Inscrições

Inscrições

por Nuno Frederico Freitas -
Número de respostas: 9
Boa noite,

apesar de já ter lido o despacho do Sr. Vice-reitor sobre as inscrições a opções complementares restaram-me algumas dúvidas.

Existe um máximo de cadeiras que um aluno pode deixar para trás na licenciatura ? Ou tem que fazer as 24 cadeiras para conseguir inscrever-se em mestrado?
Suponhamos que deixei uma para trás, tenho que pagar (8 * 125€) + Propinas para seguir o curso sem perder anos ?

Cumprimentos
Em resposta a 'Nuno Frederico Freitas'

Re: Inscrições

por dario fernandes -

Gosto de ver os emails que sao enviados pelo departamento, nao ajudam em nada os problemas que já sao habituais todos os anos pela altura de matricula, é engraçado que segundo esses despachos um aluno que acabe por deixar alguma cadeira atrasada, seja por culpa propria, quer por má fé de alguns professores como infelizmente temos alguns casos no departamento, tenha de pagar balurdios.

Se um aluno tem uma cadeira atrasada terá de pagar os 970 euros de propinas mas os 125* o numero de cadeiras que pretenda frequentar, se houvesse alguma coerência, um aluno nestas condiçoes pagaria apenas 125 € da cadeira que faltaria para completar o 1º ciclo, mas não há que inventar maneiras de os alunos pagarem mais.

Quando me inscrevi na Uma foi para frequentar 5 anos, nem nunca pedi para entrar em bolonha, mas pareçe que andam a brincar conosco visto que o ministerio nao aumenta o orçamento da Uma pareçe que foi esta a maneira que arranjaram para arranjar dinheiro, indo ao bolso dos alunos... uma vergonha

Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Inscrições

por Cláudio Gonçalves -
Caro Dário, se não gostas do e-mails do departamento, tens bom remédio, quando vires que é do departamento apagas o e-mail, e não vens para aqui dizer mal... Por acaso não sabia ainda do despacho para esta situação, devias mas era ter consciência que o Professor Fermé só quis informar os alunos do despacho da reitoria. E que eu saiba foi muito útil para muita gente.

A única coisa com que podes estar indignado, é com o teor do despacho, assim como eu, mas não culpes o departamento pelas decisões da reitoria.

Cumprimentos
Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Inscrições

por Ruben Gouveia -

Caro dário fernandes,

Confesso que não dei muita atenção ao despacho que o senhor professor fermé colocou no moodle, porém, após ler o teu post, voltei a re-ler o despacho, e aprecebi-me do quão gravosa é a situação em que nos encontramos.

Aquando da transição para bolonha do curso que frequento, sempre fui informado que o preço das propinas do 2º ciclo seria idêntico às do 1º ciclo , e , apanhar com uma notícia destas numa altura tão perto das matrículas, será certamente um balde de água fria para muitos alunos...

Um aluno que, por exemplo, tenha apenas uma cadeira do 1º ciclo em atraso, e queira inscrever-se em 7 cadeiras do mestrado (de modo a perfazer 8 cadeiras), terá de pagar os 900 e tal euros + 125 * 7 € = cerca de 1800 € , enquanto , imaginando um aluno que tenha (por exemplo) 5 cadeiras do 1º ciclo por concluir e decida inscrever-se em 3 cadeiras de mestrado, paga de propina cerca de 1300 € .  Um aluno que tenha tido um azar de nao conseguir passar a uma ou duas cadeiras, irá pagar mais que um aluno que tenha mais cadeiras em atraso, o que representa uma penalização do aluno que tenha passado a mais cadeiras!

Na minha opinião, caso um aluno queira inscrever-se em mestrado, e tenha cadeiras do 1º ciclo em atraso, deveria, no máximo, pagar os 900 e tal euros de propina do mestrado, e 125€ por cada CADEIRA EM ATRASO (cadeiras do 1º ciclo), e não o contrário!

Acho lamentável a forma como as coisas estão a decorrer, e acho que era importante a comunidade académica abordar este assunto com muita seriedade

Cumprimentos, Ruben Gouveia

Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: Inscrições

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros,

Os estudantes do 1.º Ciclo que queiram realizar a sua inscrição em UC do 2.º Ciclo não estão a conseguir realizar esta inscrição através do Infoalunos. No Sector Académico a indicação que recebi foi para procederem à matrícula e as UC que queiram se inscrever do 2.º Ciclo, e que não estão a conseguir fazer no InfoAlunos, apresentam requerimento. Eis o procedimento.
1) Realizam a matrícula, no InfoAlunos, nas UC que pretendam se inscrever em 2008/2009.
2) As UC que não consigam realizar a matrícula, apresentam requerimento no InfoAlunos:
Menu Serviços > Requerimentos.
Em 'Tipo de Pedido', escolhem 'Outros pedidos'.
Depois escrevem o requerimento:
"Venho, por este meio, solicitar a minha inscrição nas UC (mencionam a(s) Unidade(s) Curricular(es) e os respectivo(s) ano(s) curricular(es)) pois não consegui realizar estas inscrições no acto da minha matrícula. Solicito igualmente a isenção do emolumento que estas UC podem ser alvo como opções complementares, visto não ser estudante extraordinário desta Universidade."
Depois fazem o envio do pedido.
*Devem ter atenção ao limite de ECTS que podem se inscrever. Por exemplo, não podem realizar a inscrição em 30 ECTS do 1.º Ciclo e depois solicitar a inscrição em 60 ECTS do 2.º Ciclo (Não podem ultrapassar o limite de 75 ECTS/ano).*
A Tabela de Emolumentos da UMa, aprovada em Senado, estabele um valor de 125 euros para 'inscrição de aluno extraordinário - por cada unidade curricular'. Os estudantes da UMa, que realizaram a sua matrícula em 2006/2007 (pré-bolonha) ou antes, realizaram a inscrição num curso de Engenharia de 5 anos e não podem ser vistos como alunos extraordinários nem podem ser alvos do pagamento de taxas destinadas aos estudantes 'extra-Universidade'.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Inscrições

por Ruben Gouveia -

Caro Luís Eduardo Nicolau e caros colegas,

Gostaria de saber se será possível evitar pagar os 125€ p/cadeira de mestrado da maneira que se encontra explicada no seu post. Eu, como varios dos meus colegas matriculamo-nos ante 2006/2007 ...

Conheço muitos alunos que encontram-se à espera de um desenrolar desta situação, de modo a efectuarem a sua inscrição, e, a falta de noticias por parte da reitoria tem-nos deixado alarmados para o possível desfecho da situação... O pagamento dos 125€ p/cadeira!

Agradecia que se alguem tivesse notícias sobre a situação das matrículas, que avisasse no moodle.

Cumprimentos, Ruben Gouveia.

Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: Inscrições

por Marlene Camacho -

Boa tarde,

Eu como vários colegas meus também gostariamos de saber em que ponto é que está a situação dos 125euros por cadeira de mestrado, até porque queremos fazer a matricula e ainda não a fizemos.

Tenho a certeza que há muita gente na mesma situação, até porque fazer a inscrição e depois não ter possibilidades de a pagar não está nos planos de ninguém.

Cumprimentos....

Marlene Camacho

Em resposta a 'Marlene Camacho'

Re: Inscrições

por Magda Ascensão -

Caros,

Sabemos perfeitamente que a nossa situação é madrasta, confesso que acontecem coisas por cá que até a mim tiram-me do sono. Enfim vamos aos factos e ao ponto da situação:

Primeiro, acho perfeitamente normal da nossa parte questionar a legalidade do pagamento de emolumentos. Tradução: Será legítimo a aplicação deste emolumento? Tendo em conta que apenas tivemos acesso a esta informação a 29 de Julho por um despacho reitoral? Ora meus caros, é verdade é que somos alunos, reles mortais J mas é altura de começarmos a questionar certas coisas. Que eu saiba, atenção que é apenas a opinião de uma reles mortal, os pagamentos de emolumentos, propinas e propinas suplementares nos termos da lei são fixados pelo Senado segundo os estatutos vigentes, que os próprios “mestres” se guiam. Pois é meus caros, faço parte desse órgão e nada de semelhante que me lembre (por de certeza não iria esquecer) foi proposto a votação.

Segundo, segundo a análise que fiz (a de simples mortal) o emolumento de 125 euros é referente à 'inscrição de aluno extraordinário. E não pela inscrição em unidades curriculares como aparece no despacho do Sr. Vice-Reitor.

Logo o Problema: Caso não se faça nada teremos situações de alunos que se possuírem apenas uma cadeira atrasada terão de pagar os 970 euros de propinas + os 125* ( nº de cadeiras limite de inscrição no segundo ciclo). Façam as contas e teremos alunos a pagar propinas astronómicas.

Soluções: O Luís Nicolau deixou uma possível solução, a do requerimento, que poderão verificar no post que vos deixou. Em que é que isto ajuda?. Bem antes de mais ganhamos tempo para tentar resolver isto internamente, apelando ao bom censo (que por vezes é quase impossível). Se aceitarem o requerimento vosso problema resolvido.

Acreditem que estamos a tentar resolver este problema, aconselho a brincar um pouco com o sistema e efectuar o requerimento. Caso não resulte em Setembro estamos dispostos a ser mais radicais, e talvez apelar à justiça se vocês, é claro concordarem. Está nas nossa mãos pessoal.

Resumo: Aconselho a quem não fez a matrícula, faça o seguinte:

1- Info alunos e façam a matricula on line das cadeiras atrasadas do 1º ciclo. Assim pagam a propina correspondente. Depois vamos abusar do sistema e fazemos o resto da inscrição das cadeiras por requerimento ok . Atenção que não podem ultrapassar o 75 ECTS.

2- Por requerimento:
2.1-InfoAlunosàMenu Serviços à RequerimentosàEm 'Tipo de Pedido'à 'Outros pedidos'.

3- Blá blá do requerimento:
"Venho, por este meio, solicitar a minha inscrição nas UC (
descrevem as cadeiras que querem e os respectivos anos curriculares, exemplo SAD 4º ano) pois não consegui realizar estas inscrições no acto da minha matrícula.

Solicito igualmente a isenção do emolumento que estas UC podem ser alvo como opções complementares, visto não ser estudante extraordinário desta Universidade."


Saudações Académicas

mags


Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Inscrições

por Marlene Camacho -

Boa tarde,

Eu nem sei bem o que diga... Posso dizer que aplica-se bem a este assunto o muito citado: "SEM COMENTÁRIOS!"

E cá estamos novamente á porta de mais um ano lectivo, com as mesmas complicações de sempre... Uma pessoa até fica sem paciência para recomeçar nas aulas, com todas as confusões que têm surgido com o tratado de bolonha...

Espero sinceramente que as coisas se resolvam da melhor forma...Enfim...

Cumprimentos,

Marlene Camacho

Em resposta a 'Marlene Camacho'

Re: Inscrições

por Jorge Lopes -
há cada coisa que são duas..... alem da propina ser estupidamente alta ainda têm a lata de fazer isto?

o grande problema disto tudo é que muita gente não sabe disto, estão de ferias ou não acedem a este site a algum tempo, como é que eles vão fazer?

eu estou a ver muita boa gente a bazar da UMa nos próximos tempos.

já agora, quando é que há mudança de reitoria?

edit: muito obrigado Magda Ascensão e a todos os que vieram cá ajudar.