Procura-se dador de medula óssea compatível

Procura-se dador de medula óssea compatível

por Francisco Capelo -
Número de respostas: 0
Caros colegas,

o meu padrinho, José Carlos Pimenta Rebolo, necessita urgentemente de um transplante de medula, e para tal procuramos um dador compatível. Assim, venho por este meio reencaminhar-vos um e-mail enviado pela minha madrinha.

Inscrever-se como dador não custa nada, basta preencher o inquérito (em anexo), digitalizar e enviar por e-mail (para cedace@chsul.pt). Depois serão contactados para fazer uma simples análise de sangue, com a qual será analisada a compatibilidade.



"
Caros colegas e amigos,

Como é do vosso conhecimento, recentemente foi detectado no meu marido, José Carlos Pimenta Rebolo, uma leucemia mieloblástica aguda.

O meu marido, José Carlos Pimenta Rebolo, poderá ficar totalmente curado caso receba um transplante de medula óssea porque infelizmente o tipo de leucemia dele assim o obriga (pelo tipo de mutações genéticas que a doença apresenta). Mas, para tal, necessita urgentemente de um dador compatível e é por essa a razão que vos contacto.

Quanto maior for o número de pessoas a se inscreverem como dadoras maiores são as probabilidades de encontrarmos um potencial dador compatível com o meu marido. Portanto, os possíveis dadores não correm quaisquer riscos, só têm de:

- Ter entre 18 e 45 anos;
- Preencher o questionário que segue em anexo;
- Tirar sangue;
- Ter 50 kg como peso mínimo;
- Ter altura mínima de 1,5 m;
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue;
- Ser saudável.

Com base no acima exposto, peço encarecidamente que, antes de reencaminharem o presente e-mail para o maior número de pessoas dos vossos contactos, preencham também o questionário em anexo (caso reúnam os requisitos necessários para o fazer) porque nunca se sabe quem poderá ser o tal potencial dador compatível (qualquer um de nós poderá ou não sê-lo).

Depois de o questionário ser devidamente preenchido e assinado, poderá ser entregue directamente para o CEDACE por e-mail, fax ou morada:

CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão), que fica sediado no Centro de Histocompatibilidade do Sul.
Contactos do CEDACE:
Tel. 00351 21 750 41 75
Fax. 00351 21 750 41 01
Email: cedace@chsul.pt
Site: http://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/7
Morada do Centro de Histocompatibilidade do Sul: Hospital Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres, nº 117, 1769 – 001 Lisboa, Portugal


Ainda se preferirem, nós trataremos de fazer chegar os vossos questionários directamente ao CEDACE, desde que enviem ou façam chegar por mão para os seguintes locais, no Funchal:

1) Associação de Basquetebol da Madeira, ao meu cuidado – Morada: Ladeira do Imaculado Coração de Maria nº 7, 9050-221 Funchal

2) Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Funchal Dr. Nélio Mendonça, 3º andar, ao cuidado da Enfermeira Isalina Maria Pimenta Rebolo – Morada: Av. Luís de Camões, nº 57 9004-514 Funchal

3) Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Funchal Dr. Nélio Mendonça, 6º andar nascente, ao cuidado da Enfermeira Elisabete Vieira Reinolds – Morada: Av. Luís de Camões, nº57 9004-514 Funchal

4) Clube Amigos do Basquete, ao cuidado da Vogal da Direcção do Clube, Maria do Carmo Ramos Fernandes – Morada: Rua do Curaçau, Bairro da Nazaré – 9000-093 Funchal

Ficar-vos-emos eternamente gratos pela ajuda!
Bjs
Sandra Reinolds Rebolo

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos através dos meus contactos:
Sandra Reinolds Rebolo:
966780104
sandrareynolds@netmadeira.com

"



Quem não puder enviar por e-mail, fax ou carta e se pretender, poderá também deixar os questionários na Universidade da Madeira, Secção de Informática (antigo Núcleo de Informática, 2º Piso - Sala 32, ao meu cuidado.

Extremamente agradecido,
Francisco Capelo