Estava eu a ler a ultima informação do tópico “Candidaturas aos mestrados: Informações” e começo a perceber como foi possível Portugal chegar ao ponto em que chegou – ser necessário pedir ajuda ao FMI. Contei 3 “Informamos...”, e não me é explicado qual é a falcatrua que tenho que fazer para conseguir inscrever me no 2º ciclo, sem terminar o 1º!!! Se fizer exames na 2 semana de Julho + tempo de correcção + tempo de fixação + tempo de emitir o certificado de conclusão do 1º ciclo, lá para o fim de Julho estarei apto a me inscrever. Mesmo que me retirem o direito (mais um) de só os que não precisarem de ir a exame é que se podem inscrever, mesmo assim não entendo como se faz para recuar no tempo! Será que me escapou alguma coisa? Ou será necessario alargar as competências do FMI e solicitar um serviço de consultadoria a UMa de modo a explicar que assim não dá. Não consigo perceber a quem interessa criar esta confusão. É para não dar hipótese? É um convite a desistência? Ou pretendem forçar a um ano de férias? Muitas dúvidas, a lembrar os filmes do Alfred Hitchcock (nem ele se lembraria de um guião destes!). E a Associação dos Estudantes, para que serve? Enfim, é a lei do posso, quero e mando. Quem não estiver satisfeito, que vai para outra. Ah é verdade, não há!, e esta é pública.
Concordo plenamente contigo Jorge Valente!
Estou completamente de acordo também. Não sei até que ponto será necessário realizar um abaixo assinado para abrir os olhos a quem decidiu afixar este prazos no mínimo ridículos. Tenho dito.
Vítor Belim
Infelizmente tens razão Jorge. Eu como aluno a acabar o primeiro ciclo, estou praticamente decidido a não continuar. Sou trabalhador estudante ando na UMA a me licenciar por que gosto do curso e para provar a mim mesmo que o mito de se licenciar a trabalhar é mentira e que com trabalho qualquer pessoa consegue atingi-lo, e depois deparo-me constantemente com processos burocráticos como este. Podem dizer que pretendem que os alunos se inscrevam para poderem preparar o segundo ciclo para poderem estimar o número de vagas etc, mas será que uma pré inscrição, gratuita, e então assim que essa se efectiva-se, lá para Agosto, Setembro ou mesmo Outubro ai sim cobraríamos o valor. Isto faz-me lembrar quando concorri a universidade por concurso "Maiores de 23" que paguei inscrição para o a licenciatura de informática e para a de electrónica e telecomunicações, pagando por cada uma 100€. Quando fiz o exame de ingresso este era o mesmo a ambas as candidaturas, a entrevista foi a mesma e a avaliação curricular foi a mesma e o cumulo dos cúmulos é que o primeiro semestre do primeiro ano é comum e só no segundo semestre se escolhia qual delas se pretendia.
Só uma frase de um docente para finalizar, "Sem alunos não há universidade", quanto maiores as dificuldades menor o numero de inscritos, depois não digam que o FMI decretou o despedimento de não sei quantos funcionários públicos da UMA por falta de alunos.
Só uma frase de um docente para finalizar, "Sem alunos não há universidade", quanto maiores as dificuldades menor o numero de inscritos, depois não digam que o FMI decretou o despedimento de não sei quantos funcionários públicos da UMA por falta de alunos.
Dou o meu parecer de apoio em relação às questões aqui levantadas.
Acho isto uma coisa absurda... é só falar em "deveres" e esquecem que os alunos também têm "direitos".
Pelos vistos o FMI chegou primeiro à UMa, antes de chegar ao governo. Está na altura de ver um pouco o lado dos alunos.
Sinceramente gostava que alguém da reitoria esclarece-se, de uma vez por todas, o que pretendem com estas atitudes.
Pelo que julgo saber as matriculas para o 2ºciclo são logo após o termino da época de recurso, quem impõe estas medidas provavelmente vai deitar a mão aos professores a corrigir os exames, vai deitar a mão aos funcionários dos assuntos académicos...
Sinceramente até apetece-me sair (da UMa)... com tanta burocracia sem sentido.
Jorge e André à vossa lista (dos descontentes com a situação) podem juntar o meu nome.
Acho isto uma coisa absurda... é só falar em "deveres" e esquecem que os alunos também têm "direitos".
Pelos vistos o FMI chegou primeiro à UMa, antes de chegar ao governo. Está na altura de ver um pouco o lado dos alunos.
Sinceramente gostava que alguém da reitoria esclarece-se, de uma vez por todas, o que pretendem com estas atitudes.
Pelo que julgo saber as matriculas para o 2ºciclo são logo após o termino da época de recurso, quem impõe estas medidas provavelmente vai deitar a mão aos professores a corrigir os exames, vai deitar a mão aos funcionários dos assuntos académicos...
Sinceramente até apetece-me sair (da UMa)... com tanta burocracia sem sentido.
Jorge e André à vossa lista (dos descontentes com a situação) podem juntar o meu nome.
Concordo, Jorge! Contem comigo para reclamar!! Também estou na mesma situação, infelizmente.
Eu cá todos os anos fico chocado com a gestão da UMa (a cargo de sei lá quem).
Estou já no fim do curso, a elaborar a tese, e desde que sou aluno da UMa nunca vi estabilidade cá dentro. Todos anos há novas regras, novos regulamentos, andam para trás e para a frente com isso. Não se percebe. Os emolumentos (ora sobe, ora baixa, conforme convém). As funcionárias do sector académico e outras secretarias... seguem os regulamentos para uns, não seguem para outros. O aluno reclama, elas brigam, o aluno nunca tem razão. Epá.. sinceramente, não entendo a gestão desta universidade!
Ou é falta de inteligência, ou é sacanagem.
Estou já no fim do curso, a elaborar a tese, e desde que sou aluno da UMa nunca vi estabilidade cá dentro. Todos anos há novas regras, novos regulamentos, andam para trás e para a frente com isso. Não se percebe. Os emolumentos (ora sobe, ora baixa, conforme convém). As funcionárias do sector académico e outras secretarias... seguem os regulamentos para uns, não seguem para outros. O aluno reclama, elas brigam, o aluno nunca tem razão. Epá.. sinceramente, não entendo a gestão desta universidade!
Ou é falta de inteligência, ou é sacanagem.