Fórum Global

Investigadores do Madeira-ITI Expõem Projeto 7 Stories em Detroit

Investigadores do Madeira-ITI Expõem Projeto 7 Stories em Detroit

por M-ITI Madeira Interactive Technologies Institute -
Número de respostas: 0


O projeto 7 Stories desenvolvido por investigadores do Madeira Interactive Technologies Institute (Madeira-ITI), vai ser exposto na exposição DEEP DESIGN: Pace, Place, and Personhood, em 
Detroit, Estados Unidos, na próxima sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016.

A DEEP DESIGN: Pace, Place, and Personhood é uma exposição internacional de novos designs de multimédia, que vai ser aberta ao público na cidade americana de Detroit, na galeria Elaine L. Jacob, no campus da universidade de Wayne State, desde o dia 15 de Janeiro, até o dia 25 de Março de 2016. Esta exposição é apresentada pelo Departamento de Arte e História da Arte James Pearson Duffy e a galeria Elaine L. Jacob, e reúne projetos de designers, arquitetos, artistas e urbanistas, que se destacam pela sua criatividade e por desafiar a forma como o design é feito atualmente.

O projeto 7 Stories fez parte do Madeira Live, um projeto liderado pelo Madeira-ITI, em parceria com a NOS Madeira, Madeira Tecnopolo e a universidade Carnegie Mellon.

O 7 Stories é um projeto que conjuga as novas tecnologias com divulgação das histórias e tradições Madeirenses, e consiste numa aplicação móvel. Este software funciona em smartphones, e utiliza o GPS e marcadores visuais para colocar conteúdos de vídeo e multimédia em espaços abertos. Com este software, o telemóvel do utilizador vibra cada vez que o mesmo passa por um lugar com alguma história, e recebe uma indicação para procurar um marcador (que consiste numa pequena imagem afixada na rua). Depois, o utilizador tem que apontar o seu telemóvel para o marcador, e recebe automaticamente um vídeo com a história. Cada história está relacionada com o sítio em que a pessoa está.

A abordagem inovadora baseada em “interactive storytelling” e “context aware narratives” do 7 Stories foi demonstrada com sucesso na Região, com a ação “Santa Maria Stories” capturando e expondo a riqueza da cultural oral e tradições da Madeira, para uma audiência alargada com particular enfoque no turista. É um caso de sucesso, fruto da parceria internacional com a Carnegie Mellon e que dotou o Madeira-ITI de capacidades de inovação que estão já a contribuir para o melhoramento de user experience do turista na Madeira.

O trabalho de investigação foi liderado pela Professora Valentina Nisi e desenvolvido durante o mestrado em Engenharia Informática da Investigadora Mara Dionisio.