Fórum Global

"Candidaturas aos mestrados"

"Candidaturas aos mestrados"

por Jorge Rodrigues Valente -
Número de respostas: 6

Estava eu a ler a ultima informação do tópico “Candidaturas aos mestrados: Informações” e começo a perceber como foi possível Portugal chegar ao ponto em que chegou – ser necessário pedir ajuda ao FMI. Contei 3 “Informamos...”, e não me é explicado qual é a falcatrua que tenho que fazer para conseguir inscrever me no 2º ciclo, sem terminar o 1º!!! Se fizer exames na 2 semana de Julho + tempo de correcção + tempo de fixação + tempo de emitir o certificado de conclusão do 1º ciclo, lá para o fim de Julho estarei apto a me inscrever. Mesmo que me retirem o direito (mais um) de só os que não precisarem de ir a exame é que se podem inscrever, mesmo assim não entendo como se faz para recuar no tempo! Será que me escapou alguma coisa? Ou será necessario alargar as competências do FMI e solicitar um serviço de consultadoria a UMa de modo a explicar que assim não dá. Não consigo perceber a quem interessa criar esta confusão. É para não dar hipótese? É um convite a desistência? Ou pretendem forçar a um ano de férias? Muitas dúvidas, a lembrar os filmes do Alfred Hitchcock (nem ele se lembraria de um guião destes!). E a Associação dos Estudantes, para que serve? Enfim, é a lei do posso, quero e mando. Quem não estiver satisfeito, que vai para outra. Ah é verdade, não há!, e esta é pública.

Em resposta a 'Jorge Rodrigues Valente'

Re: "Candidaturas aos mestrados"

por Vítor Belim -

Estou completamente de acordo também. Não sei até que ponto será necessário realizar um abaixo assinado para abrir os olhos a quem decidiu afixar este prazos no mínimo ridículos. Tenho dito.

Vítor Belim

Em resposta a 'Jorge Rodrigues Valente'

Re: "Candidaturas aos mestrados"

por Andre Alexandre -
Infelizmente tens razão Jorge. Eu como aluno a acabar o primeiro ciclo, estou praticamente decidido a não continuar. Sou trabalhador estudante ando na UMA a me licenciar por que gosto do curso e para provar a mim mesmo que o mito de se licenciar a trabalhar é mentira e que com trabalho qualquer pessoa consegue atingi-lo, e depois deparo-me constantemente com processos burocráticos como este. Podem dizer que pretendem que os alunos se inscrevam para poderem preparar o segundo ciclo para poderem estimar o número de vagas etc, mas será que uma pré inscrição, gratuita, e então assim que essa se efectiva-se, lá para Agosto, Setembro ou mesmo Outubro ai sim cobraríamos o valor. Isto faz-me lembrar quando concorri a universidade por concurso "Maiores de 23" que paguei inscrição para o a licenciatura de informática e para a de electrónica e telecomunicações, pagando por cada uma 100€. Quando fiz o exame de ingresso este era o mesmo a ambas as candidaturas, a entrevista foi a mesma e a avaliação curricular foi a mesma e o cumulo dos cúmulos é que o primeiro semestre do primeiro ano é comum e só no segundo semestre se escolhia qual delas se pretendia.

Só uma frase de um docente para finalizar, "Sem alunos não há universidade", quanto maiores as dificuldades menor o numero de inscritos, depois não digam que o FMI decretou o despedimento de não sei quantos funcionários públicos da UMA por falta de alunos.
Em resposta a 'Andre Alexandre'

Re: "Candidaturas aos mestrados"

por Carlos Gonçalves -
Dou o meu parecer de apoio em relação às questões aqui levantadas.
Acho isto uma coisa absurda... é só falar em "deveres" e esquecem que os alunos também têm "direitos".
Pelos vistos o FMI chegou primeiro à UMa, antes de chegar ao governo. Está na altura de ver um pouco o lado dos alunos.
Sinceramente gostava que alguém da reitoria esclarece-se, de uma vez por todas, o que pretendem com estas atitudes.
Pelo que julgo saber as matriculas para o 2ºciclo são logo após o termino da época de recurso, quem impõe estas medidas provavelmente vai deitar a mão aos professores a corrigir os exames, vai deitar a mão aos funcionários dos assuntos académicos...
Sinceramente até apetece-me sair (da UMa)... com tanta burocracia sem sentido.

Jorge e André à vossa lista (dos descontentes com a situação) podem juntar o meu nome.
Em resposta a 'Jorge Rodrigues Valente'

Re: "Candidaturas aos mestrados"

por A. Sousa Catanho -
Eu cá todos os anos fico chocado com a gestão da UMa (a cargo de sei lá quem).
Estou já no fim do curso, a elaborar a tese, e desde que sou aluno da UMa nunca vi estabilidade cá dentro. Todos anos há novas regras, novos regulamentos, andam para trás e para a frente com isso. Não se percebe. Os emolumentos (ora sobe, ora baixa, conforme convém). As funcionárias do sector académico e outras secretarias... seguem os regulamentos para uns, não seguem para outros. O aluno reclama, elas brigam, o aluno nunca tem razão. Epá.. sinceramente, não entendo a gestão desta universidade!

Ou é falta de inteligência, ou é sacanagem.