Que resposta é que vamos dar a isto?
Bem....sinceramente este tipo de situações não contribuem em nada para o nome da nossa academia nem dentro de portas nem fora delas, chamar a policia de certo não terá sido se calhar a opção mais acertada visto que se calhar haveria outras formas de tentar chegar a fala com a Lista A para retirarem a faixa ou pelo menos tentarem, porque ao fim ao cabo todos sabemos que a estrada à volta da UMa é espaço publico pelo que não se devem afixar coisas sem a devida autorização camarária ou das autoridades competentes.
Eu sinceramente não estou aqui para defender nem acusar ninguém, mas queria relembar que isto não é praxe e não se trata ( em termos gerais ) de engenheiros contra enfermeiras, e penso que estão ambas as listas ( e quero acreditar que assim é )a zelar pelo bem dos alunos da UMa.
Penso que se ambas as Listas tentassem mostrar aquilo que querem mudar em vez de se atacarem todos ganhariamos mais com isso.
Saudações académicas
Miguel Mestre
Nós (Lista A) procuramos descobrir quem tem a tutela daquele muro para pedir autorização de afixação. O problema é que nunca ninguém chegou a um consenso e não foi apurado o proprietário. Nem a PSP sabia, por isso apenas tomaram conta da ocorrência pois são obrigados (tendo sido o proponente da Lista A identificado como arguido e a proponente da Lista B como queixosa). Logo, quem é a autoridade competente? Ninguém sabe... Foi por isso que nem a PSP nos conseguiu tirar o direito à expressão e obrigar a tirar a faixa!!
Quanto a isto ser praxe, a nossa lista nunca enfrentou esta campanha nessa perspectiva nem o irá fazer.
Relativamente ao zelar pelo bem dos alunos da UMa, uma lista de alunos criada por um docente nunca terá esse fim. Tal poderá ser confirmado com a colega de enfermagem de uma lista criada nos mesmos moldes à dois anos em que durante todo o seu mandato apenas interveio uma vez. Esta campanha é para eleger "Representantes dos Estudantes" e não mais uma mão para a dita professora votar.
Não podemos permitir ter docentes a interferir nas listas dos estudantes!!
Vota na Democracia!
A UMa é TuA!
Saudações Académicas,
Francisco Capelo
- Disponibilização de microondas na cantina para que quem leva almoço possa aquecer o comer. Nota-se que cada vez mais pessoas optam por trazer comida de casa.
- Reorganização dos lugares de estacionamento na UMa para aumentar o número de lugares disponíveis.
- ...
Bom fim de semana a todos :)
-Tecto do núcleo de informática que chove dentro quando chove na rua.
-Arranjar o aparelho de ar-condicionado da entrada da biblioteca que parece um grilo sempre a fazer barulho.
Eu ainda não vi nenhuma faixa a informar a todos os alunos da uma que este ano e com os prazos em vigor é mais do que provável que nenhum aluno conseguirá entrar para o 2º ciclo(Mestrado), isto para nem falar dos alunos que vão ao a exame em época especial.
Ainda não vi nenhuma faixa a informar os alunos da uma (que pagam as suas propinas e esforçam-se por terminar o seu curso ainda que o futuro seja tão cinzento), que "abram a pestana" pois parece que o caminho traçado pelo concelho de administração da uma seja de acabar com o 2º ciclo e vocacionar a uma para os tão famigerados cursos técnicos de nível IV e 1º ciclo que dentro em breve representará um antigo 12ºano para o mercado de trabalho, levando este país cada vez mais para à desgraça, tapando o sol com a peneira, querendo aumentar forçosamente o nivel de ensino da população com cursos pela internet, e com politicas de "deixem lá os rapazes passar de ano até ao secundário", pois de outro modo teremos cada vez mais experts em teclar msn's e "facebockolicos".
Ainda não vi nenhuma faixa a informar aos aulos da uma que existem colegas que por se terem esquecido de efectuar a inscrição para o exame de recurso (talvez por estarem muito ocupados a estudar), não podem avançar para o 2º ciclo embora tivessem passado a cadeira(agora com o novo edital lançado à poucos dias vamos a ver se resolve).
Bom, com todo o devido respeito pelas eleições, estou consciente das vantagens que representa esta eleição, "pelo menos para os alunos que fazem parte da lista", acho que uma faixa é pedir muito mas pelo menos dignem-se a informar os alunos mais não seja por umas mensagens ou uns panfletos que todos nós agradecemos principalmente os mais distraídos que só se vão aperceber quando for tarde.
É óbvio que as responsabilidades não recaem só sobre os elementos das listas mas tambem à nossa exelentíssima AAuma que apesar de verbalmente ter informado que vão ser criados novos prazos julgo ser adequado e mais do que justificado, que exclareçam os alunos do decorrer dessas negociações e reuniões, divulguem o ponto da situação, organizem uma Reunião geral de alunos sobre este assunto que concerteza terá casa cheia, e ainda que exijam a rectificação do documento o quanto antes, para não corrermos o risco de estar tudo acertado verbalmente até chegar à data e levarmos com a famosa resposta do, "Não temos informação nenhuma sobre isso...", ou "Deviam ter feito alguma coisa antes...agora não podemos fazer nada", ou ainda "Eles tinham dito que ia abrir mas...", etc.
Um bem haja a todos e vamos estar atentos, não só ao desenrolar do assunto do põe faixa e tira faixa, mas tambem aos outros assuntos que directatamente afectam a nossa actividade e progressão curricular, pondo em causa o futuro de todos nós, que já por si, e com a especial ajuda dos nossos políticos, já está desgraçado.
Subscrevo inteiramente!
É hora das estruturas académicas, onde se incluem Reitoria, AAUMa, Provedor do Estudante, representantes do Alunos nos vários Departamentos e de mais "entidades"... Pensarem um pouco mais nos alunos e não apenas em eleger pessoas para preencher vagas nos mais diversos cargos.
Confesso que estou muito desiludido com certas atitudes e decisões que ultimamente têm sido tomadas na UMa.
Não acho que seja desta forma que vamos dignificar e prestigiar o nome da nossa universidade lá fora...
Espero que a LISTA A marque a diferença!
Bem haja a todos!
Saudações académicas,
Valter Camacho
Quanto ao "Põe faixa e tira faixa... e o resto" - a LISTA A apenas removeu os seus componentes de campanha ontem após as 22:30, terminando por volta das 23:15. Isto porque ficou definido pelo Conselho Geral que o período de campanha seria de segunda a sexta (de 4/4 a 9/4), seguido de dois dias para reflexão, sendo segunda-feira (11/4) o dia das eleições. Deste modo, após as 24h de ontem não é permitido ter elementos de campanha afixados.
Assim sendo, removemos as faixas, flyers, posters e cartazes para cumprir as regras estipuladas. Não por golpes baixos como o de chamar a PSP por dor de cotovelo.
Prezado Tiago, apagar a maioria das mensagens que recebes é sem dúvida uma má prática. A Universidade está infectada por um excesso de passividade, tanto por docentes como pelos estudantes. O Espírito Académico é algo que está a morrer cada vez mais e as pessoas apenas dizem mal da Universidade nos corredores em vez de lutar para melhorar. Exemplo disto são as candidaturas ao Conselho Geral - apenas duas listas se candidataram, sendo uma delas sectária, criada por uma docente de modo a aumentar o seu poder. A Lista A é composta por Estudantes de diferentes cursos e centros de competências - INDEPENDENTE – supra-partidária, supra-associações, supra-Colégios, Centros e Cursos e, principalmente, supra-Reitoria.
No entanto, deveriam haver muitas mais listas. Os estudantes deveriam se interessar muito mais por estas causas. Deveriam se erguer e dizer que já chega! Infelizmente são muito poucos a fazer isto.
Referente às faixas não informarem os alunos sobre o processo de candidatura, julgo que deverás ser de opinião que as faixas não são local apropriado para o fazer... No entanto, poderias verificar nos nossos flyers ou website (http://si.uma.pt/A), e citando o ponto 3 do nosso programa, nós reivindicamos: "Justiça, coerência de critérios e transparência na criação de vagas para os vários cursos, bem como nos respectivos processos de acesso;".
Também poderás verificar na acta do penúltimo Conselho Geral (http://conselhogeral.uma.pt/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=221&Itemid=80&lang=pt) as preocupações deixadas pelo meu colega de Lista, Odílio Nóbrega no fim do seu mandato, onde entre muitas outras, refere o seguinte alerta:
"(...)
- Alerta para os Editais, em concreto, para a existência de alunos que tendo terminado o Primeiro Ciclo e que, impreterivelmente, têm que frequentar um Segundo Ciclo para poderem aceder ao exercício de certas e determinadas profissões, continuam sem possibilidade de ver garantido o acesso às vagas criadas na sua própria academia(UMa ) e por isso ficam de fora;
(...)".
Espero ter esclarecido a nossa posição e qualque dúvida, disponham à vontade.
Saudações Académicas,
Francisco Capelo
Caros colegas, às situações referidas pelo colega Tiago Sousa, ("existem colegas que por se terem esquecido de efectuar a inscrição para o exame de recurso e não podem avançar para o 2º ciclo embora tivessem passado a cadeira") , informo que todos estes alunos devem contactar a associação de estudantes pois até a data ainda não é conhecido o verdadeiro número de alunos que se encontram nesta situação. Sabemos que são inúmeros os casos mas no entanto ainda não houve nenhuma forma organizada e conjunta de protesto contra essa barbaridade.
Saudações,
Roberto Faria.
Eu se fosse da lista A voltava a colocar a Faixa depois da policia ir embora ... eles não se iam dar ao trabalho de voltar la com certeza ...
Eles so trabalham pa multas ... por isso isto acho que a lista A com a atitude de não voltar a colocar a faixa demonstra:
1- Falta de liderança
2- Falta de convicção
3- Falta de objetivos
4- Falta de pensamento propio
5- Falta de tomates para fazer o que é preciso ser feito
Sem mais asunto
Saudaçoes academicas a todos
Ah mas a manobra publicitaria da faixa foi interesante LOLOL tem meu voto !!! LOLOL
A Lista A negou-se totalmente à PSP a remover a faixa. Portanto ela nunca saiu do lugar, logo nunca demonstramos nenhum dos pontos que referes. Muito pelo contrário. ;)
Qualquer dúvida dispõe.
Saudações Académicas,
Francisco Capelo