Redes e Sistemas Informáticos

 

Local onde se encontram os documentos e informações gerais do TeSP de Redes e Sistemas Informáticos.

Conhecer o funcionamento e a importância de um router.
Compreender os diferentes tipos deencaminhamento e as suas vantagens e desvantagens.
Adquirir conhecimentos sobre os principais protocolos de encaminhamento vector distancia e estado de enlace.
Compreender os algoritmos que estão por detrás dos protocolos de encaminhamento dinâmico.
Projetar o endereçamento IP para redes de dimensão significativa.
Montar cénarios de encaminhamento utilizando os equipamentos de laboratório.
Realizar resolução de problemas nas configurações de encaminhamento.

A unidade curricular de Gestão de Redes do Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos, proporciona aos alunos uma abordagem dos principais problemas que se colocam a um gestor de redes e sistemas informáticos, abrangendo, entre outros, aspectos de administração de sistemas, interligação e funcionamento em rede, gestão de sistemas em rede, configuração e gestão de vários serviços de rede.

Um dos principais objetivos desta disciplina é também dotar os alunos com conhecimentos sobre novos protocolos e tecnologias, tais como, IPv6 e variados serviços e protocolos de rede que operam sob IPv4 e IPv6 e que atualmente têm uma grande importância.

  • Identificar os constituintes básicos da arquitetura de um computador
  • Perceber o funcionamento de um computador, através das interações realizadas entre os seus constituintes
  • Identificar os elementos fundamentais de um processador, e as trocas de informação realizadas entre os mesmos
  • Aprender a linguagem de programação assembly, como base para o desenvolvimento de software
  • Programar um microcontrolador para uma dada funcionalidade, utilizando as instruções assembly desse microcontrolador
  • Montar e testar em laboratório aplicações programadas no microcontrolador
Conhecer os conceitos fundamentais subjacentes aos sistemas operativos, com ênfase nas funcionalidades e objetivos dos seus componentes principais. Será utilizado o ambiente Unix/Linux para exemplificação e prática.
Programar, ao nível do utilizador, rotinas que permitam otimizar a utilização de um sistema operativo.

A disciplina de Introdução às Redes de Dados (IRD) é a primeira disciplina a abordar a problemática das comunicações entre computadores no curriculum do Curso Técnico Superior Profissional de Redes e Sistemas Informáticos.

A disciplina tem como objectivo principal proporcionar aos alunos uma primeira abordagem das principais tecnologias e arquitecturas de comunicação entre computadores, sendo especialmente focada na arquitectura TCP/IP e nos serviços de comunicação suportados por esta arquitectura e disponíveis à escala mundial na Internet. Além disso, a disciplina proporcionara aos alunos o conhecimento dos equipamentos e sistemas de cablagem de redes de computadores como também as configurações básicas de alguns equipamentos de rede.

Dotar os alunos de conhecimento de aplicações de comunicação, arquitecturas protocolares, sistemas de cablagem, tecnologias de comunicação, equipamentos de comunicação, metodologias de planeamento e projecto, necessários à concepção, implementação e operação de Redes Informáticas.

A disciplina de Redes de Área Alargada (WAN) proporciona aos alunos uma abordagem dos principais tecnologias de rede utilizadas para interligar diferentes LANs.

Serão apresentados os conceitos de funcionamento das diferentes tecnologias WAN assim como os seus pontos fortes e fracos.

Toda a componente teórica será auxiliada por exercícios de programação das tecnologias em questão.

O foco principal desta unidade curricular está na comutação de rede local. O objetivo é desenvolver uma compreensão de como um switch se comunica com outros switches e routers em uma rede de negócio de pequeno ou médio porte para implementar a segmentação de VLAN (Virtual Local Area Network).

Este disciplina concentra-se essencialmente em protocolos de comutação de Camada 2 e nos conceitos usados para melhorar redundância, propagar informações de VLAN e proteger a porção da rede na qual a maioria dos utilizadores acede aos serviços de rede.

As tecnologias de comutação são relativamente simples de implementar; no entanto, assim como acontece no routeamento, os protocolos subjacentes e os algoritmos costumam ser bem complicados daí que os objetivos deste módulo passam por explicar os processos subjacentes das tecnologias de comutação comuns da Camada 2. Quanto melhor for a compreensão dos conceitos subjacentes, mais fácil serão a implementação, a verificação e a solução de problemas das tecnologias de comutação.

 

O objectivo principal desta disciplina é proporcionar aos alunos
conhecimento sobre todos os fundamentos das redes sem fio, sua configuração e
opções existentes para que sejam capazes de planear, projectar e configurar uma
rede wireless de acordo com os requisitos.

Nesta disciplina, são revistos alguns conceitos matemáticos básicos que são indispensáveis na resolução de alguns problemas práticos.
Pretende-se, adicionalmente, munir os alunos de novas ferramentas matemáticas que lhes permitam compreender, matematizar e resolver diversos problemas ligados à sua área de estudo que irão surgir em diversas unidades curriculares ao longo do curso.

A disciplina de Segurança proporciona aos alunos uma abordagem sobre os principais problemas de segurança que as redes informáticas estão sujeitas. Durante o módulo os alunos vão aprender a identificar falhas de segurança e a implementar soluções que mitiguem os problemas. Vão também aprender a criar redes seguras em cima de acessos não seguros (VPN).

Objectivos: Conhecer os conceitos fundamentais de sistemas distribuídos; identificar os maiores desafios que se colocam no desenho de sistemas distribuídos