Notícias

Convite: Smart Islands Hub: Aplicação de Inteligência Artificial Generativa à Engenharia

por Morgado Dias -

Caros Membros da Comunidade UMa,

Partilho convosco o convite à participação neste evento de Aplicação de Inteligência Artificial Generativa à Engenharia.

Faço notar que o convite se destina a participantes ligados a empresas.

Cumprimentos,

Morgado

 

Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia

A Ordem dos Engenheiros Técnicos, em colaboração com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), o grupo de investigação BIESA (ITI/LARSyS), e o Institute of Knowledge and Development (IKnowD), tem o prazer de anunciar a realização do evento “Smart Islands Hub: Aplicação de IA Generativa à Engenharia”. Este encontro terá lugar na sede da Ordem dos Engenheiros Técnicos, Rua da Carreira, n.º 99, Funchal, no próximo dia 18 de Março de 2024, a partir das 17:30.

Este evento visa explorar o potencial da Inteligência Artificial Generativa na Engenharia, apresentando o modelo Gemini, desenvolvido pela Google, e o modelo GPT, criado pela OpenAI. A sessão destina-se a promover uma compreensão das capacidades e das aplicações desta tecnologia, abrindo novas oportunidades para profissionais e entusiastas da área.

A iniciativa Smart Islands Hub será também apresentada, destacando o seu objectivo de fomentar a adopção de tecnologias avançadas e de incentivar a integração de soluções digitais por empresas e entidades regionais.

O evento terá a presença de palestrantes, entre os quais se incluem Morgado Dias, Fábio Mendonça, Décio Alves e Diogo Nuno Freitas, que irão divulgar os seus conhecimentos e experiências no campo da Inteligência Artificial e da Engenharia.

O público-alvo deste evento são colaboradores de pequenas e médias empresas ou de estruturas da administração pública, sendo a participação de livre acesso. 

O público-alvo deste evento engloba colaboradores de pequenas e médias empresas, bem como colaboradores de entidades da administração pública. A participação é de acesso livre. No entanto, a inscrição é obrigatória e deve ser realizada até ao dia 15 de Março de 2024, através do endereço https://forms.gle/j4PKZ4AzxaUsGU5g9. As vagas são limitadas à disponibilidade da sala.

O evento terminará com um espaço para oportunidade networking, permitindo aos participantes estabelecerem contactos e discutirem as implicações e as oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial Generativa na Engenharia.

 

Voluntários para Madeira Island Ultra Trail (MIUT®) 2024

por Eduardo Marques -

Voluntários para

Madeira Island Ultra Trail 2024 (MIUT®)

Se estás interessado preenche este formulário.

O Madeira Island Ultra Trail (MIUT®) é um evento desportivo que envolverá na edição deste ano mais de 3500 atletas, divididos em 5 provas e que decorrerá nos trilhos de montanha da Madeira. Os dias principais do evento serão os dias 27 a 28 de abril. Para mais informações sobre o evento, pode ser consultada a sua página aqui.

O MIUT® envolve centenas de voluntários, a colaborar em diferentes áreas e, entre elas, existe o controlo dos atletas, apoiado pela UMa no âmbito de um protocolo com o Clube Montanha do Funchal, organizador do MIUT®. O sistema a usar foi desenvolvido por alunos de mestrado e licenciatura da UMa e necessita de utilizadores em cada ponto da prova para ajudarem na recolha dos tempos das passagens dos atletas, entre outras tarefas de verificação e controlo. Um dos componentes pode ser visto aqui.

Sendo o MIUT® uma prova com visibilidade internacional, e de forma a corresponder às exigências de um evento desportivo desta dimensão, é importante ter nos diversos pontos pessoas com alguns conhecimentos técnicos para usar o sistema de tempos e, se necessário, poderem ajudar a solucionar qualquer problema informático ou de comunicações que possa surgir. Mas a participação como voluntário não se restringe apenas a estes perfis.

Assim, procuramos alunos/funcionários da UMa que estejam interessados em participar num evento importante para a Madeira. A participação envolverá, na semana anterior ao evento, formação sobre os sistemas e, no fim de semana do evento, ficar num dos pontos dos percursos do MIUT® durante algumas horas (6-8) . Será providenciado transporte, alimentação e seguro para os voluntários.

As inscrições para os interessados pode ser feita neste formulário. Questões e esclarecimentos podem ser feitos através do email emarques@uma.pt.

Muito obrigado!

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Título:

Task Generator 2.0 Leveraging personalized paper and pencil cognitive training to a tablet approach

Autor:

Tomás Francisco Andrade Marcos

 
Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
 
Dia/Hora: 01/03/2024 14:00
 
Resumo:

As deficiências cognitivas afetam a capacidade de uma pessoa para realizar atividades diárias. Existem evidências que sustentam o fato de que, por meio da reabilitação, é possível mitigar os efeitos do declínio cognitivo. Embora abordagens tradicionais sejam amplamente aceites, tais intervenções são limitadas devido ao tempo e aos recursos humanos. Com os avanços na tecnologia, novas soluções surgiram no campo das intervenções cognitivas computadorizadas. O NeuroRehabLab Task Generator (NTG) é uma ferramenta online gratuita que gera facilmente tarefas em papel e lápis altamente personalizadas que abordam vários domínios cognitivos. A tese atual aprimora as capacidades do NTG, implementando o algoritmo de geração de tarefas aleatórias do NTG e integrando-o em uma aplicação web. O foco da nova versão é o conteúdo interativo, que permite aos usuários executar imediatamente as tarefas geradas, ao mesmo tempo em que permite aos clínicos avaliar o desempenho do paciente. Propomos uma metodologia iterativa na qual cada tarefa presente no NTG será adaptada, testada e avaliada.

Tópicos mais antigos...

Aceda a toda a informação da FCEE

A Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade da Madeira, que desenvolve atividades de ensino e de investigação nas áreas científicas de Engenharia Civil e Geologia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.