Tempo de preparação para os exames da época complementar

Tempo de preparação para os exames da época complementar

por Sidonio Freitas -
Número de respostas: 2
Boa tarde,
Já que estamos em período de exames da época complementar, gostaria de tecer algumas palavras sobre a época.
Infelizmente, e ao contrário do antigamente, não temos um intervalo entre o final das aulas (com as frequências já todas feitas) e os exames.

Em minha opinião, esta situação é um bocado má não só para nós alunos que não temos tempo para recuperar do esforço mental despendido na última semana de aulas, que normalmente é repleta em frequências, entregas de trabalhos, defesa de trabalhos, etc..., como também para os professores que fazem frequências nos últimos dias de aulas, terem de corrigir dezenas de testes há pressa porque 3 ou 4 dias depois têm que dar o exame.

Na presente situação é perfeitamente possível que as notas de uma frequência feita no último dia de aulas saia na véspera de um exame. Que deveremos nós alunos fazer quando a mesma não correu tão bem quanto esperávamos, mas ficamos com a esperança que nos vamos safar à tangente. Por vezes acontece que quando vamos ao placard ver a nota deparamo-nos com o "Reprovado". Pouco resta a fazer senão em 24 ou até mesmo em 48 horas estudar um semestre "todinho". Pois! então se achamos que a frequência não nos correu muito bem, porque não começamos a nos preparar para o exame? assim estamos prevenidos para o caso do "Reprovado". Isto seria fantástico e contribuiria para as horas extras de estudo a colocar nos inquéritos dos ECTS dessa cadeira se fosse o único exame a ser feito!!!
Infelizmente o sistema está definido assim, pouco podemos fazer senão aquilo que pagamos para fazer, que é estudar...

Bons Exames!
Em resposta a 'Sidonio Freitas'

Re: Tempo de preparação para os exames da época complementar

por Marco António Rocha Graça Nogueira -
Pois...

Infelizmente é verdade... Temos as frequências numa semana e logo na semana seguinte começa a época complementar sem uns dias de intervalo/descanso. Há um exame nesta 5ª feira em que a nota, hoje 10 de Junho à 14h30, ainda não saiu, se calhar só sai amanhã de manhã (não querendo culpar o professor por causa da situação, ele com certeza faz o que pode e dá o seu melhor).

Isto se calhar está assim porque a dita avaliação contínua do Bolonha não é contínua. Como é que podem dizer que a avaliação é contínua quando somos avaliados com uma prova escrita (tirando a parte prática que algumas cadeiras tenham) no fim do semestre, mesmo nos últimos dias? Isto é como se fosse um exame final único. Nestes casos chamar de frequência ou exame é a mesma coisa.

Do regulamento de avaliação que está no sítio da UMA.

"3. Entende-se por avaliação contínua, a avaliação cumulativa que reflecte uma constante interacção entre docentes e alunos. Funciona durante o período lectivo e incide sobre diferentes tipos de trabalhos, escritos ou orais, e sobre a participação dos alunos nas actividades lectivas. Esta avaliação aplicar-se-á, principalmente, a unidades curriculares cuja especificidade prática assim o exija.

4. O regime de avaliação a adoptar, que poderá variar entre unidades curriculares, deverá envolver componentes de avaliação contínua ou periódica, distribuídos de forma equilibrada, em detrimento de um exame final único."




Em resposta a 'Sidonio Freitas'

Re: Tempo de preparação para os exames da época complementar

por Marco Garcês -

Concordo que existem aspectos negativos na data de início da época complementar. O cansaço provocado pelo decorrer do semestre aliado aos aspectos já referidos em relação às ultimas semanas de aulas, tornam de certeza o rendimento dos alunos muito baixo, baixando igualmente o seu desempenho nesta época crítica para muitos!

Aspectos positivos, só se for o facto de irmos para férias mais cedo, e nesse caso quem está deslocado da sua residência por motivos de estudo pode voltar para casa mais cedo. Mas para a maioria, julgo que os aspectos negativos superam e muito os positivos, eu não me importava de ter pelo menos uma a duas semanas de bom descanso antes de começar de novo em exames...