Venho por este meio convidar todos os interessados - principalmente nas áreas de Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional - a estarem presentes nas provas públicas de mestrado do aluno Duarte Gouveia, que vai apresentar, nesta Sexta-feira 9/Janeiro, às 14h00, na Sala de Documentação do Centro de Competência de Ciências Exatas e da Engenharia, os resultados da sua tese com o título: "Organizations Redesign and Building of Information Systems". Segue-se o resumo:
Desenvolver software continua a ser uma atividade económica de risco. Mesmo com 60 anos de experiência, esta comunidade continua a não ser capaz de construir sistemas de informação para organizações de forma consistente, com qualidade previsível, dentro dos orçamentos e dos calendários acordados.
O principal objetivo deste trabalho é criar uma nova forma de desenvolver sistemas de informação para organizações, com tecnologia internet, de uma forma mais rápida, melhor e mais barata, que seja mais adequada para lidar com a mudança organizacional.
Para o fazer propomos um método de crescente formalização com oito degraus. Para cada área de atividade as organizações podem adotar um nível de formalismo e ao longo do tempo evoluir em cada área do sistema de informação, tornando-o mais ou menos formal consoante a evolução do negócio.
Propomos uma arquitetura global, prevendo que utilizador fará uso de múltiplas interfaces em simultâneo, para lidar com várias organizações numa mesma interface lógica. A arquitetura inclui um agente agregador da informação por utilizador a quem se pode delegar atividades de coordenação. No núcleo da arquitetura estão as aplicações com os seus dados e ações, alguns privados outros partilhados.
Propomos um modelo de objetos adaptativo que utilize uma nova ontologia para dados e ações com regras estritas de normalização. Estas regras restringem os efeitos das mudanças tornando-as mais testáveis e mais facilmente corrigíveis e adaptáveis.
Propomos uma evolução no padrão universal de transações da Engenharia Organizacional, que acrescenta aos atos de coordenação e produção, os atos de conhecimento e de significado. Propomos ainda uma transformação nos atos de coordenação, tornando-os mais flexíveis e adaptados aos processos negociais que visam o alcançar de acordos entre as partes.
Este trabalho implementa um protótipo com parte do sistema proposto de forma a ter uma avaliação preliminar da sua possibilidade de construção e limitações.
Provas de Mestrado em Eng. Informática do aluno Duarte Gouveia - "Organizations Redesign and Building of Information Systems" - 6ªf 9/Jan 14h00
por David Aveiro -
Número de respostas: 0