Notícias

Provas Públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas Públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0

Título: Dashboard for Collecting and Depicting the Marine Megafauna Presence

Autor:   Paulo Filipe Nunes Aguiar

Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 16/06/2021 11:00 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

Todos os dias surgem novas tecnologias e softwares que podem ser aplicados no ecossistema marinho, sendo que a maioria destas permanecem com um custo elevado, dificultando assim o acesso ao público em geral. O conhecimento deste sistema e de toda a biodiversidade nele existente, pode ser alcançado de diversas formas, no entanto, existe uma falta de consenso e operacionalidade ao descrever a população de megafauna. Além disto, técnicas de aprendizagem automática como o deep learning, permanecem acessíveis a uma população mais ampla, e existe o potential do envolvimento de profissionais da área, mais conhecidos como biólogos marinhos, para participar na criação e usabilidade de plataformas conhecidas como dashboards.
Esta tese tem como função debater estas questões, fornecendo um dashboard interativo, capaz de facilitar a classificação, previsão e análise mais profunda das espécies marinhas. Usando técnicas de aprendizagem automática de última geração, para informação visual em imagens, e fornecer interfaces visuais muito interativas, esta tese procura fornecer um aparato menos complicado para os biólogos marinhos, podendo assim participar na recolha de dados, rotulagem, modelação ecológica e possíveis pedidos de alerta.
A dissertação produzirá um dashboard funcional, utilizando técnicas de Interação Humano Computador (HCI) e meios interativos para facilitar o carregamento de dados, a classificação e visualização da fauna marinha coletada (p.ex. baleia, golfinho, ave marinha, foca e tartaruga).
Como será descrito durante este manuscrito, biólogos marinhos, como utilizadores finais, irão participar na avaliação deste proposto dashboard.