Notícias

Provas públicas de mestrado em Matemática, Estatística e Aplicações

by Ana Maria Cortesão Abreu -

Boa tarde,

 

Na próxima sexta-feira, dia 12 de abril, às 14h, realiza-se a discussão pública da dissertação de mestrado com o título “Real-Time Statistics for Padel Tennis using Artificial Intelligence”, do aluno João Rúben Moniz Pontes, presencialmente na Sala de Documentação da FCEE.

 

Cumprimentos,

Ana Abreu

Natively Automating Your Workflow - Dive into GitHub Actions

by .Moodle na FCEE -

Plano evento

 

No próximo dia 28 de Março, a partir das 18:45, na sede da Ordem dos Engenheiros, na rua Conde Carvalhal 23, irá se realizar um evento em que será abordada a ferramenta Github Actions, principalmente focado nos seus casos de utilização e integração.

O Github Actions é uma ferramenta disponibilizada pela própria Github que permite automatizar fluxos de trabalhos — do inglês workflow automatization — que depois podem ser associados a projetos para execução automática, de acordo com os parâmetros que foram definidos.

Esta sessão dirige-se especialmente a estudantes e a profissionais do setor de informática interessados em aperfeiçoar as suas competências e atualizar-se na temática da automação de processos. Este evento, promovido pela Google Developers Group Madeira (GDG Madeira) e pela Ordem dos Engenheiros - Região Madeira, contará como orador o Harry Vasanth, que neste momento desempenha funções como administrador de sistemas e de infraestrutura na 01 Talent.

A GDG Madeira é uma iniciativa constituída por jovens voluntários madeirenses que pretende dinamizar várias iniciativas ao longo do ano sobre os mais diversos tópicos tecnológicos na ilha da Madeira, tendo iniciado a sua atividade em 2019. Já realizou várias dezenas de eventos com intervenientes locais, nacionais e internacionais.

A entrada no evento é gratuita, mas sujeita à inscrição prévia, dadas existir uma limitação de lugares disponíveis. O evento irá decorrer inteiramente em inglês. Poderá efetuar a sua inscrição aqui: bit.ly/gdg-gh 

Convite: Smart Islands Hub: Aplicação de Inteligência Artificial Generativa à Engenharia

by Morgado Dias -

Caros Membros da Comunidade UMa,

Partilho convosco o convite à participação neste evento de Aplicação de Inteligência Artificial Generativa à Engenharia.

Faço notar que o convite se destina a participantes ligados a empresas.

Cumprimentos,

Morgado

 

Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia

A Ordem dos Engenheiros Técnicos, em colaboração com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), o grupo de investigação BIESA (ITI/LARSyS), e o Institute of Knowledge and Development (IKnowD), tem o prazer de anunciar a realização do evento “Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia”. Este encontro terá lugar na sede da Ordem dos Engenheiros Técnicos, Rua da Carreira, n.º 99, Funchal, no próximo dia 18 de Março de 2024, a partir das 17:30.

Este evento visa explorar o potencial da Inteligência Artificial Generativa na Engenharia, apresentando o modelo Gemini, desenvolvido pela Google, e o modelo GPT, criado pela OpenAI. A sessão destina-se a promover uma compreensão das capacidades e das aplicações desta tecnologia, abrindo novas oportunidades para profissionais e entusiastas da área.

A iniciativa Smart Islands Hub será também apresentada, destacando o seu objectivo de fomentar a adopção de tecnologias avançadas e de incentivar a integração de soluções digitais por empresas e entidades regionais.

O evento terá a presença de palestrantes, entre os quais se incluem Morgado Dias, Fábio Mendonça, Décio Alves e Diogo Nuno Freitas, que irão divulgar os seus conhecimentos e experiências no campo da Inteligência Artificial e da Engenharia.

O público-alvo deste evento são colaboradores de pequenas e médias empresas ou de estruturas da administração pública, sendo a participação de livre acesso. 

O público-alvo deste evento engloba colaboradores de pequenas e médias empresas, bem como colaboradores de entidades da administração pública. A participação é de acesso livre. No entanto, a inscrição é obrigatória e deve ser realizada até ao dia 15 de Março de 2024, através do endereço https://forms.gle/j4PKZ4AzxaUsGU5g9. As vagas são limitadas à disponibilidade da sala.

O evento terminará com um espaço para oportunidade networking, permitindo aos participantes estabelecerem contactos e discutirem as implicações e as oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial Generativa na Engenharia.

 

Older topics...

Aceda a toda a informação da FCEE

A Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade da Madeira, que desenvolve atividades de ensino e de investigação nas áreas científicas de Engenharia Civil e Geologia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.