Notícias

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

by Karolina Baras -

Título: Psyment: Security design and implementation of a psychological assessment supportive web platform

Autor: Eduardo Alexandre Romão Coelho

Local: Sala de Documentação da FCEE 2.109 e Sessão Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88039326608?pwd=OGhIMEhPMzJWbDNqTVplRmdvMUtVdz09

Dia/Hora: 16/02/2024 14:30

Resumo: Problemas de saúde mental estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, onde é possível testemunhar cada vez mais pessoas a apresentar sintomas deste tipo de distúrbio. Deste modo, os profissionais relacionados à saúde mental usam um conjunto de ferramentas e testes para avaliar os seus pacientes. No entanto, muitas destas ferramentas ainda são baseadas em papel e os métodos usados para a sua avaliação muito ineficientes e arcaicos. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação web que suporta os profissionais de saúde mental no processo de criação, avaliação e gestão de ferramentas e testes de avaliação de saúde mental. Este trabalho está dividido em três partes: 1) desenvolvimento do front-end, 2) desenvolvimento do back-end e 3) desenvolvimento de medidas de segurança informática, de modo a salvaguardar a informação sensível dos utilizadores da plataforma. Deste modo, o presente trabalho é dedicado à terceira parte – segurança da aplicação. Tecnologias associadas à saúde costumam lidar com dados sensíveis como dados pessoais e registos médicos dos pacientes, o que reforça a necessidade de segurança que uma aplicação deste tipo deve oferecer. Além disso, tem-se assistido a muitos ataques informáticos nos últimos tempos. Tendo estes pontos em vista, a aplicação proposta irá ser desenhada respeitando as normas e boas práticas da indústria de segurança, além de ter em conta os riscos e vulnerabilidades mais comuns neste tipo de tecnologia, de modo a ser uma solução válida e robusta para os psicólogos. Adicionalmente, entrevistas com profissionais de saúde foram conduzidas de forma a melhor entender como é que informação sensível é guardada e partilhada entre profissionais de saúde.

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

by Karolina Baras -

Título: Serious Game to Support Interpretation of Obstetric Ultrasound

Autor: Rúben Filipe Mendonça Silva

Local: Sala de Documentação da FCEE (2.109) e Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Dia/Hora: 15/02/2024 09:00

Resumo: Muitos profissionais de saúde têm dificuldades em trabalhar com ultrassom no início da carreira, não só por ser uma tecnologia nova, mas também por ser uma área estudada de forma muito abstrata. Além disso, muitos países subdesenvolvidos têm dificuldade em ensinar aos seus profissionais como operar corretamente estes sistemas. O objetivo desta tese foi desenvolver um jogo para auxiliar no treinamento de profissionais da área de obstetrícia na execução e interpretação de ultrassonografias. Nosso jogo proposto aborda quatro atividades de medição diferentes: o comprimento da coroa à garupa, o diâmetro biparietal, a circunferência do abdômen e o comprimento do fêmur. Todas as atividades possuem três jogos diferentes que o jogador pode escolher jogar: um sobre o momento perfeito para congelar uma imagem para tomar as medidas necessárias, um sobre o zoom necessário para tirar a medida e, por fim, um sobre tirar a medida necessária para a atividade. Para permitir que o jogador melhore ao jogar, o jogo oferece diferentes maneiras para o jogador comparar sua pontuação com tentativas anteriores. Além disso, o jogo entrega feedback em forma de texto onde o jogador pode ler o que fez de errado. Por fim, o jogador pode comparar os resultados obtidos com os de um profissional. Realizamos um estudo de usabilidade com 12 participantes, onde observamos que o jogo é de fácil compreensão, jogável e com níveis de dificuldade adequados. A pontuação média na Escala de Usabilidade do Sistema foi de 77.

Engenheiro Técnico: uma profissão de Futuro

by Morgado Dias -

Caros Alunos,

Tenho o prazer de vos convidar a estarem presentes nesta palestra, onde, além das apresentações indicadas abaixo, poderão ficar a conhecer os prémios promovidos pela Ordem e participar na receção e no evento social para alargar a rede de contactos.

Estamos a contar com a vossa presença,
Morgado

------------------

🔧🎓 Palestra Imperdível: Engenheiro Técnico: uma profissão de Futuro! 🎓🔧

É com grande entusiasmo que convidamos todos os estudantes e docentes da Universidade da Madeira para uma tarde inspiradora no Anfiteatro 1 do Campus da Penteada, no dia 7 de fevereiro. Junte-se a nós para uma palestra envolvente e esclarecedora sobre o fascinante mundo do exercício da profissão de Engenheiro Técnico.

📅 Data e Hora:

  • Data: 7 de fevereiro de 2024
  • Hora: 14h30 - 17h00

📍 Local:

  • Anfiteatro 1, Campus da Penteada, Universidade da Madeira

🌐 Temas em Destaque:

  1. O Exercício da profissão de Engenheiro Técnico
  • Eng. Téc. Nuno Cota (Presidente do Conselho da Profissão da OET)
  1. Construindo o Futuro com Integridade: Uma Reflexão sobre Ética na Engenharia:
  • Eng.ªTéc. Débora Santos (Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional da Madeira da OET)

Experiências Pessoais de Sucesso:

  • Eng. Téc. Fábio Pestana (Membro Efetivo da Secção Regional da Madeira da OET)
  1. Networking

Esta é a sua oportunidade de mergulhar no universo da engenharia técnica e obter insights valiosos que podem moldar o seu futuro profissional. Não perca esta palestra única e enriquecedora!

Contamos com a sua presença para tornar este evento memorável!

🔍🚀 #OETnaUMa

Older topics...

Aceda a toda a informação da FCEE

A Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade da Madeira, que desenvolve atividades de ensino e de investigação nas áreas científicas de Engenharia Civil e Geologia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.