Fórum Global

LUTEM!

LUTEM!

por Daniel Aguiar -
Número de respostas: 0
Caros colegas,

a pedido de uma grande amiga a quem todos nós, Estudantes da Universidade da Madeira devemos, que já terminou o curso e por isso já não tem acesso ao Moodle, venho por este meio deixar-vos um pequeno texto deixado pela mesma.


"Tenho lido com atenção os vossos desabafos e problemas e me controlado muito para não responder mas chegou a hora…


Caros colegas, estive na UMa durante muitos anos… defendi causas que hoje vos facilitam a vida sem nunca ter jogado à cara de ninguém o quanto por vezes fui prejudicada por lutar pelas vossas causas.


Nunca representei interesses de nenhuma entidade, nunca pedi nada em troca, não tinha faixas nem oferecia microondas mas em caso de aflição sempre souberam onde me procurar. A essas pessoas que provavelmente já atingiram os seus objectivos seria bom ouvir o seu testemunho, e acredito que por ai há gente que bem sabe do que eu falo! Sinceramente (e se calhar seja inocência minha) espero que muitos de vós continuem a ter alguém para vos ajudar em caso de aflição! Hoje muitos estão num 2º ciclo para poderem um dia exercer a profissão graças ao trabalho de muitos “desconhecidos” como eu. Num passado recente muitos conseguiram acabar o seu curso (cujo tempo de vida tinham já expirado) graças a estes “desconhecidos”. Num passado recente graças a estes “desconhecidos” pagam uma propina de 2º ciclo igual à do 1º ciclo. Acham que esta luta foi fácil!!??? Não foi nada fácil… e todos os anos a luta aparece de novo e são os mesmos que dão a cara e não desistem de vocês! Hoje (quer vocês concordem quer não) existe melhorias, hoje, vocês possuem programas que desenvolvem competências, essa batalha não fácil… antes, cada docente dava o programa que queria e no fim se TU chegasses ao mercado de trabalho sem saber fazer nada, paciência… hoje, temos um regulamento de avaliação (não é perfeito, eu sei, é outra luta contínua) mas ao menos já temos menos injustiça, menos pseudo-intelectuais ditadores. Os desconhecidos, também estudavam… e muito. Estes desconhecidos não sabiam nem sabem o que é férias ou fins de semanas… todos os dias são para a UMa e na UMa. Estes “desconhecidos” não promovem festas sempre que uma batalha é ganha… pois geralmente existem outras pessoas que promovem rádio, televisão, revistas, etc, que aproveitam esse trabalho e até devem ter algum jeito, porque lá continuam.


Passar a informação a todos por mais salas que tenhamos ido não é fácil colegas, pois nós, “os desconhecidos” também temos as nossas aulas e projectos.

Aqui reconheço que o trabalho de chegar a todos foi falhado, era bom que tivéssemos toda a academia em sintonia…mas como alguns poderosos recusaram (desculpem, nem coragem para nos dizer Não na cara tiveram!…enfim politiquices!) a publicitar as eleições e explicar o seu propósito… nós tivemos que pintar plástico e distribuir flyers nas salas para mostrar à UMa que estávamos em eleições para algo importante no nosso futuro (não no futuro de quem é eleito, e falo por experiência própria porque com isto só se ganha cabelos brancos e o prazer de estar a fazer algo pela comunidade). É neste órgão que se decidem as estratégias, o orçamento, as propinas etc. No futuro advinham-se muitas mudanças que a UMa vai atravessar e que queríamos discutir em toda a Academia.


“Os desconhecidos” sabem que muitos colegas nem fazem ideia do que é o Conselho Geral e o que se lá faz… e não conseguimos chegar a toda a gente, por isso criamos um programa e um website para comunicar com vocês durante a campanha.


Hoje vos peço que não deixem estes nobres “desconhecidos” morrerem na Academia. Hoje vocês já devem muito a estes desconhecidos… Amanhã, poderão realmente precisar destes “desconhecidos”.



Assinado:

Magda Ascensão
"Pensar é fácil. Actuar é difícil. Actuar de acordo com o que se pensa é o mais ambíguo de tudo!!"