Horarios / Aulas

Re: Horarios / Aulas

por Nuno Jardim Nunes -
Número de respostas: 0
Aqui vai a justificação em email remetido ao Sr. Reitor:

Sr. Reitor,

Conforme já tinha referido em email remetido à Reitoria no passado dia 22 de Julho (em anexo), com o calendário de inscrições previstos no Despacho 6/VR/2007 era obviamente impossível iniciar as aulas no dia 17 de Setembro.

Acresce que entretanto a situação se agravou:
1. estão a surgir diariamente problemas na aplicação dos planos de transição que no efeito estão a diminuir muito o ritmo das inscrições (na prática quase todos os alunos estão a anular a sua inscrição), estes problemas estão a ser resolvidos mas estimo que nem 10% dos alunos do DME se encontram regularmente inscritos à data de hoje;
2. não é possível ao departamento conhecer o número de alunos inscritos em cada disciplina porque o sistema informático não está preparado para tal, como consequência não é possível estimar o número de turmas práticas para a maioria das cadeiras que vão funcionar já;
3. não é conhecida a decisão relativa aos cursos de "Ensino de", pelo que a distribuição de serviço de vários docentes se encontra suspensa com os respectivos impactos e interdependências;
4. não foram ainda autorizadas (ou pelo menos eu não tenho conhecimento dessa autorização) os destacamentos e tempos parciais, sendo que os docentes em causa não aparecem no programa de distribuição de serviço impedindo que se possa prosseguir para a criação dos horários;
5. foi instalado um novo sistema de gestão de horários que está a apresentar naturais problemas de adaptação e funcionamento ao secretariado.

Pelo exposto as aulas a cargo do DME não podem iniciar-se na próxima semana e se não forem resolvidas algumas das questões referidas acima provavelmente não poderão também ter início na semana seguinte.

Agradeço que a Reitoria garanta que as unidades dispõem de condições para iniciar o ano lectivo, porque é isso que está em falta.

Aproveito para louvar o incansável trabalho dos técnicos do centro de informática que perante um planeamento totalmente desadequado se têm excedido. Só por essa razão não estamos perante um cenário ainda mais grave.

Saudações,
Nuno


Email de 22 de Julho - "Re: Despacho 6/VR/2007 - Matrículas/Inscrições 2007/08"

Com a renovação das inscrições a acontecer até 23 de Setembro é totalmente impossível para o DME arrancar com as aulas no dia 17 de Setembro, uma vez que não será possível determinar o nº de alunos inscritos em cada uma das disciplinas por forma a planear o número de turmas práticas e consequentemente os horários. No caso do DME esta questão terá impacto inclusivamente ao nível de algumas contratações a tempo parcial (incluindo monitores) que dependem do número de turmas práticas. Se a previsão deste número de alunos já é complicada em regime normal, com a mudança a decorrer é virtualmente impossível tentar qualquer estimativa.

Acresce que este ano será aplicado a todos os alunos nos cursos a cargo do DME um plano de equiparação que necessita de supervisão e verificação, com as inscrições a decorrer até 23 de Setembro é impossível garantir este acompanhamento por parte dos directores de curso.

Assim, sugiro que a Reitoria antecipe este período de inscrição ou então altere desde já o início do semestre. O DME não se pode responsabilizar pelo atempado início das aulas sem que existam prazos razoáveis para que todo o trabalho de planeamento do semestre decorra normalmente. Para tal é necessário no mínimo uma ou duas semanas entre a altura em que os alunos se increvem e o arranque do semestre.