Esta disciplina é uma disciplina de cariz teórico. A sua carga horária de apenas horas teóricas, assim o indica. Será leccionada como um conjunto de seminários sobre assuntos independentes embora relacionados.

Os alunos deverão ler previamente, pelo menos os artigos correspondentes ao tema da aula, disponibilizados na Internet ou no livro de referência bibliográfica , de forma a possibilitar a discussão.

Tem os seguintes Itens:

    • 1. Os códigos de ética da profissão de informático,

  • 2. A legislação Informática
  • 3. A privacidade dos dados pessoais
  • 4. A propriedade intelectual

  • 5. Os blogues
  • 6. A amizade no Ciberespaço

Desenhada para alunos sem quaisquer conhecimentos prévios de informática esta unidade curricular visa introduzir os principais conceitos da informática, quer em termos dos seus modelos e paradigmas, quer em termos da compreensão das principais tecnologias e tendências tecnológicas. O que é programação orientada por objectos? O que é o Java? Como funcionam as redes de computadores? O que é um problema NP-completo? Quais são as principais implicações sociais e legais da informática? Esta unidade curricular desenvolverá ainda competências informáticas, quer em termos de utilização eficiente e produtiva de software de automação de escritório, quer em termos de introdução à programação de sistemas de software.

A Ciência e da Tecnologia marcaram profundamente o séc. XX e é de prever que a sua importância cresça neste segundo milénio. Nesta disciplina procuramos entender o porquê dessa importância através da história da sua evolução desde os seus primeiros passos até aos nossos dias. Esta descrição será cronológica e incidirá, sobretudo, sobre a evolução da Matemática e da Física e as suas relações com o desenvolvimento tecnológico. Para cada época serão escolhidos temas que a marcaram profundamente e analisadas as suas consequências na evolução da Ciência e da Tecnologia.

A disciplina é dividida em dois temas gerais: Métodos Numéricos e Investigação Operacional. A primeira, tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre métodos numéricos para a resolução de problemas matemáticos em Ciências e Engenharia, enfatizando a análise dos erros envolvidos nas aproximações numéricas, os efeitos da aritmética computacional de precisão finita, a construção e implementação de algoritmos numéricos e a análise de suas propriedades teóricas. No que concerne à Investigação Operacional, pretende-se transmitir aos alunos o conceito/filosofia de construção e optimização de modelos simplificativos de apoio à resolução de problemas de programação linear.

About this course

This course discusses several methodologies and guidelines on the fundamentals of planning, executing and reporting research studies. The course mainly focus is on quantitative research methods.

Os objectivos da cadeira Rétorica e Comunicação são: - compreender o sistema da retórica clássica; - explicar o uso de técnicas da retórica nos novos meios de comunicação.

Um passeio pelo Universo

Objectivos:

De uma forma geral, por ser uma cadeira de Formação Científica, Cultural, Social e Ética, para além da componente científica, a seguir descrita, será dada oportunidade aos alunos de terem contacto com a cultura e a sociedade. A ética fica na relação professor-aluno e em todas as oportunidades que irão surgir durante o semestre para a contextualizar. Finalmente, quanto à cultura e sociedade, a X Semana da Astronomia terá lugar de 22 a 26 de Novembro de 2010 e será aproveitada para a activa participação de todos os alunos (incluindo partes para avaliação). Do ponto de vista ético será também avaliado o desempenho em grupos de trabalho (relações com colegas) na execução de projectos práticos.

Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento geral das áreas mais importantes e activas da Astronomia, depois de aprenderem a dominar a linguagem astronómica. Tenciona-se que se apercebam da multidisciplinaridade da Astronomia. Pretende-se também que adquiram um espírito crítico e um bem-estar com assuntos relacionados com o Universo, tais como a sua própria estrutura em espaço-tempo.