Propina adicional para obter diploma de Mestrado

Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Octávia Figueira -
Número de respostas: 29
Muito tem sido falado sobre uma situação que vai afectar a inscrição de muitos alunos neste próximo ano lectivo, em que um aluno que queira concluir o 1º e 2º ciclo no mesmo ano terá que se inscrever no 1º ciclo, pagar a propina do mesmo e, após tal, terá que pagar 125€ por cada cadeira de 2º ciclo que pretenda se inscrever.

No entanto, tem sido esquecida ou ignorada uma situação que, por si só, também é preocupante, e que afecta todos nós aqueles que terminamos o 1º e 2ºciclo este ano. De acordo com o mesmo despacho que afecta os alunos na situação anterior, os alunos que este ano terminaram o 1º e 2º ciclo nas áreas de engenharias (falo destas porque são as que me afectam, não sei se outros cursos encontram-se na mesma situação, mas presumo que sim) são obrigados a pagar uma propina adicional de 900 e poucos € (não sei se será a propina do ano lectivo anterior, se a deste ano) caso queiram obter o seu grau de mestrado. Por outras palavras, um aluno que tenha concluído a licenciatura e mestrado no ano transacto só se encontra habilitado a receber o seu diploma de licenciado, tendo que pagar mais uma propina para que então a sua situação de mestrando seja regularizada.

Ora, eu acho esta situação um puro disparate, pois nunca fui informada, ao longo do ano, que teria que pagar duas propinas em vez de uma, só para que eu pudesse fazer 2 ciclos em simultâneo!!! Além disso, isto vem anunciado num despacho que sai praticamente no final do ano, após todos os alunos já terem terminado ou encontrarem-se prestes a terminar o seu 2º ciclo!! Quer dizer, um verdadeiro balde de água fria, não acham!? No final do ano, além de ter que pagar 150€ para obter o meu certificado magistral, tenho que pagar mais 900 € para poder regularizar a minha situação de mestrando, apesar de já ter concluído!!!!!!!!

Peço a todos os alunos que se encontram na mesma situação do que eu que se manifestem aqui no moodle e perante AAUMA ou AEMEM, para que possamos mostrar à reitoria que não somos bancos nem brinquedos, somos pessoas e, pelo menos falando por mim, 900 € a mais para obter algo que devia ser meu por direito (fui informada que NENHUM aluno seria prejudicado com a transição para bolonha!) é prejudicial, visto não ser dona de um banco!!!!
Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por dario fernandes -

A minha opiniao é mt simples, visto estas decisoes terem sido tomadas mesmo ao acabar o ano, e sem conheçimento dos alunos e dos seus representantes, so demonstra o mau caracter das pessoas da reitoria o quanto mesquinhas sao ( direi mesquinhas para nao os chamar do que realmente sao).

A única solução e ir para tribunal com o  assunto porque vai contra tudo o que supostamente ficou assente na passagem para bolonha dos cursos em questão.

Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Eu estou em situação idêntica e acho de um profundo mau gosto o que estão a fazer.
Isto não passa de um aproveitamento financeiro com contornos pouco éticos. Gostava de saber o que fariam alguns dos elementos da equipa reitoral, na altura da conclusão de seus cursos ou obtenção dos seus graus, se lhes fosse comunicado: "- OK, muito bem, terminaram os vossos cursos, agora só falta pagar uma propina igual à que pagaram no inicio do ano para poderem ter os vossos diplomas!"
Aposto que não iriam ficar nada contentes, até aposto que no pico das suas juventudes e cheios de energia iriam protestar para a porta da Universidade Católica, ou Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ou outra qualquer Universidade.

Se querem prestígio e respeito por esta instituição, comessem primeiro por respeitar os alunos que formam! Só assim poderei ir la para "fora" dizer que tirei um curso aqui e que estou satisfeito. Caso contrario sempre que me vier à cabeça o nome "Universidade da Madeira, UMa" vira logo seguido o pensamento que fui roubado e enganado!
Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Tenho recebido notícias que existem alunos que se encontram nesta mesma situação e que já decidiram pagar a propina exigida.

Quero lembrar que o despacho em questão vai ser debatido em senado dentro de algum tempo. Em princípio o resultado deste debate não irá ser conhecido a tempo de se poderem inscrever no próximo ano lectivo (esta matricula está a ser imposta aos alunos, por isso a necessidade de pagar a tal propina).
Sugiro que todos os visados (ate mesmo aqueles que já pagaram) se manifestem aqui, e que sejam firmes não se matriculando, até que seja mesmo confirmado que não existe outra alternativa.

Agora um desabafo,
Acho que uma Universidade é feita de pessoas para pessoas, não são edifícios, não são computadores, fotocopiadoras, ou sites. O real valor de uma Universidade está nos alunos, nos professores, nos investigadores... (estão a ver onde quero chegar) são as pessoas que tornam tudo isto possível.
A partir do momento que se passa a desprezar estas pessoas passamos também desprezar a essência da Universidade.

Depois ainda pedem que os alunos mantenham o contacto com a Universidade…

Ninguém volta ao restaurante onde é insultado durante a refeição e no final ainda lhe cobram o dobro do que estava na ementa…!!!
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Jose Augusto Alves Pinhão -
Pois, o problema é que cada vez mais o ensino (universitário ou não) é um negócio....
Mas como o João diz "são as pessoas que tornam tudo isto possível", logo, são os alunos, em conjunto, que devem lutar pelos seus direitos e por aquilo que querem ser no futuro.
Se estiverem sentados à espera de outros.. já estão a ver o resultado..
Em resposta a 'Jose Augusto Alves Pinhão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Magda Ascensão -

Apelo

Pois é colegas, mais um ano em que travamos batalhas, o que vale é que monotonia e tranquilidade não são objectivos das ditas “competências” que um aluno da UMa deverá adquirir. Nesse aspecto os meus parabéns a esta Instituição e a Bolonha.

Ironias à parte, resta-me apelar a todos vós que passam por estas “novelas” um contributo para esta grande batalha que temos pela frente. Antes um resumo da situação actual. Estamos com 3 problemas neste inicio/fim (dependendo dos casos) de ano lectivo:

- Alunos que entram em 2008/2009 em prescrição.

- Alunos que actualmente querem se matricular no 2º ciclo mas que possuem cadeiras do 1 ciclo atrasadas, obrigando-os a pagar a propina do 1º Ciclo+ 125 euros por cada cadeira de 2ºciclo.

-Alunos que no ano lectivo transacto 2007/2008 acabaram simultaneamente o 1º e 2 ciclo e agora será obrigados a pagar mais um ano de propina tendo já completado o seu plano curricular.

Soluções:

No caso dos alunos que entram em prescrição, mesmo para os que tomaram os nossos conselhos e tentaram o regime de aluno Parcial (que infelizmente não deu resultado, mas que foi a melhor solução que encontrei na altura) existe sempre a possibilidade de aluno extraordinário permitindo a realização da matricula em cadeiras complementares (se calhar para alguns ainda sai mais barato do que pagar a propina normal). É daquelas coisas, é um castigo que diz, agora não são alunos da Universidade mas se pagarem por cadeira passam a ser alunos da Uma na prática. Enfim o importante é não ficar um ano parado, tentar fazer algumas cadeiras e depois no fim da sanção ser admitidos no vosso curso automaticamente e a contar do zero quanto ao regime das prescrições.

No caso dos alunos a qual está a ser exigido a matricula de cadeiras de 2º ciclo como complementares (125 euros por cadeira) a situação é mais grave, porque desde Agosto tentamos apelar ao bom senso, à lógica e a princípios que não deveriam ser postos em causa só por razões financeiras ou outro qualquer propósito pessoal ou não. A questão é que violam a nossa condição de estudante, as nossas expectativas e mesmo a qualidade da instituição. Solução para isto? Bem numa altura em que já se esgotaram todos os argumentos de conversação racionais possíveis, para mim parece óbvio uma atitude da nossa parte mais radical e ofensiva, algo que chegue ao bolso desta gente porque é a única linguagem que conhecem….a do dinheiro. E aqui começo o meu apelo, se não nos juntamos agora e ficamos independentes do que nos ditam então a história acaba aqui para muitos…. E para muitos acabará em choro e frustração.

No caso dos alunos a qual está a ser exigido uma propina extra mesmo depois de terem concluído o curso (e atenção que este problema não se resume apenas aos alunos do DME, sei que somos especiais mas desta vez o vírus se espalhou) a luta será semelhante, uma atitude mais radical. No meu ponto de vista, temos de ser mais inteligentes e procurar instâncias superiores se é que me percebem :). Fico a espera, aqui neste fórum, de uma cadeia de comunicação contra estas injustiças. Para começar precisamos de saber o numero de pessoas que se encontram nestas situações, afinal ao que parecem os números falam mais altos do que qualquer argumento, depois temos de saber os diferentes casos que possam estar a acontecer entre os nossos alunos e principalmente começar o quanto antes com um abaixo-assinado. Isto tem de ser feito já! O nosso departamento irá e terá de fazer o mesmo entre os seus pares. Recolher assinaturas, obrigar os órgãos (Assembleia, Senado) a se reunir, exercer pressão e principalmente exercer o nosso direito de contestar.

Se for decisão deste fórum ouvir e calar, não contem comigo mas se for vossa decisão apelar a instâncias superiores estarei por cá. O final desta história está nas vossas mãos.

Saudações Académicas

Magda Ascensão

Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Concordo com o apelo, e estou disposto ao que for preciso para que fique bem claro que não concordo de maneira alguma com o pagamento desta propina.
É preciso é que todos os que também não concordam manifestem o seu desagrado.

Para mim é inconcebível que eu tenha que me matricular e pagar uma propina de um ano lectivo que nunca irei frequentar.

Alguém quer pagar por um parque de estacionamento se nunca lá estaciona o carro?

Nós não estamos aqui sentados à espera que os outros façam alguma coisa, queremos contar é com todos os que estão envolvidos!
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Sebastião Vieira -
Eu estou na situação de ter de pagar mais um ano de propina depois de completar o plano curricular e também junto a minha voz à contestação...
Em resposta a 'Sebastião Vieira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Marlene Camacho -

O que está visto é que, de uma maneira ou de outra, querem que todos os alunos paguem uma propina adicional,uma propina a mais para os que concluiram o mestrado, e uma proprina a mais para quem tem cadeiras de 1º ciclo atrasadas... Isto é uma palhaçada!

Mas infelizmente já não é surpresa para ninguém estas confusões no inicio de cada ano lectivo, desde que surgiu o bendito tratado de bolonha.

Espero sinceramente que sejam tomadas medidas para que as coisas sejam resolvidas. Só queremos que sejam cumpridas todas as promessas que foram feitas quando o tratado surgiu.

Eu, (como a maioria do pessoal) entrei na universidade para fazer 5 anos de licenciatura, nunca pedi tratados de bolonha, nem propinas abismais para pagar.

Enfim, espero que sejam coloquem informações sobre o que irá acontecer (reuniões, etc), de forma a que possamos todos participar e lutar por aquilo a que temos direito.

Cumprimentos,

Marlene Camacho

Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Vitor Ferreira -
Cumprimentos a todos!

Também junto a minha voz a este protesto contra este ataque aos nossos direitos, às nossas expectativas legítimas e claro contrário ao que nos foi prometido no início de todo este processo de Bolonha.

Sinceramente, não estou contra ele nem desiludido com ele (se calhar porque não tenho tantas razões para tal como outras pessoas). Mesmo assim, apoio o processo de Bolonha, por causa das ideias que estão por trás dele, as quais acho que o ensino universitário português estava a precisar, desde há muito tempo. Mas não me interpretem mal, eu lamento seriamente a forma como muitos aspectos deste processo e especialmente das suas consequências práticas foram mal implementados. E os problemas apontados pela Magda são os últimos nesta série de desastres, se é que se pode chamar outra coisa.

Os dois últimos são os que me sensibilizam mais. Primeiro, neste momento faltam-me somente duas disciplinas para acabar o 1º ciclo, as quais infelizmente não consegui aprovar a tempo. Claro que não quero perder um ano a fazer somente essas duas! Com estas novas medidas, não vejo como não possa fazer isso. É simplesmente frustrante!

Em segundo lugar, o terceiro problema não me afecta (pelo menos agora!), mas considero a atitude nele expressa altamente condenável, por ser um desrespeito muito maior e mais óbvio para com os alunos. Mais grave ainda é o precedente que isto abre, pois olhando para o futuro não só nos afectará a nós que ainda estamos a concluir o 1º ciclo, como abre-nos os olhos para o que poderá estar à porta. Agora, quem sabe o que mais poderá ser-nos imposto para "financiar" a universidade, além daquilo que nos é exigível.

Mas não vim somente dar a minha voz a este protesto, também quero acrescentar algo à discussão, só para fazer-nos pensar se há alguma lição que devamos tirar daqui.

Olhando para o passado recente, pergunto-me se isto não seria previsível. Veja-se que inscrevemo-nos muitos de nós a pensar num curso de engenharia de cinco anos, mas com a implementação de Bolonha, este foi dividido em dois ciclos de estudos formalmente separados. Será que tinha de ser feito assim? Tantas vezes nós alunos e também os professores olhamos para as outras universidades nacionais e estrangeiras como referência. Por acaso (como quem diz!), nas universidades continentais, parece que reconheceram melhor as expectativas dos alunos e respeitaram-nas, pois para além da comum opção por dois ciclos de estudos separados (considerando o mestrado como uma grau de formação adicional e não essencial, o que até é legítimo em muitos casos) implementaram para certas classes de cursos (como os de engenharias) o equivalente prático das antigas licenciaturas de cinco anos: mestrados integrados. Não presumo que resultaram bem nessas universidades, mas penso que certamente seria uma solução mais adequada ao nosso caso, dado que a frequência do 2º ciclo de estudos é essencial para o reconhecimento da nossa formação como engenheiros.

Só quero concluir dizendo que isto talvez fosse de prever aquando do início da implementação do processo de Bolonha nesta nossa Universidade e que talvez tenha sido erro nosso ter assumido explícita ou implicitamente que salvaguardariam as nossas legítimas expectativas, após a divisão dos nossos cursos de engenharia em dois ciclos de estudo separados.

Deixo à vossa cuidada consideração e reflexão,

Vítor Ferreira

Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Jorge Lopes -
dizia um professor: "vocês não vão ser penalizados com Bolonha, vai ser tudo mais simples e melhor", sim... certo....

cada vez que penso nisto fico mais doente do que estou, alem da propina ser estupidamente alta para uma pessoa da classe media (A.K.A. gajo que ganha o ordenado mínimo e ainda tem que pagar muita coisa) conseguir absorver ainda querem que paguemos extra, e todos os anos aumenta.... não me admira que haja cada vez mais insucesso escolar, alunos a trocar para cursos mais fáceis e que haja cada vez mais alunos a terem vidas exageradamente ocupadas (casa-aulas-trabalho-casa-aulas-trabalho.....) e cheias de stress (muitos trabalhos de casa e projectos, pouco tempo), eu concordo que a universidade deve ser exigente, mas que o seja com lógica e necessidade, não de uma maneira completamente aleatória em que há cadeiras que exigem dedicação total e absoluta.

apetecia-me escrever mais umas coisas aqui, como a falta de apoios na compra de materiais essenciais como computadores portáteis (sim, um computador portátil é estupidamente importante para a maioria dos cursos de engenharias), mas não vou, vou reservar-me, e a minha saúde psicológica, para quando houver uma manifestação ou reunião a serio com os indivíduos que andam a aprovar estas leis/regras/propinas que são dignas de um circo ou de um barco condenado a afundar.

sudações académicas
Jorge Lopes

edit: eu sei que as universidades estão cada vez mais apertadas em termos de investimento do estado, mas também sei que temos uma das taxas mais baixas de licenciados da União Europeia, então qual a solução? investir menos?
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Vamos la ver se não perdemos a razão e o discernimento, não podemos começar a disparar em todas as direcções, temos que nos concentrar no problema em mãos.
Bolonha já é um assunto arrumado e não há nada que possamos fazer quanto a isso, o facto de a propina ser demasiado alta também há muito pouco que possamos fazer e o nosso departamento tão pouco é culpado da actual situação, aliás muito tem feito.
Já sei que vão dizer que o que está a acontecer é tudo por culpa de Bolonha, se quiserem tentar acabar com Bolonha, pro mim tudo bem, boa sorte!
Eu pessoalmente acho que devíamos era concentrar as nossas atenções no que pode ser feito neste caso concreto e muito particular. Vamos ver o que os nossos representantes podem fazer por nós.

Mais um desabafo:
Fui educado a ser justo, humilde e a cima de tudo honesto, não admito que seja burlado e esse burlão fique impune!

Com estas atitudes estão hipotecar o futuro desta Universidade.
Estou certo que qualquer aluno que no futuro pretenda vir para esta instituição, irá pensar duas vezes antes de a colocar como primeira opção, quando souber como é que a reitoria trata os seus alunos e principalmente os seus finalistas e licenciados!
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Visto o nosso Magnifico Reitor parecer só disponível para responder a perguntas dos jornalistas e ainda não se ter dignado a responder ao email enviado pelo nosso Presidente de Departamento, questiono-me se não seria do nosso interesse levar esta situação a conhecimento público perguntando ao nosso Magnifico Reitor, através da impressa nacional, qual o verdadeiro objectivo de tamanha injustiça.

Pode ser que só assim se quebre o silencio...!

Uma vez um professor disse numa aula:
" A minha Universidade é Universidade onde me formei,
vocês devem lutar pela vossa Universidade"

É preciso ter muito orgulho numa Universidade para que se lute por ela e sobre tudo para que a defendamos!
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Carlos De Jesus -
Bom Dia,

Estou na mesma situação, pois ao finalizar 1º e 2º ciclo em simultaneo, sou "obrigado" a pagar uma propina extra. Já previa esta situação a exactamente 1 ano, mas na altura foi-me dito: " calma, não podemos resolver proplemas que ainda não existem", admirou-me muito a resposta, o facto é que, confirmou-se o pior prognostico. Não estou em disposição de me deixar ser aldarabado, assim,
Junto a minha tambem a minha voz a esta contestação,

Saudações academicas


Em resposta a 'Carlos De Jesus'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por António Ferreira -
Boa tarde,

Também não estou disposto a pagar a propina extra, não tem sentido nenhum pagar se não vou estar na UMa para o ano, pagar é oferecer um bónus.

Cumprimentos
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Pois é António, não faz sentido nenhum pagares o mesmo que um aluno que só termina o mestrado no próximo ano lectivo.

Já devem ter recebido o seguinte email a convocar todos os alunos para uma RGA, de qualquer maneira, quero aqui salientar a importância da nossa comparência. Se não comparecermos iremos ficar sem saber o que está a ser feito e o que ainda pode ser feito para que seja reposta a justiça!

-------------------------------------------------
Caros Colegas,

"Convocatória
Reunião Geral de Alunos

Informam-se os alunos que, no próximo dia 17 de Setembro (quarta-feira), pelas 17 horas, no anfiteatro 1, piso -1, haverá uma Reunião Geral de Alunos ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto zero: Aprovação da Acta da RGA anterior;
Ponto um: Discussão do despacho reitoral n.º 11/2008 e 12/2008;
Ponto dois: Discussão sobre os segundos ciclos da UMa.

Funchal e UMa, 8 de Setembro de 2008.
O Presidente da Mesa da RGA, Nuno Xavier."

Lembramos que de acordo com o artigo 32.º da Lei n.º 23/2006, de 23 de Junho, os estudantes têm direito à relevação de faltas às aulas motivadas pela comparência em reuniões da assembleia geral no caso de estas coincidirem com o horário lectivo.
Os documento de apoio para RGA estão disponíveis no sítio de Internet da AAUMa (http://www.aauma.pt).

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros,

Sugiro aos alunos que estão a receber indicações para realizar o pagamento da propina do ano lectivo 08/09, mesmo sem possuírem unidades curriculares para realizar (com o 1.º e 2.º ciclos concluídos em 07/08), que realizem requerimento a solicitar a isenção do pagamento de propina visto não necessitarem frequentar qualquer UC em 08/09.

InfoAlunos > Menu Serviços > Requerimentos.

Em 'Tipo de Pedido', escolhem 'Outros pedidos'.

Depois escrevem o requerimento:

"De acordo com a lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior, as propinas são uma taxa de frequência do estudante no estabelecimento de ensino. Como tal venho, por este meio, solicitar a isenção do pagamento de qualquer propina para receber o certificado de conclusão pois não possuo qualquer unidade de crédito para realizar e conclui o meu ciclo de estudos no ano lectivo anterior.”

Depois fazem o envio do pedido.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Desde já quero agradecer a informação.
Agora levanto uma duvida, os alunos que ainda estão a terminaram a sua dissertação (têm até o final de Novembro para o fazer) também devem fazer este requerimento?
Estou a colocar esta questão, porque como esses alunos ainda não terminaram a sua dissertação, irá faltar as respectivas unidades curriculares.
Para estes casos qual seria o procedimento?

Já agora, sugiro (sujeito a confirmação por parte do Sr. Nicolau) que um requerimento idêntico seja enviado pelos alunos que já pagaram a propina adicional, com o objectivo de pedir já o reembolso da propina.
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros,

A vossa dissertação é uma UC referente ao ano lectivo 07/08 não sendo necessário o pagamento da propina do ano lectivo 08/09. Isto acontece em outros cursos, em UC semelhantes, sem necessidade do pagamento da propina de um novo ano lectivo. Esta é a interpretação de várias pessoas que consultei.

Poderá adaptar o requerimento para:
"De acordo com a lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior, as propinas são uma taxa de frequência do estudante no estabelecimento de ensino. Como tal venho, por este meio, solicitar a isenção do pagamento de qualquer propina, no ano lectivo 08/09, para concluir o meu projecto/estágio/dissertação que é uma unidade curricular do ano lectivo 07/08."

Para aqueles que já realizaram o pagamento da propina:
"De acordo com a lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior, as propinas são uma taxa de frequência do estudante no estabelecimento de ensino. Segundo indicações que recebi do Sector Académico realizei o pagamento de uma propina referente ao ano lectivo 08/09, porém não estarei a frequentar unidades de curriculares deste ano lectivo. Portanto, venho, por este meio, solicitar a devolução do valor pago pela propina do ano lectivo 08/09, ano curricular que não estarei inscrito."

Muitos destes conceitos (unidade curricular, ano curricular,...) surgem no decreto-lei n.º 42/2005. Contudo, no Guia do Estudante que apresentamos este ano, existe na secção Glossário a explicação de muitos conceitos, de forma clara e simples. O Guia do Estudante já está disponível para download no sítio de Internet da Académica (http://www.aauma.pt) e estará, a partir do dia 15 de Setembro, disponível em formato de livro na AAUMa, de forma gratuita.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau.

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Não era bem esta informação que esperava, expliquei-me mal.
Quando me referia aos alunos que tinham os projectos para terminar até Novembro, referia-me a alunos que também estão a concluir os dois ciclos no mesmo ano lectivo e que como ainda não concluirão o projecto não podem fazer um requerimento a pedir o certificado de conclusão.

Mas acho que já dispomos de informação suficiente para elaborarmos um requerimento que se adapte à nossa situação.

De qualquer maneira muito obrigado
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Cláudio Alegria -
A minha situação, e de alguns outros colegas, é de estar agora a terminar o 2º ciclo apenas, com o 1º ciclo já concluído anteriormente, e com o projecto/dissertação de fim de curso a ter sido adiado até Novembro. Queria saber se é necessário fazer a inscrição para o ano lectivo de 2008/2009 e depois mandar o tal requerimento a pedir isenção de propinas; ou se podemos concluir o projecto como ainda parte do ano 2007/2008 sem necessidade de fazer qualquer inscrição ou requerimento no Infoalunos...?

Em relação a propinas connosco aparentemente está tudo ok, é só para ter a certeza se não é necessário se inscrever, antes que as inscrições acabem. Boas férias/estudos/projectos. :)
Em resposta a 'Cláudio Alegria'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Carlos De Jesus -
Não Claudio, não é necessario fazer qualquer matricula para 2008/09, nem inscrição para otra epoca dentro do ano lectivo 2007/08, pelo que tambem não existe qualquer encargo associado, isto por informações do nosso departamento, uma vez que o sector academico se rege neste assunto pelas normas internas do DME.
Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Penso que todos receberam o seguinte email:

-----------------------------------------------------

Cara(o) Aluna(o),

Por lapso do SCI esta mensagem apenas está ser enviada hoje, quando devia ter sido enviada há três semanas atrás, por este facto pedimos as nossas desculpas por qualquer incómodo que possamos ter causado. Caso já tenha a sua situação regularizada considere esta mensagem sem efeito.

A fim de dar cumprimento ao ponto 4 do Artigo 6.º do Regulamento do 2.º Ciclo de estudos da UMa, e a fim de completar o seu processo de conclusão de Mestrado 2.º Ciclo, terá de seguir o seguinte procedimento:

1 – Se no final do ano lectivo 2007/08, tiver obtido aprovação em todas as unidades curriculares do Mestrado, quer como inscritas como opções complementares, quer obtidas através do plano de transição para Bolonha, terá de proceder oficialmente à sua Matrícula/inscrição, no ano lectivo 2007/08, no curso de Mestrado 2.º Ciclo, onde se encontra inscrito nalgumas unidades curriculares como opções complementares, através do InfoAlunos, procedendo ao pagamento da respectiva propina. Após este procedimento, ser-lhe-ão creditadas as unidades curriculares aprovadas como opções complementares e as resultantes do plano de transição para Bolonha, seguindo-se a emissão do certificado de conclusão do Mestrado 2.º Ciclo.

2 – Se não conseguir obter as condições mencionadas em 1, até o final do ano lectivo 2007/08, deverá proceder à sua Matrícula/inscrição, no ano lectivo 2008/09, procedendo ao pagamento da respectiva propina.

A equipa do SCI.
------------------------------------------

A evocação do ponto 4 do Artigo 6.º do Regulamento do 2º Ciclo de estudos da UMa e a justificação apresentada neste email, leva-me a pensar que devíamos adaptar os nosso requerimentos.

O que achas Nicolau?

Desde já agradeço a ajuda!
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Luís Eduardo Nicolau -
Caro João, Caros Colegas,

Ao longo das últimas semanas realizamos várias acções, que vocês terão conhecimento na RGA, para impedir a cobrança, no nosso entender indevida, das taxas de aluno extraordinário aos estudantes já inscritos na UMa e de propina aos estudantes que não necessitam de realizar UC no ano lectivo 2008/2009.
Como realizaremos uma RGA em apenas 2 dias, antes de realizarmos mais acções sugeria que aguardássemos pela reunião, onde apresentaremos as possíveis soluções para eliminar estas situações.
Contudo, nestes dois 2 dias, analisaremos a mensagem e as adaptações que se julguem necessárias.

Aproveito para fazer um apelo para os estudantes de outros cursos ou outros anos, que não estão a ser atingidos (pelo menos por enquanto) por estas medidas. É fundamental a Vossa presença na RGA. Os problemas que os Vossos colegas estão a sofrer agora, podem ser os Vossos problemas no futuro. Eles precisam do Vosso apoio a da Vossa presença na RGA. Vamos agir como estudantes e ser solidários com os nossos colegas, o problema é de todos nós, estudantes da UMa.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Este é um possível requerimento para quem se encontra na situação de ter que pagar uma propina adicional para poder concluir o Mestrado.

Destina-se CONCRETAMENTE aos alunos que concluíram o 1º Ciclo no 1º Semestre do ano lectivo 07/08 e já passaram TODAS as cadeiras necessárias à conclusão do mestrado com a EXCEPÇÃO da DISSERTAÇÃO que têm até o fim de Novembro para concluir.
Contudo é possível uma adaptação a alguma outra situação.

Requerimento: (a submeter no infoalunos)
"A fim de dar cumprimento ao ponto 3 e 4 do Artigo 6.º do Regulamento do
2.º Ciclo de estudos da UMa, por ter sido abrangido pela transição para
Bolonha e porque o meu curso possui um plano curricular contínuo e
obrigatório.

Venho por este meio solicitar a creditação das cadeiras correspondentes
ao Mestrado, 2º Ciclo, de Engenharia Informática e a isenção de qualquer
propina adicional que possa estar associada a este processo, visto já
reunir as condições legais necessárias para regularizar a minha situação
e assim poder apresentar, até ao final de Novembro, a minha Dissertação
de Mestrado e adquirir o meu certificado de conclusão."
Em resposta a 'João Matos'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros,

Peço aos alunos que estão a ser alvo da cobrança de uma propina extra que reunam comigo na próxima segunda-feira, às 18 horas, na sede da AAUMa para novas informações.
Caso não possam, entrem em contacto comigo pelo endereço nicolau(at)aauma.pt

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau.

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros Colegas,

Sobre a propina adicional, transcrevo a deliberação n.º 43/2008/SU do Senado Universitário:

"- Ponto 3.2 – Os estudantes que concluíram o Primeiro e o Segundo Ciclos de Estudos na UMa no ano lectivo de dois mil e sete/dois mil e oito, ou em Mestrado em Ensino de Matemática no terceiro ciclo do Ensino Básico e no Secundário (na UMa) no ano lectivo de dois mil e oito/dois mil e nove, ficam isentos do pagamento de propina de segundo ciclo, se tiverem pago pelo menos propinas relativas a cinco anos lectivos em tempo integral - deliberação número quarenta e três/dois mil e oito/Senado Universitário;"

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau
Em resposta a 'Octávia Figueira'

Re: Propina adicional para obter diploma de Mestrado

por João Matos -
Queria saber se alguém que se encontrava na situação de ter de pagar uma propina adicional por ter terminado o 1º e 2º ciclos no mesmo ano, se já têm a sua situação resolvida?
Em senado foi aprovado que os alunos nesta situação não tinham que pagar mais nada. Contudo o inquérito que submeti a pedir para regularizar a minha situação tem quase um mês e continua a "decorrer".

Obrigado!