Fórum Global

Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Número de respostas: 8
Acho que dados os problemas que estiveram inerentes a esta vídeo-conferência nomeadamente o facto das portas do senado onde supostamente seria transmitida a vídeo-conferência, terem estado fechadas durante a tarde da Sexta Feira e o horário publicado não ter sido o correcto, já se lia uma justificação e uma explicação do sucedido...
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Morgado Dias -
Boa noite,

A conferência está a ter lugar na ilha Terceira, Açores e os horários anunciados eram pela hora dos Açores e não pela nossa, facto que me escapou e motivou um desencontro nos horários.

A sala do Senado esteve aberta durante a manhã e durante a tarde até se verificar que as condições de transmissão não permitiam assistir à conferência.
Em função disto a transmissão de Sábado foi também cancelada, facto que não posso deixar de lamentar.

Penso que a conferência era do maior interesse para diversas pessoas na UMa e na RAM, trabalhei para conseguir que a transmissão fosse feita mas infelizmente não fui bem sucedido.

Atenciosamente,

Morgado Dias
Em resposta a 'Morgado Dias'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Boa tarde,
Pois eu também suspeitei que as condições não seriam muito favoráveis no passado já tentei assistir a eventos do género e também não funcionou muito bem... Tentei várias vezes aceder ao site onde estava sendo emitida a video-conferência mas sem sucesso nem tinha acesso ao streaming...

Fica a nota negativa para que a Universidade da Madeira possa encontrar uma solução e adquirir um acesso à Internet capaz de oferecer as condições mínimas de utilização a docentes e alunos, o que em grande parte do tempo não acontece...
Sim porque quando se tem apenas 20 Mb para uma universidade, dos quais 4 estão reservados para as duas salas de vídeo-conferência,ficando apenas apenas 16 Mb de largura de banda para toda a Universidade, o que é muito pouco, razão pela qual muitas das vezes nem um simples documento PDF é possivel descarregar...

"O Centro de Informática da Universidade da Madeira dá apoio necessário às comunicações internas e para o exterior, com ligação à rede RCTS (gerida pela FCCN). Para ligação ao exterior, dispõe de uma linha dedicada com largura de banda de 20 Mb. Desta, 4 Mb estão reservados para as duas salas de vídeo conferência,de momento,mais utilizadas pelo Curso de Medicina, através de uma ligação entre a UMa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa."

Só como nota comparativa fica o equivalente

Universidade de Lisboa
"A ligação ao exterior da Universidade de Lisboa efectua-se através da RCTS gerida pela FCCN, e é assegurada por um circuito de fibra óptica a 1 Gbps, com tráfego diferenciado de 800 Mbps para tráfego académico (tráfego académico e todo o português) e 200 Mbps commodity (tudo o resto)"
Fonte:Aqui

Universidade do Minho
"A ligação à Internet é feita via RCTS, com uma largura de banda de 1 Gbps (800 Mbps de Tráfego Académico e 200 Mbps de Tráfego Comercial)."

Enquanto nós temos 16Mbps para tudo os outros têm 200Mbps só para internacional, se for nacional é logo 800Mbps.surprendido

Sei que estamos numa ilha mas isso não é razão para tão grande desfasamento...
Enfim...

Ficou a boa intenção Prof. Morgado, mas face a estas condições é complicado garantir o funcionamento deste tipo de iniciativas. Esperemos que num futuro melhore.

Cumprimentos
Maurício Rodrigues
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Gil Teixeira -
É por estas e por outras que pagamos 1000€ de propinas ou mais (que é o meu caso).

Obviamente estou a ser irónico...

Exigimos muito mais desta academia. Se pagasse abaixo da média, também deveria de ter um nível de exigência a baixo da média, mas esse não é o caso. Como pagamos o máximo, quero condições como quem paga o mesmo. Os alunos são a alma de qualquer universidade do mundo, por isso eles merecem o melhor. A ligação à internet é apenas um pequeno exemplo, mas essa situação que se passou é, no mínimo, caricata. Qualquer exemplo mínimo que seja, é sempre oportunidade para mostrar o nosso sentimento.

Agora que temos um novo reitor vamos ver se alguma coisa irá mudar. Espero que sim!

Saudações!
Em resposta a 'Gil Teixeira'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Aquilino Viveiros -
A acrescentar a este facto de ser pouca velocidade, podemos juntar um outro em que grande parte dos alunos tem torrents, emules e afins sempre ligados.

Portanto, duvido que o aumento da linha seja solução, primeiro porque duvido que o aumento seja grande, segundo porque vão acabar por entupi-la de novo.
Em resposta a 'Aquilino Viveiros'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Pois para isso é que temos firewalls e routers... é muito simples bloquear o tráfego p2p..segundo sei neste momento o tráfego p2p n é bloqueado mas é-lhe atribuída a prioriadade minima face por exemplo ao tráfego http.

Mas é como dizes..em parte
Em resposta a 'Aquilino Viveiros'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Jorge Lopes -
Fica uma ordem de grandeza mais rápido... consegues ter 10x mais alunos ligados a internet que antes, ou seja, em vez de teres 10 alunos numa sala a aceder a net tens 100 alunos a aceder a net distribuídos pela universidade, o aumento é grande! E isto só contando com a banda internacional.


Também tens outro pormenor que é o facto da rede tender a desconectar os alunos que usam demasiada da banda, eu quando quero tirar algum ficheiro grande da internet eu reparo que dentro de pouco tempo tou desconectado e tenho que reconectar-me (nem sempre dá)... também noto que demoro muito menos tempo a andar a pé ate casa, ligar o computador a internet, tirar o ficheiro e voltar a pé para a universidade do que tirar o que for pela internet da universidade.

É lastimável isto da video conferência, eu adoraria ve-la, nem que fosse em gravação.
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Video-Conferência Sobre Energias Renováveis

por Mauricio Serrão Rodrigues -
O problema dos ficheiros grandes por vezes é que a velocidade de transferência é tão lenta que esgota o tempo limite pré-definido pelo windows e depois cancela...isso acontece com muita frequência...

Mas sim é um bocado mau...o que eu faço quando preciso fazer downloads e isso é guardar nos favoritos os links dos artigos e por aí e dps em casa descarrego já que aqui é complicado...