Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0

Título: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Geração de Código para um Sistema de Informação

Autor: André Ornelas Telo

Local: Sala de Documentação do CEE e Sessão Zoom 930 4503 9746 Senha: 184189

Dia/Hora: 14 de dezembro de 2021, 14:30

Resumo

A análise de requisitos de desenvolvimento de software e design de software são tradicionalmente inconsistentes, nomeadamente na perspetiva de modelação de negócios e software e rastreabilidade de implementação[1], [2]. Este problema poderá fazer com que a fase de desenvolvimento dos projetos seja um processo mais demorado que o esperado, e quando um dos modelos sofre uma alteração também poderá fazer com que potencialmente não esteja garantida a rastreabilidade, a partir de qualquer um dos modelos, até à implementação do código.

O problema maior das possíveis alterações dos requisitos ou regulamentos e de não ser mantida a atualização dos modelos, é que por vezes a adaptação de um sistema, já implementado ou em vias de implementação, não é simples, podendo fazer com que estas alterações tenham um custo elevado, tal como um impacto negativo relativamente ao tempo de implementação, podendo inclusivamente inviabilizar o projeto [3].

O objetivo deste projeto passa pelo desenvolvimento de uma ferramenta que permita gerar o código que possa ser utilizado, por sua vez, no Hydra Code Generator para gerar o código para a plataforma Hydra,de forma a estabelecer uma relação direta entre a modelação do negócio e a implementação, e assim acelerar o processo de implementação do software, e tornar a fase de desenvolvimento de software mais rápida e automatizada. O código deverá ser gerado tendo em conta uma modelação de um processo de negócio. A modelação será assim baseada numa abordagem que unifica a engenharia empresarial à engenharia informática aplicada a uma ferramenta de geração de código para a framework Hydra[4].

A principal contribuição deste projeto visa melhorar o processo de desenvolvimento de software utilizado na Universidade da Madeira, automatizando a geração de uma Domain Specific Language (DSL) para a framework Hydra, através da implementação da relação entre o modelo de negócio, o Plataform Specific Model (PIM), e o modelo de implementação, o Plataform Specific Model (PSM), de forma a conseguir gerar a interface do utilizador, a lógica de negócio e a base de dados.

Posteriormente foram realizados casos de estudo como forma de testar e verificar o funcionamento da ferramenta implementada assim como verificar as suas limitações.