Fórum Global

Campus da Penteada à noite

Campus da Penteada à noite

por Hugo Teixeira -
Número de respostas: 12

Os carros assaltados, as pessoas atacadas por cães, sapatos sujos por dejectos dos mesmos (o campo minado do tecnopolo) e outras actividades ilícitas, tais como "sex, drugs and rock n roll" ( quem anda cá à noite sabe do que estou a falar) :)

Está lançado o tema...

Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por João Pestana -
Desculpa que te diga isto, mas ando na UMa à 6 anos e perdi a conta de quantas noites tive que passar lá a fazer trabalhos de projecto e acho que estás a exagerar. Entre essas coisas todas... Pessoas atacadas por cães? Campo minado do tecnopolo?! Isso não é demais?

E porquê lançar esse "tema" nesta plataforma que é suposta ser para comunicação académica? Para daqui a pouco todos estarem a queixar-se de "SPAM"??

Alguns de nós deveríamos ter o bom senso acerca das funcionalidades desta plataforma e ter a consciência, que nem todos estão interessados no "SPAM" que recebem, antes de lançar "temas". Sim há pessoas que precisam do moodle para coisas sérias! E é para isso que ele existe.

P.S.: Sugiro então a quem estiver interessado a esse tipo de "temas" que se crie um fórum de alunos alternativo. Há várias ferramentas que permitem fazer um fórum em 3 tempos.
Em resposta a 'João Pestana'

Re: Campus da Penteada à noite

por João Pestana -
Eu compreendo a seriedade do problema, apenas respondi inicialmente porque a primeira mensagem era um pouco exagerada, tal como disse o nosso colega Mauricio: - "da maneira que o assunto foi apresentado parece um problema social de dimensões aos das favelas do Brasil". Talvez tivesse levado a sério se o nosso colega Hugo tivesse sido escrito de outra forma. Nunca vi uma matilha de cães a atacar o pessoal, nem um "campo minado", sendo assim peço desculpa. Quanto os assaltos a carros, não estava ciente à gravidade da situação.

Quanto ao roubo de portáteis já tem uns anos que acontece, e por enquanto temos de confiar a algum colega por perto que dê o olhinho enquanto vamos ao bar ou ao WC. Infelizmente não arranjaram maneira de evitar que pessoas estranhas entrassem dentro do espaço da UMa, nem penso que seria fácil o fazer. A não ser que controlassem a entrada de todos como acontece aos fins-de-semana e à noite, mas não sei até que ponto seria eficiente.

É relativamente fácil um estranho entrar no Núcleo e levar um portátil de um colega menos prevenido. Eu peço sempre o favor a algum colega que me olhe pelo portátil, nunca se sabe quando é que poderá lá entrar um amigo do alheio e fazer uma "limpeza". sorriso
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Tou contigo joão...da maneira que o assunto foi apresentado parece um problema social de dimensões aos das favelas do Brasil...cães pela rua existem há muito tempo e em muitos sítios, drogas ui é esquina sim esquina sim senhor... não exageremos....o que faltava era dizer
"ah e tal pago as proprinas máximas e nas proximidades da universidade existem drug dealers e cães a distribuir dejectos"..
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Campus da Penteada à noite

por Hugo Teixeira -
Tu, o João, devias concorrer para moderador do fórum. Não sei se tem vagas, mas podes passar na secretaria do departamento e perguntar. Assim melhoravas imenso a qualidade de vida dos alunos do DME, que assim teriam menos mensagens para apagar e perlongavam o tempo de vida do seu rato em 3 click's cada vez que isto acontece. Mas deixa que te diga que vais ter de defenir um critério, porque se vende é SPAM, se procura é SPAM, se fala da universidade também é SPAM...

Mas em relação ao tema em si... Eu estava a falar das coisas que se passam ,obviamente fora (ao redor) da universidade, nos estacionamentos. Obviamente que quem anda de mota e pára mesmo em frente à porta no "parque das motas" não tem de andar a se deviar para não pisar nada e não andar o dia inteiro com um cheiro atrás de si. ;)
Ainda em relação aos cães, nunca me aconteceu nada mas já corri à frente deles.
Os carros assaltados sei que foi mais do que um, e um deles foi a um colega meu, que ficou sem óculos e camera fotográfica. Se achas que é um tema sem importância, não esperes que assaltem o teu para mudares de opinião.

E o pessoal que vem para aí à noite fumar e beber (no estacionamento!), pode até agora não ter sido um problema, mas tem potencial para ser.

Peço desculpa a quem perturbei,

Saudações académicas
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Miguel Mestre -
Boa tarde...e desde já peço desculpa a quem se sentir "spamado" por mim!

Não sei se o "filme" é como o pintaram no post inicial mas que têm ocorrido situações chatas disso acho que ninguém tem duvidas!

Ainda hoje quando descia para a cantina pelo lado de fora da universidade reparei num rapaz que nunca tinha visto na Universidade, por isso deduzo que seja de fora da Universidade. E sinceramente NÃO QUERO acreditar que seja alguém de "dentro" que ande a roubar as coisas. Mas esse tal rapaz andava a olhar para dentro de alguns dos carros que se encontravam estacionados ao pé da cantina à direita de quem sobe para o pátio. Por acaso também ia uma funcionaria da cantina a minha frente que também olhou para ele meia desconfiada e o rapaz seguiu o caminho como se não fosse nada com ele.

Ao comentar isto com alguns colegas meus disseram que no fim-de-semana se passou a mesma situação mas desta vez em frente ao pátio, o rapaz que rondava carro a carro a olhar para dentro deles!

Quanto ao que se passa a noite na UMa não sei porque felizmente ainda não tive necessidade de lá passar noites, lá chegará a minha altura!

Saudações Académicas

P.S- Evitem deixar coisas no carro, ante-ontem um desconhecido, ontem um amigo....o futuro ninguém sabe!
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Ruben Mendonça -
Não costumo comentar aqui no Fórum Geral, porque isto acaba sempre em guerra, seja qual for o tema... Mas ao tema propriamente dito, e após ver várias tentativas de desdramatização dos acontecimentos anteriormente descritos, sei muito bem que existem carros que foram assaltados na universidade, e até mais do que uma vez... Pessoas atacadas por cães, nunca ouvi falar, mas um velhote a passear o cão, já o vi mais do que uma vez em redor da universidade enquanto este deixa as suas prendas, normalmente ao fim de semana, mas nunca tive a infelicidade de passar por nenhum campo minado do mesmo. Quanto a actividades ilícitas, quem sai ás tantas da universidade, e principalmente pela porta do -3, é raro não encontrar lá um grupinho de Morangos com Açúcar, a ouvir raegeton nos seus maravilhosos carros com autocolantes da AudioSom, etc... Mas de todas estas actividades, apenas acho que há que se preocupar em não deixar objectos de valor à vista dentro do carro, e ter os olhos no chão, para não se surpreenderem com os "campos minados". Quanto aos morangos com açúcar que lá andam à noite, penso eu que são livres de lá estar... Até porque deve ser o mais próximo de uma Universidade que vão conseguir estar durante a sua vida...

Saudações Académicas
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por José Cláudio Silva Pereira -

Raramente o que acontece de mau, acontece a todos, por isso só alguns compreendem as situações. Ainda ontem tive meia hora a limpar a sapatilha por causa de uma das ditas "prendas" que estava logo a saída do carro. Quanto ao colega (que também é meu colega) a quem roubaram a câmara fotográfica e óculos, acrecento mais um pequeno pormenor... também roubaram o computador portátil nessa ocasião. Já agora, a dois dias atrás andava alguém desesperado na biblioteca a procura do seu computador, que ganhou pernas e desapareceu. Não sei o final de mais essa história.

Quem ainda não desconfiou, presenciou ou ouviu falar dessas situações, então é só uma questão de tempo, porque acontecer... lá isso acontece. Dentro e fora...

Ps: Quanto ao Spam que tanto incomoda, recomendo que quando não interesse, classifiquem-no como lixo. Vão ver que reduzem em muito a quantidade de Spam na vossa caixa de correio. Funcionou comigo. Experimentem já...

Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Hildegardo Noronha -
Mas quem é que deixa câmara, óculos e um portátil no carro, seja à noite, seja de dia, e reza para que não lhe roubem?

Fora de ironias, como já foi referido, não deixem objectos de valor à mostra porque (normalmente) essas pessoas não se dão à maçada de assaltar carros que dos quais não irão tirar nada (puro vandalismo é diferente).
E lembrem-se, mesmo que escondam o portátil, se passaram por quem anda a vigiar para roubar, essa pessoa sabe na mesma que aquele carro tem um portátil.
O melhor é mesmo não abandonarem coisas de valor e se não precisam delas, nem as levem - mais vale passar um dia a acartar 3kg às costas do que perder 1k€, trabalhos e coisas pessoais.

Penso que não existe solução a não ser do tipo acima referido. A UMa vedada e com acesso restrito a nós era perfeito :) mas isto sou eu a sonhar com segurança.

Quanto aos cães, existem leis mas ninguém para as fazer cumprir. Mas também não estou a ver um polícia abandonar as suas multas de estacionamento a alunos da UMa para ir passar multas a minadores.

SPAM? Isto parece-me uma discussão benéfica (se bem que o post inicial tenha sido um pouco exagerado na intensidade) a todos os elementos da UMa (menos para os que andam a cometer tais actos). Agora se querem reclamar, reclamem de quem anda a perguntar a toda a comunidade quando é um teste e o que vem no mesmo (em vez de assistir às aulas).
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Hugo Teixeira -
O Rúben Mendonça disse: "Não costumo comentar aqui no Fórum Geral, porque isto acaba sempre em guerra, seja qual for o tema.."

Infelizmente isto é verdade. Há pessoas que não sabem manter uma conversa bem disposta, e por estarem por detrás de um teclado pensam que só podem discordar do que se diz.

O João Pestana no seu primeiro post veio com a tal conversa do SPAM, mas depois sempre acabou por responder ao tópico em si. Afinal parece que não era só SPAM.
Isto aqui só participa pessoal universitário, por isso deduzo que saibam qualquer coisa de informática. Se não querem receber estas mensagens, no final de cada uma, em baixo, tem algo que diz:

Unsubscribe from this forum Unsubscribe from all forums

Ok... eu sei que está em inglês, mas no google traduz-se isto muito facilmente.

Mais... Não vejo no forum nenhum tópico de regras que diga que este forum só é para isto ou para aquilo. A discrição diz: "Fórum onde qualquer utilizador pode participar com novas discussões e/ou participar em discussões abertas."

E fico por aqui quanto a respostas aos "donos do forum".

Citando o João Pestana:
"Talvez tivesse levado a sério se o nosso colega Hugo tivesse sido escrito de outra forma. Nunca vi uma matilha de cães a atacar o pessoal, nem um "campo minado", sendo assim peço desculpa."

Defacto quando abri o tópico, fi-lo de uma maneira descontraida e algo irónica, mas já percebi que neste forum é tudo levado à letra. Não voltarei a repetir.
Quanto à matilha de cães... para ser uma matilha são precisos mais que quantos? É que vejo regularmente, principalmente ao fim de semana, grupos 8 ou mais cães. Esta situação dá-se devido ao lixo que fica nos contentores da cantina, que os atraí para aquela zona. Um dia tinha o carro lá próximo, fui defacto atacado e tive de correr até ao carro. Já vi também um estudante estrangeiro de informática a fujir deles e o que salvou-lhe foi um carro que estava a passar e que lhe deu boleia. Não é um drama... mas basta porem o lixo fora do alcançe dos cães e penso que a situação fica resolvida.

Eu relação aos assaltos, o parque de estancionamento é da universidade, e os alunos que lá param também o são, logo acho que a reitoria deveria fazer algo, como por exemplo pôr umas cameras de vigilância. Sei que a AAUma já propôs isso, mas parece que está complicado.

Saudações
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Roberto Jesus -

Por acaso ando na UMa e ainda nem faz um ano mas já fui apanhado pelas "minas" e também já me assaltaram o carro, levaram os oculos, roupa, uma toalha, uma bolsa e até esferográficas lapis etc tudo o que havia na bagagem limparam... e tudo porque deixei uma daquelas cassetes de ligar o MP3 ao Rádio de Cassetes mesmo sem o MP3 lá. E assim foram mais uns €€ para o canhão da fechadura.

Pá só pode ser drogados! É a minha opinião, penso que pessoal de "dentro" tem educação suficiente pa não fazer disto.

Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Campus da Penteada à noite

por Hildegardo Noronha -
Gostaria que me esclarecessem uma coisa: estamos a falar do estacionamento coberto e pago da UMa, ou dos estacionamentos exteriores?

É porque se estes roubos são nos estacionamentos pagos então temos um gravíssimo problema de segurança! Pagar para ser assaltado é obra... E uma vez que aqueles estacionamentos são mais "escondidos", é muito fácil isto passar de assaltos a carros para assaltos a pessoas na ponta de uma navalha.

Também, se os estacionamentos em questão são os pagos, é muito mais fácil resolver o problema. Desde as já referidas câmaras (que provavelmente alguém roubaria, como fizeram com os projectores língua de fora) a alguém na porta - o que provavelmente sai demasiado caro, passando talvez por um segurança a fazer rondas, aleatoriamente, pelos estacionamentos (como faz na UMa durante a noite).

As câmaras têm pontos "cegos" se forem mal colocadas mas provavelmente afugentariam alguns ladrões (ou não). O segurança pode ser vigiado mas também mete mais medo. E às tantas o ladrão ainda tem o azar de partir um vidro com o segurança atrás e talvez seja apanhado de uma vez.

Um pouco há parte, existem uns portões que fecham completamente (é "impossível" entrar sem chave) que são usados em alguns estacionamentos. Só que isto exige controlos remotos para toda a gente ou então obras para meter o portão após as máquinas de meter os cartões. Não me parece viável mas era a solução que impedia, quase completamente, entradas não autorizadas.