Fórum Global

[UMA = China] Censura na Internet

[UMA = China] Censura na Internet

por Pedro Camacho -
Número de respostas: 10
Boa tarde,

Venho por este meio mostrar o meu desagrado pelos serviços disponibilizados na UMA, e realço que isto não se deve ao infeliz acontecimento que todos temos conhecimento.

Tenho necessidades académicas e pessoais que não consigo satisfazer, tudo devido a uma má política na gestão de serviços de internet.

## Serviços Necessários ##
Porta 22 (SSH, S-FTP [Secure FTP])
Porta 25 (SMTP [Envio de Emails])
Porta 465 (SMTP [Gmail])
Porta 993 (IMAP [Gmail])
Porta 995 (POP [Gmail])
Porta 2083 (HTTPS [Cpanel])

Eu entendo que a segurança seja um dos temas mais importantes, mas de que serve termos um investimento tão grande em equipamentos, routers, access points, computadores, software de segurança, se ao fim de contas não podemos utilizar a internet.

Bem, eu não quero ofender ninguém, mas passo a explicar que a segurança é uma coisa muito relativa pois deixando apenas os serviços que pensam ser seguros ou necessários como HTTP, HTTPS, HTP, POP, resumindo os mínimos possíveis, garanto-lhe que é quase igual como se tivesse mais ou outro serviço aberto.

O que é que impede de mudarmos a porta de um determinado serviço???.. eu respondo... NADA, posso colocar um serviço de SSH, SMTP, em qualquer porta como por exemplo uma das que estão abertas na firewall (FTP, HTTP, HTTPS, etc). Também existem proxys, tunnels, vpns.

O pior disto tudo é que pensando na segurança isto só cria é novos problemas de segurança, uma vez que fechar serviços de (SSH, S-FTP [Gmail], HTTPS [Gmail], etc) como os que referi no inicio leva a que as pessoas utilizem protocolos INSEGUROS como FTP, POP, SMTP (sem SSL).

Depois é uma bola de neve, pois muitas pessoas utilizam as mesmas passwords para tudo e devido à INSEGURANÇA provocada pela segurança da UMA, caso alguém apanhe uma password pode vir a ter deste modo, acesso a todas as contas dessa mesma pessoa.


Obrigado pela atenção,

Pedro Camacho.
Em resposta a 'Pedro Camacho'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Hildegardo Noronha -
Caro colega, felizmente, você não é mais um colega a pedir (leia-se exigir) que abram os torrents.

Eu acho que tem toda a razão a pedir, e penso que temos esse direito, que esse tipo de serviços não seja barrado. Na verdade, eu acho ridículo que serviços de email estejam barrados. Isto parece ser uma medida, à moda de pedreiro (sem ofensas para ninguém), para solucionar os problemas de largura de banda. Isto é: cortam tudo menos HTTP e muitos serviços vão à vida, resultando em maior largura de banda. Errado! Como você já disse, "Também existem proxys, tunnels, vpns.", e quem usa e abusa da rede, irá continuar.

O melhor é implementar um sistema de tráfego mensal ou semanal por aluno, ou de largura máxima de banda instantânea (ex 100 kb/s ou 1 Mb/s). Algo que regule a utilização da rede. Ou até um sistema mais complexo como o da Netmadeira (quanto mais sacam, menos velocidade têm).
Soluções mais caras passam por comprar maior largura de banda (mas, continuando os abusos, podem meter 1GBit para cada aluno que o problema mantêm-se).

Cumprimentos e parabéns na identificação e levantamento do problema.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por João Lopes -
Por aluno é impossível. Teria de ser um limite por máquina, porque só o meu número de aluno anda em dezenas de portáteis na UMa (e garanto que outro qualquer membro da SI diz o mesmo).
O sistema da net madeira até parece razoável, por muito que o odeie. Era um sistema de castigo que ainda assim permitia usar a Internet para TUDO, mesmo que a uma velocidade mais reduzida.
Em resposta a 'João Lopes'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Hildegardo Noronha -
Eu não me parece que o seu número seja suposto andar em mais de uma máquina língua de fora. De qualquer forma, por aluno ou por máquina é indiferente porque actualmente, tanto quanto sei, não existe qualquer controlo desse género.

Exacto, esse sistema permite a um aluno "razoável" aceder a pdfs, utilizar email e vários serviços necessários com a máxima velocidade, penalizando alunos que vão para a UMa se aproveitar de Internet grátis para fins menos correctos.

Eu penso ser uma solução razoável, não sei é, até que ponto é viável em termos tecnológicos ou de complexidade para uma rede como a nossa. Talvez alguém responsável pela rede da UMa nos possa elucidar quanto à viabilidade deste ou uma outra solução.
Em resposta a 'João Lopes'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Ruben Mendonça -
João: eu já ajudei a configurar vários portáteis por cá, e sempre pedi para meterem o próprio numero de aluno e respectiva password, pois se houver algum tipo de complicação é o teu número de aluno que está no baralho. Acho que no futuro, deverias pensar fazer o mesmo.

Quanto ás portas que estão abertas ou não para os respectivos serviços, também concordo que isto mais parece a China, onde há a tentativa de fecharem portas para serviços bem importantes e estupidamente necessários. E é ver pessoas a usar protocolos sem SSL, e depois admiram-se de ver as respectivas contas serem acedidas por terceiros). Mas sinceramente, é uma realidade que já estamos a ficar acostumados, e falando a verdade, é que já nem me interessa, pois já lá foi o tempo que me preocupava. Estou num ponto em que já me contentava se alguém se lembrasse de voltar a ligar as tomadas de rede, ao menos do laboratório 3, uma vez que existe quem tenha portáteis com placas 2915ABG da intel (que já são antigas), e que têm sérias dificuldades para detectar as ligações á e-Ua e á eduroam, portanto, torna-se mesmo indispensável o uso das tomadas de rede. E só estou a pedir pelo moodle, pois já nem sei a quem me dirigir para resolver este problema. E não venham com desculpas descabidas, pois esta situação (das tomadas de rede), já se arrasta desde o final do semestre passado. E depois é ver o pessoal a pedir cabos de rede, para ligar de quem tenha portáteis recentes para os portáteis com placas antigas.

Cumprimentos Académicos,
Ruben Mendonça


Em resposta a 'Pedro Camacho'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Leonardo Reis -
É preciso perceber que, uma vez mais, o download não é "se aproveitar de Internet grátis para fins menos correctos", ou uma obra do diabo, ou até um acto criminoso e ilegal.

O download é algo que qualquer pessoa pode precisar de fazer pela mais "correcta, pura e legal das intenções", e penso que não é justo reduzir as formas de como as pessoas o podem fazer (até porque o torrent é cada vez mais usado para download de software), ou obrigá-las a contornar a situação com processos alternativos.

Penso que a solução passa por limitar de vez a velocidade instantânea de download por IP. Ou outra qualquer tão ou mais eficaz, que não inclua inutilizar fichas, ou negar serviços e ou portas!

O sistema usado pela Netmadeira, no meu entender, penso que não é o mais justo, ou o mais simples, no entanto é melhor que o actual.

Mas pronto, é só o que penso e vale o que vale ...
Em resposta a 'Leonardo Reis'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Hildegardo Noronha -
Não devem de existir muitos torrents de conteúdo necessário para a vida académica que ascendam aos vários GB. E se existir é um download pontual, o qual, muito dificilmente irá causar problemas na rede. Na verdade, penso que pdfs e alguns programas, na ordem dos poucos MB.

E download é tudo. Incluindo páginas web, email e outros.

Limite na velocidade instantânea, é uma solução. Mas não acho justo alguém passar o mês a utilizar (digamos que o limite é) 10kb/s e chego eu lá e tenho de levar com o mesmo limite quando a rede não está congestionada. Porque sejamos sinceros: dividir a largura de banda por o número de possíveis computadores resultará num limite miserável. E se for tomado um valor optimista de utilizadores concorrentes, o problema manter-se-á. Mas, tal como outra qualquer solução: é melhor que a actual.

Ainda, prioridades é, no meu ver, o sistema a usar. Isto porque é dinâmico / escalável: se a rede suporta, temos mais velocidade, senão, quem "abusa" menos da linha, tem prioridade.

Sinceramente, eu já ficava contente se visse uma acção (pensada e com lógica) sobre este problema. Fosse que acção fosse.



Alguém que possa agir, sequer lê estes posts?
Em resposta a 'Pedro Camacho'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Aurélio Pita -
Um pouco offtopic...

Acho que não é só a net que é problema mas sim toda a rede. Por esse motivo acho que deveriam rever toda a estrutura da rede na UMa.

Os Pc's dos laboratórios demoram largos minutos a inicializar e nunca gravam as configurações da nossa conta.

O ideal era cada aluno ter o seu espaço de alguns megas em um servidor para quando iniciar a sessão poder carregar sempre os seus documentos e as suas configurações.

Os Pc's poderiam ser formatados no fim do semestre ou ano lectivo. Com um Ghost essa operação era feita rapidamente.

Assim os Pc's mantinham-se limpos e com isso os alunos teriam mais proveito.

Mas isto é apenas uma opinião...
Em resposta a 'Pedro Camacho'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Sérgio Antunes -
Estou com o mesmo problema, preciso de aceder a serviços tais como: WEBMIN (porta 10000), Consola de Admin do Zimbra (7071), Remote Administrator (4899) e mais meia duzia de aplicações do meu trabalho. Já ontem tive uma situação urgente para resolver e tive que sair da UMa.

É possivel voltar a por as coisas como estavam, S.F.F.?

Sérgio Aguilar
Em resposta a 'Sérgio Antunes'

Re: [UMA = China] Censura na Internet

por Jorge Canha -
Pois, se tem mesmo necessidade de aceder a esses serviços na UMa mais vale arranjar uma solução externa (pens banda larga móvel, etc) pois não sei se alguma coisa vai mudar...

Cumprimentos.