Pretende-se dotar o aluno de conhecimentos, aptidões e competências na aquisição e processamento do sinal:
1. Compreender os conceitos básicos da manipulação matemática dos sinais.
2. Saber medir e manipular sinais físicos.
3. Saber implementar filtros e sistemas electrónicos de aquisição de sinal.
4. Saber projectar sistemas de processamento do sinal.
5. Saber quantificar as incertezas inerentes à medição de grandezas físicas.
- Professor: Tiago Braga
- Professor: Élvio Jesus
- Professor: Dionísio Barros
- Professor: Jorge Lopes
Esta disciplina pretende capacitar os alunos para a criação dos circuitos básicos da eletrónica, utilizando díodos, transístores bipolares de junção, transístores de efeito de campo e amplificadores operacionais.
- Professor: Luís Gomes
- Professor: Lina Teixeira
Pretende-se dotar o aluno de conhecimentos, aptidões e competências dos circuitos elétricos: conhecer os conceitos básicos dos fenómenos elétricos e magnéticos; saber aplicar as leis fundamentais do eletromagnetismo na análise de circuitos elétricos; conhecer o funcionamento dos principais componentes utilizados em sistemas elétricos; saber quantificar as incertezas inerentes à medição de grandezas elétricas.
- Professor: Élvio Jesus
- Professor: Lina Teixeira
A inserir...
- Professor: Tiago Hipkin Meireles
- Professor: Tiago Hipkin Meireles
- Professor: Lina Teixeira
- Professor: Dionísio Barros
- Professor: Tiago Braga
- Professor: Lina Teixeira
- Professor: David Jardim
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno conheça as aplicações típicas das redes de sensores sem fios, compreenda os principais protocolos de comunicação deste tipo de sistemas, saiba desenvolver nós sensores e estabelecer uma rede para responder a uma determinada aplicação e conheça diferentes formas de alimentação destas redes e saiba utilizar energias renováveis para captação de energia.
- Professor: Joaquim Amândio Rodrigues Azevedo
- Professor: Diego Felipe de Nóbrega dos Santos
Redes Elétricas de Energia
- Professor: Dionísio Barros
- Professor: Eduardo Ferreira