OE+GDG: Introdução às Redes Neuronais: Um Percurso pela Teoria à Prática

OE+GDG: Introdução às Redes Neuronais: Um Percurso pela Teoria à Prática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0
Caros alunos,
O colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros, Região Madeira, promove um evento em parceria com a GDG Madeira.
Resumo do evento:

Vivemos num mundo onde as máquinas são cada vez mais inteligentes. Existe, actualmente, uma grande demanda para aplicações de Inteligência Artificial (IA) em, entre outros, saúde, negócios e condução autónoma. Apesar de já existir uma enorme quantidade de literatura sobre o tema, aprender de forma autónoma algumas das abordagens mais conhecidas de IA pode revelar-se uma tarefa demasiado morosa, sobretudo para quem não tem as bases de matemática requeridas.
As Redes Neuronais Artificiais (RNAs) são um dos modelos computacionais mais conhecidos para tornar uma máquina num agente inteligente. Elas são baseadas, de forma muito simplista, nas redes neuronais biológicas dos humanos, quer na forma de como os neurónios estão interligados, bem como na forma de como nós aprendemos (raciocínio indutivo). As RNAs estão a ser utilizadas tanto para problemas de regressão, como de classificação, e as suas aplicações são muito variadas, tais como reconhecimento de imagens e processamento de linguagem natural.
Nesta talk, iremos percorrer os conceitos mais básicos das RNAs, desde os seus fundamentos teóricos até à sua aplicação prática em exemplos reais. Iremos introduzir alguns conceitos matemáticos necessários à compreensão das RNAs, e iremos mostrar como usar uma RNA recorrendo à linguagem de programação Python, através da distribuição Anaconda. O objectivo passa, também, por dar aos participantes as bases necessárias para os mesmos aprofundarem os estudos no âmbito da IA, e aplicarem as RNAs nas suas áreas de actuação.

Data: Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020, 18h00

Local: Sede regional da Ordem dos Engenheiros e Plataforma ZOOM

 Agenda do event

18:00 Abertura da sessão

  Representante do Colégio Regional da Madeira de Engenharia Informática

 18:15 O Renascer da Inteligência Artificial - Riscos e Desafios

  Eduardo Fermé, Prof. Associado com Agregação em Inteligência Artificial, Universidade da Madeira

 18:45 Teoria e Prática em Redes Neuronais

  Diogo Freitas, Doutorando e Organizador na GDG Madeira

 19:45 Questões e Debate

 Inscrições gratuitas até 16 de dezembro de 2020, no Balcão Único do SIGOE.

Sabe mais aqui: https://bit.ly/ia-oe