definir e identificar espaços reflexivos
Capítulo 8. Operadores em espaços normados
8.1 Definir o operador adjunto num espaço normado
8.2 Provar que a norma do operador adjunto é igual à norma do operador original
8.3 Definir operador adjunto, auto-adjunto, normal, unitário e de projecção num espaço de Hilbert
8.4 Definir e identificar operadores compactos
8.5 Propriedades de operadores compactos
Capítulo 9. Teoremas fundamentais dos espaços normados
9.1 Enunciar o teorema de Hahn-Banach
9.2 Teorema de Banach-Steinhaus
9.3 Teorema da aplicação aberta
9.4 Teorema do gráfico fechado
- José Luís da Silva: José Luis da Silva
"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo!"
Galileu Galilei
- Professor: Maribel Gordon
A inserir...
- Professor: Maribel Gordon
Prudens quaestio dimidium scientiae.
Roger Bacon
- Professor: Sandra Mendonça
Pretende-se que o aluno seja capaz de interpretar a informação estatística presente no dia-a-dia, quer as de carácter geral, presentes na comunicação social, quer as de carácter mais específico, que irão com certeza aparecer nos seus estudos ao longo do curso. A inferência estatística é uma área muito utilizada em estatística e, como tal, o aluno deverá dominar algumas técnicas simples, quer paramétricas quer não-paramétricas.
- Professor: Ana Maria Cortesão Abreu
- Professor: Délia Gouveia Reis
A descrição da disciplina 'Estatística (Medicina)' será feita brevemente...
- Professor: Rita Maria César Vasconcelos
"Why are numbers beautiful? It's like asking why is Beethoven's Ninth Symphony beautiful. If you don't see why, someone can't tell you. I know numbers are beautiful. If they aren't beautiful, nothing is." (Erdos, 1992)
- Professor: Marco Garapa
- Professor: Maria Teresa Alves Homem de Gouveia
Nesta disciplina procura-se transmitir os fundamentos da teoria da Análise Matemática a várias variáveis reais, com as correspondentes aplicações a problemas concretos. Generaliza-se assim, ao espaço IRn, os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e integrabilidade introduzidos na disciplina de Cálculo I. Sendo o cálculo diferencial e integral (em IRn) duas «ferramentas» matemáticas fundamentais, com raízes profundas em problemas físicos e cuja importância deriva de uma variedade muito grande das suas aplicações, uma correcta aprendizagem destes conceitos é fulcral para a compreensão de variadíssimas matérias em diferentes ramos da Ciência. Por outro lado, tendo em conta que a disciplina é comum a vários cursos distintos, com necessidades de conhecimentos claramente diferenciados, optou-se por tratar uma gama alargada de temas de forma genérica, em vez de um menor número de temas de forma mais pormenorizada. Não obstante, optou-se sempre por um tratamento rigoroso, embora com a omissão eventual de demonstrações de certos resultados cujo enunciado nunca deixou de ser apresentado de forma precisa.
A inserir brevemente...
- Professor: Maribel Gordon
- Professor: José Luis da Silva
"Mathematics consists of proving the most obvious thing in the least obvious way". George Polyá (1887-1985)
- Professor: Maria Teresa Alves Homem de Gouveia
Estatística Não Paramétrica e Análise de Sobrevivência
- Professor: Ana Maria Cortesão Abreu
Numa Licenciatura em Educação Básica, visando obviamente, a formação contínua de professores, a inclusão de uma cadeira de Didáctica é muitas vezes conotada com a aprendizagem de “métodos” e “técnicas” de ensino de que o professor (aluno) necessita para a utilização posterior em situações de aula. Embora não sejam de descurar quaisquer expectativas e se tenham em conta, em vários momentos do programa desta disciplina de Didáctica da Matemática I, aspectos de natureza prática relacionados com a actividade do professor de Matemática, este objecto de estudo não poderá constituir a única finalidade desta cadeira, nem ela foi concebida como tendo essa única função.
Será reflectindo, discutindo e problematizando em torno de vários temas e problemas relevantes da Educação Matemática que esta disciplina de Didáctica Específica da Matemática se desenvolverá, tendo sempre em atenção a necessidade de adequação e transformação das práticas pedagógicas. Espera-se proporcionar instrumentos de análise, de crítica e de intervenção, que facilitem ao professor, nomeadamente, a análise de situações, a definição, explicitação e concretização de opções pedagógicas, a consideração de alternativas e a tomada de decisões da disciplina de Matemática.
- Professor: Elci Alcione Almeida Santos
A inserir...
- Professor: Elsa Maria dos Santos Fernandes
A inserir brevemente...
- Professor: Paula Cristina Reis Lopes
Consulte, por favor, Didática da Matemática/Informática III
- Professor: Elci Alcione Almeida Santos
A inserir brevemente...
- Professor: Elsa Maria dos Santos Fernandes
Será refletindo, discutindo e problematizando em torno de vários temas e problemas relevantes da Educação Matemática que esta disciplina de Didática Específica da Matemática se desenvolverá, tendo sempre em atenção a necessidade de adequação e transformação das práticas pedagógicas. Assim, espera-se proporcionar instrumentos de análise, de crítica e de intervenção, que facilitem a futura atuação do professor, nomeadamente, a análise de situações, a definição, explicitação e concretização de opções pedagógicas, a consideração de alternativas e a tomada de decisões da disciplina de Matemática.
- Professor: Sónia Matilde Pinto Correia Martins
A inserir...
- Professor: Ana Maria Cortesão Abreu
Unidade curricular de Estatística para o 1.º Ciclo em Bioquímica - 1.º semestre de 2016/2017.
- Professor: Délia Gouveia Reis
- Professor: Rita Maria César Vasconcelos
- Professor: Sílvio Filipe Velosa
A inserir...
- Professor: Ana Maria Cortesão Abreu
- Professor: Délia Gouveia Reis
- Professor: Helena Teixeira
Estatística II (Psicologia, 2.º Ano)
- Professor: Sandra Mendonça
- Professor: Cláudia Rossana Velosa Pereira
A inserir...
- Professor: Ana Maria Cortesão Abreu
Pretende-se abordar alguns conceitos e teoremas fundamentais da Análise Matemática e mostrar que são válidos muito para além do quadro tradicional da Análise em dimensão finita. Familiarizar os alunos com as provas dos resultados exigindo-lhes o conhecimento de parte delas. Pretende-se desenvolver as capacidades de raciocínio e abstracção.
- Professor: Custódia Mercês Reis Drumond
Geometria
Objectivos: dar uma introdução simples e essencialmente prática à Geometria. Assim, serão dados conceitos gerais da parte axiomática, que será trabalhada com construções, e também das partes descritiva e não euclidiana da Geometria. Será dado o contacto com ferramentas geométricas computacionais. O que se espera dos alunos é que, não só, aprendam a dominar estas últimas mas, também, que passem a dominar a construção geométrica de qualquer objecto, apenas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Espera-se que o espírito de observação e, principalmente, o sentido do tridimensional fique especialmente apurado nos alunos.
- Professor: Elias Rodrigues
A inserir brevemente...
- Professor: Elias Rodrigues
A inserir...
- Professor: Luis Camacho
- Professor: Marco Garapa
- Professor: Délia Gouveia Reis
- Professor: Rita Maria César Vasconcelos
- Professor: Sílvio Filipe Velosa
- Professor: Cláudia Rossana Velosa Pereira
A inserir...
- Professor: Luis Camacho
- Professor: Joana Correia
- Professor: António Gomes
- Professor: Bárbara Rodrigues
- Professor: Rita Maria César Vasconcelos
- Professor: Sílvio Filipe Velosa
- Professor: Maurício Reis
"Some people see things as they are and say why. I dream things that never were and say why not?" Robert F. Kennedy
- Professor: José Carmo
- Professor: Maria Teresa Alves Homem de Gouveia
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Einstein
- Professor: Maria Teresa Alves Homem de Gouveia
- Professor: Sónia Matilde Pinto Correia Martins
A inserir...
- Professor: Maria Teresa Alves Homem de Gouveia
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos elementares de algumas ferramentas matemáticas fundamentais para posterior utilização em disciplinas mais avançadas. Em particular, procura-se transmitir fundamentos básicos em Álgebra Linear e Análise Matemática a uma variável, com as correspondentes aplicações a problemas concretos adequados às diversas áreas do conhecimento.
- Professor: Paulo Sérgio Abreu Freitas
- Professor: José Laurindo Sobrinho
Conteúdos relativos à Unidade Curricular de Matemática II para a Economia do ano letivo 2019/2020.
- Professor: Rafael Domingos Garanito Luís
A descrição da disciplina 'Matemática II (LEB)' será feita brevemente...
- Professor: Elci Alcione Almeida Santos
A inserir brevemente...
- Professor: Sónia Abreu
A inserir...
- Professor: Sónia Abreu
- Monitor: Sónia Matilde Pinto Correia Martins
A inserir...
- Professor: Sónia Matilde Pinto Correia Martins
A inserir brevemente...
- Professor: Rafael Domingos Garanito Luís
Eng. Civil, Eng. de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Matemática (1.º semestre)
- Professor: Sandra Mendonça
- Professor: Bárbara Rodrigues
- Professor: Cláudia Rossana Velosa Pereira
Unidade curricular do 1.º ciclo em Matemática.
- Professor: José Luis da Silva
- Professor: José Carmo
- Professor: Maurício Reis
Esta disciplina é essencial em qualquer curso de matemática. Pretende-se efectuar um estudo da Topologia Geral, por forma a que o aluno consiga generalizar a espaços abstractos os conceitos topológicos usuais introduzidos nas disciplinas de Cálculo e de Fundamentos de Análise Matemática. Os espaços métricos são desenvolvidos detalhadamente, dando-se especial ênfase ao caso métrico. As métricas em espaços vectoriais que originam normas são também estudadas. Para além dos exemplos abstractos, úteis para a clarificação dos conceitos, o aluno será confrontado com diversos espaços funcionais que ocorrem com frequência na prática.
- Professor: Maribel Gordon