Eu vou responder ao Prof. Fermé aqui neste tópico já que é aqui que temos vindo a discutir a situação.
Em primeiro lugar queria agradecer-lhe por nos ter disponibilizado tais documentos , e agora vou começar por responder à parte em que fui citado.
Eu disse:
Se o nosso curso já apresentava algumas deficiências, principalmente por falta de cadeiras que são consideradas essências noutras universidades, agora ainda temos mais este ponto negativo.
Prof Fermé disse:
O plano de estudos da Licenciatura em Eng. Civil original e as respectivas modificações para Bolonha foram feitos por uma equipa liderada pelo Prof. Artur Portela. [DOCUMENTO 2-1 e 2-2]. Acho uma falta de respeito ao Prof. Portela e à equipa de trabalho que colaborou colocar em causa o seu trabalho.
Eu respondo:
O plano de estudos foi elaborado pelo Prof. Portela, e acho muito bem que tenha sido, visto este ser na altura o director do curso. Pelo que sei aqui não foi referido que a elaboração deste plano estava limitado ao "modelo" Bolonha imposto pelo departamento. Digo limitado porque: o plano teria de ser composto por 4 cadeiras semestrais e as tais "EG's" teriam de fazer parte desse plano. Ou seja... fez-se o que se pôde.
Eu disse:
As pessoas do departamento em vez de estarem preocupados em dar mais valor ao curso trazendo os melhores e os mais bem formados parece querer fazer o contrario por pelo que parece, devido a guerrinhas internas. Nós alunos é que ficamos prejudicados com tudo isto. E mais... andamos a pagar a propina máxima para isto!
Prof. Fermé disse:
Ao longo da vida do curso de Eng. Civil, os 3 presidentes do DME (Prof. Carmo, Prof. Nunes e eu próprio) baseamos a política de contratações de Eng. Civil nas opiniões do Prof. Portela. De facto o Prof. Herlander e a Profa. Nelli foram contratados sob sugestão do Prof. Portela. Envio como amostra copia do último e-mail que enviei ao Prof. [DOCUMENTO 3]. Acho incorrecto um aluno pôr em causa a politica de contratações sugerida pelo Prof. Portela (e do DME) sem ter ideia de como essa política se desenvolve.
Eu respondo:
Eu não estava obviamente a me referir ao Prof. Herlander (que defacto tivemos alguns problemas, mas problemas que poderiam ter sido evitados e resolvidos logo de inicio) nem à Profª. Nelli, antes pelo contrario, nós alunos queremos é mais professores com o nivel de formação destes.
Rogério Alencastre disse:
expliquem me lá uma coisa se nos outros cursos os directores de cursos são docentes do curso, como é que o de engenharia civil vão ser prof. de matemática? V-Só podem estar a brincar,isto mesmo só na universidade da madeira.
Prof. Fermé respondeu:
Este parágrafo, e outros similares, mostram os seguintes desconhecimentos:
a) de que ninguém demitiu os anteriores directores de curso, nem foram banidos, como sugerem os comentários. Os mesmos apresentaram demissão por escrito.
b) de quais professores foram nomeados pelo DME para serem directores de curso da Lic. e do Mestrado e o Prof. nomeado como vogal em ambos cursos. Ao respeito, anexo excerto da acta da comissão científica.[DOCUMENTO 4]
c) de qual é o papel dum directo de curso. Ao respeito sugiro ler os artigos 4º dos regulamentos dos cursos afim de que possam ver a diferencia entre competências científicas e competências de gestão. [DOCUMENTOS 5 e 6]
d) Desconhecimento do que acontece em outros cursos. Como exemplo, sou doutorado em Ciências da Computação (Matemática) e no entanto foi director de curso de Ensino de Informática e da Lic. em Engenharias Informática (não sou Engenheiro).
e) do que acontece em outras universidades.
f) do que deve ser feito para um curso de Engenharia ser homologado (embora já não seja esse o termo) pela ordem. O DME tem 2 cursos já homologados e experiência suficiente para dar os passos nesse sentido.
g) O DME (e a UMa) só tem, de momento, Prof. com doutoramento em Engenharia Civil. Para ser Engenheiro Civil é preciso estar inscrito na Ordem, e, de momento, nenhum elemento do DME cumpre esse requisito em Engenharia Civil. O DME ofereceu (aquando o Prof. Nunes era presidente) ofereceu pagar os custos das inscrições.
Eu digo:
De maneira a esclarecer-nos completamente também deveria ter enuciado as razões para a demissão dos anteriores directores de curso.
Para já não tenho mais nada a acrescentar. Obrigado
P.S. As citações estão a vermelho porque o Benfica é o maior!