Fórum Global

Estágio na GásLink/Grupo Sousa: plataforma informática de suporte a um gasoduto virtual - desenvolvimento em ambiente profissional em empresa Madeirense/Internacional para aluno(a) de Engenharia Informática (Licenciatura ou Mestrado)

Estágio na GásLink/Grupo Sousa: plataforma informática de suporte a um gasoduto virtual - desenvolvimento em ambiente profissional em empresa Madeirense/Internacional para aluno(a) de Engenharia Informática (Licenciatura ou Mestrado)

por David Aveiro -
Número de respostas: 0

Viva, no âmbito de protocolo estabelecido entre a UMa e empresa GásLink do Grupo Sousa, existe a possibilidade de se abrir uma vaga de estágio para alunos de licenciatura ou mestrado em Engenharia Informática da UMa. Este estágio irá ocorrer em ambiente profissional, numa empresa inovadora a nível mundial, que está implementando o conceito de gasoduto virtual, i.e., transporte marítimo/terrestre de contentores de gás com vista a sua utilização em centrais de produção de energia elétrica, como acontece na Madeira. O estágio consiste no desenvolvimento/extensão de uma plataforma informática de suporte ao processo logístico deste gasoduto virtual, utilizando-se a inovadora plataforma Meteor, uma plataforma full-stack de desenvolvimento de aplicações web, mobile e Desktop baseada em Javascript e MongoDB. Não é necessário conhecimento prévio nesta plataforma/tecnologias e será um estágio altamente valorizador para o currículo, havendo possibilidade de continuidade de trabalho nesta empresa. A plataforma informática a desenvolver/estender tem como requisitos: suporte à inserção de informação de todo o processo em diferentes dispositivos (desktop, tablet, telemóvel) por diferentes funcionários (motoristas de camião, administrativos, operacionais da central de gás, etc.); visualização do estado de transporte de contentores; análise estatística; funcionalidades de business intelligence e suporte à decisão. O estágio irá ocorrer num regime de tempo parcial, adaptável, tendo em conta a disponibilidade do(a) aluno(a), de Maio a Setembro de 2017, com possibilidade de extensão por mais 12 meses até Setembro de 2018. Se o(a) aluno(a) selecionado(a) estiver atualmente frequentando o 1º ano do Mestrado (será dada preferência a estes casos) este estágio poderá ser automaticamente convertido num projeto de Mestrado pré-atribuído, a iniciar em Setembro deste ano. Inicialmente este estágio não é remunerado, mas se os resultados do trabalho estiverem a ser positivos, existe a possibilidade (não garantida) de haver um subsídio durante parte do 2º ano do mestrado ou até mesmo a totalidade do mesmo. Alunos(as) interessados nesta oportunidade devem contactar-me diretamente com uma mensagem de e-mail para: daveiro@uma.pt (com o assunto: ESTAGIO-GASLINK), contendo um resumo das disciplinas ainda por concluir na licenciatura ou mestrado e, se possível (mas não necessário, poderá ser enviado mais tarde), o CV atualizado. Saudações académicas, David Aveiro