Hackathon SCE:NE - Science Communication Eclosion

Hackathon SCE:NE - Science Communication Eclosion

por Leonel Nóbrega -
Número de respostas: 0

Cientistas e artistas juntam-se na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto para promover a comunicação de ciência

Comunicar de forma criativa temas complexos sobre a biodiversidade e sustentabilidade num ambiente multidisciplinar. É este o mote da ‘hackathon’ SCE:NE — Science Communication Eclosion: Narrative Edition — que vai decorrer entre 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2020 na Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, no pólo do Campo Alegre do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (direções aqui).

Este evento único pretende juntar profissionais, estudantes, e entusiastas de diversas áreas, como por exemplo programadores, designers, e artistas, numa maratona colaborativa de cocriação de projetos inovadores relacionados com o tema da biodiversidade e sustentabilidade.

A participação é livre e gratuita e as inscrições estão disponíveis no sítio web do evento: https://creative-colab.org/scene/.

O programa do evento será estruturado em torno de dois eixos principais. O primeiro são as palestras e apresentações proferidas por oradores convidados durante os dois primeiros dias. O segundo eixo é o trabalho colaborativo que as equipas vão desenvolver ao longo dos cinco dias. Este inclui a escolha do tema, tecnologias, e ferramentas, a conceção de um plano, e a execução e apresentação diária do estado dos projetos. As equipas serão acompanhadas por mentores especialistas nas áreas científicas e artísticas relevantes.

Em termos de formato, o SCE:NE será um evento híbrido, com uma componente presencial e outra remota. A Galeria da Biodiversidade contempla a presença de até 20 pessoas, dentro do cumprimento estrito de todas normas sanitárias emanadas das autoridades de saúde. Muitas mais vão poder participar remotamente, através da infraestrutura online preparada pela organização.

O SCE:NE conta já com um conjunto variado de oradores e mentores de prestígio e o apoio de instituições como o INESC TEC, Lim9/ Dimmersions, Fractal Mind, Openfield Creativelab, Symington Family Estates, Porto Protocol Foundation, ASPEA, e B Lab Portugal.

Contactos

Website: https://creative-colab.org/scene/

E-mail: creativecolab@fe.up.pt

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/creative-colab-3050b61b7

Facebook: https://facebook.com/creativecolab.up

Instagram: https://instagram.com/creativecolab.up

Twitter: https://twitter.com/creativecolabup

Palavras-chave: