Uso dos Blogs

Uso dos Blogs

por Eduardo Marques -
Número de respostas: 0
Aos interessados em usar a ferramenta Blog:

O Moodle integra uma ferramenta para a criação e gestão de blogs. Não é muito complexa e contém apenas as funcionalidades básicas habituais dos blogs. Os blogs apenas podem ser criados e consultados por utilizadores autenticados na plataforma.

O seu uso pode surgir em dois âmbitos: geral e curso. A adição de um novo tópico a partir da página inicial do Moodle tornará esse tópico geral. A adição no âmbito de um curso permitirá, posteriormente, filtrar os tópicos associados a ele. Os tópicos lançados nos cursos também poderão ser lidos por utilizadores não inscritos nesse curso.

As entradas no Blog permitem o uso as 'tags' (palavras curtas que categorizam e/ou caracterizam o texto). Um número reduzido de tags foram criadas pela administração do 'Moodle no DME' e estão relacionadas com os cursos. Os utilizadores poderão acrescentar as palavras que quiserem como tag usando o campo em aberto. Se usar mais que uma palavra, a separação é feita com a vírgula.

A introdução de anexos é possível, mas quando estes forem imagens deve-se ter atenção com o seu tamanho, visto que serão apresentados de imediato.

Como aviso final: antes de ser pública a entrada, deverá ser seleccionada a opção 'Qualquer pessoa neste sítio' em 'Publicar para'. Se tal não for feito, apenas o utilizador poderá ler esse tópico (pode, por exemplo, funcionar como nota pessoal).

Bom 'blogging'!
Eduardo Marques