Fórum Global

Moodle: Anúncio Bolsa de Investigação (Mestre Eng. Electrónica e Telecomunicações)

Moodle: Anúncio Bolsa de Investigação (Mestre Eng. Electrónica e Telecomunicações)

por Alberto de Jesus Nascimento -
Número de respostas: 0
Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação (Mestre)

Referência: BI/PTDC/EEA-TEL/119228/2010

Área Científica: Electrónica e Telecomunicações

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto de I&D “SMARTVISION”, Codificação Avançada ao Nível de Rede para Videovigilância, ref. PTDC/EEA-TEL/119228/2010, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Requisitos de admissão: Mestrado Pré-Bolonha em Engenharia Electrotécnica, Telecomunicações e afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência de investigação.

O Candidato deve reunir experiência nas seguintes áreas:

- Sólidos conhecimentos de redes de comunicações móveis sem fios, nomeadamente das camadas da pilha protocolar segundo o modelo ISSO/OSI e TCP/IP.

- Conceitos avançados de eficiência energética aplicáveis em terminais de sistemas de comunicação rádio móvel (UMTS, WiMAX, LTE).

- Experiência em implementação de demonstradores para validação e prova de conceitos, de forma intuitiva.
- Sólidos conhecimentos e experiência em ferramentas de simulação tais como MATLAB/SIMULINK, OPNET, NS2/3 e C++.

Plano de trabalhos: O presente concurso visa a selecção de um candidato apto a executar as seguintes tarefas:

• Desenvolvimento e implementação de mecanismos avançados de segurança que garanta a robustez do sinal de vídeo vigilância distribuído relativamente à corrupção dos pacotes de dados corrompidos e à protecção da informação contra ataques e intrusões de terceiros.

• Implementação ou adaptação de ferramentas de simulação para a validação e avaliação de desempenho.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade da Madeira sob a orientação científica do Professor Doutor Alberto de Jesus Nascimento.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 30 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: A seleção dos candidatos será feita unicamente por avaliação do Curriculum Vitae.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada (por classificação final obtida) divulgada no sítio oficial da Universidade da Madeira, sendo os candidatos notificados dos resultados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de junho a 2 de julho de 2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de mensagem de correio electrónico para ajn@uma.pt, contendo os seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.