Fórum Global

Ligação e-Ua em plataforma Android

Ligação e-Ua em plataforma Android

por Marco Garcês -
Número de respostas: 4
Olá!

Solicito a ajuda de alguém que já tenha feito a ligação à rede e-Ua da universidade a partir de um telemóvel Android, pois apesar de aparentemente esta plataforma suportar os protocolos usados pela rede e-Ua ainda não consegui efectuar essa ligação com sucesso.
A versão dos sistema operativo é o Android 1.6 Donut.

Agradeço desde já.

Cumprimentos,

Marco
Em resposta a 'Marco Garcês'

Re: Ligação e-Ua em plataforma Android

por Fábio Samji -
Bom dia,

Eu tenho o Magic com 1.6 e já consegui ligar à rede e-Ua sem problemas.
Para conseguires ligar à rede e-Ua tens que ter acesso root ao telefone, e se tiveres a ROM de origem do telefone não vais conseguir pois não temos acesso root ao telefone.
Por isso, a melhor maneira é colocares uma ROM nova no teu tlm, compativel com o teu terminal claro.

Eu por exemplo tenho um HTC Magic e já testei umas quantas ROMs diferentes, as que eu aconselho são:
MyHero, CyanogenMod e HTCCLAY (a que eu estou a usar actualmente).

Agora dependendo do terminal que tens, tens que instalar uma ROM "fabricada" para teres acesso root ao tlf.

Podes dar uma olhadela em http://androidpt.com ou nos foruns do xda pois tem lá mt informação sobre várias ROMs para todos os terminais android.

Se tiveres um Magic v32A, eu tenho procedimentos passo-a-passo de como instalar a ROM do CyanogenMod ou do HTCCLAY no meu blog. samjitek.blogspot.com

Caso já tenhas acesso root ao telefone, os parâmetros de ligação que eu utilizei no meu tlf foram estes:
ssid: e-Ua
Security: WPA-EAP
EAP Method: PEAP
Phase 2 authentication: MSCHAP2
CA certificate: N/A
Client certificate: N/A
Private Key password: "Em branco, não se põe nada"
Identity: teu numero de aluno, exemplo a2005709
Anonymous identity: "Em branco, não se põe nada"
Wireless password: password do e-mail


Abraço,
Se precisares de ajuda em alguma cena dispõe.
Em resposta a 'Fábio Samji'

Re: Ligação e-Ua em plataforma Android

por Marco Garcês -
Olá, desde já obrigado pela resposta Fábio.

Tenho instalada a ROM mais recente do fabricante num Samsung Galaxy com a Recovery que dá acesso ao root, embora o tenha desligado porque até agora não foi necessário e pensei que não fazia diferença nas ligações à rede. Além disso existe sempre aquele problema de segurança em ter o acesso ao root sempre activo.

O problema que surgiu foi que a autenticação parecia falhar porque o telemóvel ficava à espera de lhe ser atribuído ip, que era negado passado cerca de 30 segundos.

Vou então testar novamente com o acesso ao root activo e com os parâmetros que indicaste.

Cumprimentos,

Marco
Em resposta a 'Marco Garcês'

Re: Ligação e-Ua em plataforma Android

por Sergio Gomes -

Acho que aconselhar fazer root ao telefone(com os riscos associados) para efectuar uma simples ligação à net não será o caminho mais fácil.

Tenho android e pela e-ua não consegui ligar mas preferi não fazer root e optei por me ligar pela eduroam, mais simples, penso eu.

Em resposta a 'Marco Garcês'

Re: Ligação e-Ua em plataforma Android

por Vitor Ferreira -
Recentemente, consegui pôr a rede e-Ua a funcionar no meu telemóvel Android. Fi-lo seguindo o seguinte tutorial: http://androidforums.com/htc-droid-eris/35105-dynamic-wep-802-1x-mschapv2-wireless.html (Ver último post). Ele detalha um procedimento já sugerido nesta thread, envolvendo o acesso root ao telemóvel. Uma outra alternativa não conheço.

Saudações académicas,
Vítor Ferreira.