Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0

Título: Web-based Interface for Environmental Niche Modelling

Autor:   José Rúben Silva Freitas

Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 11/11/2021 14:00 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

Espécies marinhas estão sujeitas a impactos antropogênicos, tais como poluição sonora, lixo marinho, e colisões com tráfego marinho. Apesar de existirem alguns esforços da comunidade marinha e crowdsourcing relativamente ao registo de ocorrências de biodiversidade marinha, não existem projeto suficientes que exploram as previsões de onde estas espécies poderão estar.

Esta dissertação analisa o estado da arte em sistemas de modelação de distribuição de espécies, capazes de relatar e prever biodiversidade marinha. A proposta implementa os algoritmos para prever espécies por meio de repositórios consolidados de dados disponíveis online, fornece meios para facilitar o carregamento e gestão de pontos de ocorrência, bem como métodos para análise das previsões. Uma interface web de utilizador é proposta utilizando Ecological Niche Modeling como um mecanismo de alerta automatizado para incrementar a consciência ecológica.

Os estudos do sistema irão avaliar as preocupações relativas a biodiversidade marinha de embarcações de pesca e navios de observação de baleias. Desta forma é possível determinar atitudes, ameaças, valores e motivação de ambas as amostras para com a biodiversidade marinha. Além disso, biólogos e especialistas nesta tipologia de sistemas, avaliarão o fluxo de trabalho e a interface desenvolvida, avaliando o potencial do sistema, permitindo aos ecologistas criar soluções personalizados através de protocolos simples, sem a necessidade de quaisquer entidades terceirizadas e conhecimento em programação.