Caros alunos,
O Gabinete de Apoio ao Estudante entrou em funcionamento no dia 1 de Setembro e será chefiado pela Dra. Rubina Maria Pereira Ferreira e dele fazem parte a D. Carla Abreu e a D. Anita Ferraz. Com o intuito de esclarecer as dúvidas dos alunos (entre outros), para esse fim foi criado o contacto directo em: apoioaoestudante@uma.pt
Seguindo esse principio, pretendemos esclarecer duas questões que tem sido correntes nestes últimos dias:
· Um aluno que concluiu o primeiro ciclo (sem cadeiras atrasadas) no ano lectivo 2008/2009 e pretende inscrever no segundo ciclo em 2009/2010 necessita de:
o Fazer um requerimento de um certificado de conclusão da licenciatura que pode ser sem diploma (é mais barato) e o certificado de habilitações, através do infoalunos.
o É necessário também, preencher o boletim de candidatura (2.º ciclo) que se encontra no site da UMa, junto ao edital do respectivo curso.
o Deves consultar no site www.uma.pt os boletins e editais que se encontram disponíveis a informar para cada curso o que deves fazer.
o Depois devem se dirigir ao sector académico para efectuar esse pedido, até dia 11 de Setembro. Atenção que esta inscrição não está dependente de um numero de vagas limitado.
o Para quem efectuou a inscrição no segundo ciclo através do infoalunos e não efectuou o pagamento, dirija-se ao sector académico para regularizar a sua situação.
· Um aluno que tem cadeiras atrasadas do primeiro ciclo e pretende renovar a matricula em 2009/2010 relembramos que:
1. De acordo com o estipulado no artigo 46º do DL 74/2006, um aluno do primeiro ciclo pode inscrever-se em unidades curriculares do segundo ciclo.
2. A inscrição prevista no ponto anterior é condicionada a limites a definir pela Comissão Científica do curso, nomeadamente;
a) Existência de coerência científica entre os 1º e 2º ciclos de estudo; (entende-se que há coerência científica entre ciclos quando as competências de formação do primeiro ciclo respeitam as necessidades de formação para o ingresso no segundo ciclo)
b) O aluno tenha pelo menos 120 créditos com aprovação no 1º ciclo;
c) O número máximo de créditos a realizar no 2º ciclo não seja superior a 60 créditos.
3. Para os alunos abrangidos pela transição para o Processo de Bolonha devem ser previstas disposições transitórias que garantam o respeito pelas suas legítimas expectativas.
4. As unidades curriculares do 2º ciclo, se aprovadas, serão certificadas e mencionadas no suplemento ao diploma, mas só poderão ser creditadas quando o aluno tiver condições legais para se matricular e inscrever oficialmente no 2º ciclo de estudos, o que implica a conclusão do 1º ciclo e a obtenção do grau de licenciado.
5. O pagamento de propinas das unidades curriculares a que o aluno se inscreve não isenta do pagamento das propinas do mestrado.
Anita Ferraz
Saudações Académicas