125 euros por disciplina

125 euros por disciplina

por Magda Ascensão -
Número de respostas: 22
Caros Colegas,

Apenas quero deixar a seguinte informação. Desde a última RGA (a qual agradeço a colaboração de todos), estas são as novidades:

- O prazo de inscrição para as cadeiras de 2º ciclo, foi "alegadamente" adiado. Digo alegadamente porque ainda não existe nenhum registo em papel que comprove esta alteração. Se existe despacho, ainda não tive acesso. A questão parece benéfica, porque assim teremos até o próximo senado ainda com abertura de inscrições para as cadeiras de 2º ciclo.

- O requerimentos posto aqui no Moodle sobre a inscrição dessas cadeiras e sua respectiva isenção (125 euros) também tenho a informação de que os serviços académicos estão a emitir como deferidos. Por isso pessoal, usem o requerimento, regularizem a vossa matricula e que tenham um bom ano lectivo.

Saudações Académicas
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: 125 euros por disciplina

por Rafael Brites -

Magda, eu enviei esse requerimento em 19 de Agosto, e no info-alunos, a informação que esta la, é que ainda esta "A decorrer". Eu so estranho essa situação, porque enviei logo esse requerimento, e ainda na esta deferido, dai as minhas duvidas em relação a veracidade desses deferimentos. Segundo a RGA, estavam a ser deferidos os requerimentos, mas será que ainda estao a deferir??

Em resposta a 'Rafael Brites'

Re: 125 euros por disciplina

por Ruben Gouveia -

Colega rafael, ainda não conheço nenhum aluno cujo requerimento tenha sido "aceite", por assim dizer... Até agora, todos os colegas com quem tenho mantido contacto, têm-me dito que o requerimento destes encontra-se "a decorrer". A minha encontra-se em estado semelhante.

Cumprimentos, Ruben Gouveia!

Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: 125 euros por disciplina

por Rafael Brites -

Eu tb nao conheço ninguem que ja tenha sido aceite... mas foi dito na RGA que havia requerimentos ja deferidos... as tantas é so para acalmar muitos de nos, nesta situação....

Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: 125 euros por disciplina

por Magda Ascensão -
Caros Colegas,

O que foi dito na RGA é que o Presidente do departamento tem emitido os processos como deferido . O que estou a dizer agora é que existe já um desses processos que obteve já o dito "deferido" pelo sector académico. Percebem a diferença, já existe uma pessoa que já tem o processo todo ok.

É assim, vocês fazem o requerimento no sector académico, esse requerimento chegou ao presidente do departamento e depois voltou para o sector académico que dá, ou não, o dito "deferido" final. O que estou a comunicar é que já existe pelo menos uma pessoa que já está regularizada. Achei que deveria facultar -vos esta informação não por apenas tranquilizar (porque já perdi a minha fé nestas novelas a algum tempo) mas sim para informar de um facto.



Saudações Académicos


Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: 125 euros por disciplina

por Eduardo Fermé -

Rafael,

Acho a tua resposta  "as tantas é so para acalmar muitos de nos, nesta situação...." injusta com os teus colegas da AAUMa.

Enquanto muitos alunos ainda estão de ferias (e celebraram ter mais uma semana), colegas teus como a Magda e o Luís Eduardo tem estado a trabalhar incansavelmente neste assunto por Vcs, contactando departamentos, advogados, lendo a legislação, preparando o texto do requerimento, etc., etc., etc.

Eu passei a teus colegas a informação de que um dos processos tinha sido deferido e dada a resposta a uma aluna.

Saludos,

Eduardo Fermé

 

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: 125 euros por disciplina

por Ruben Sousa -
Rafael,

Estou completamente de acordo com o Prof. Eduardo Fermé sobre o teu comentário, não é querendo andar a discutir mas acho isso um pouco injusto quando dizes que "é só para acalmar muitos de nós".
A AAUMa, mais precisamente a RGA e o Luís Nicolau e também com a colaboração de outros nossos colegas e professores, pelos quais agradeço desde já toda a dedicação, têm estado a trabalhar arduamente e tem sido uma "corrida" contra o tempo.
Enquanto que a maioria dos alunos estão de férias, nós na AAUMa preocupamo-nos sempre em trabalhar em prol dos alunos. Só para dar um exemplo, eu (secretário da RGA) tive uma reunião com o reitor juntamente com o Nuno Xavier (presidente da RGA) e o Luís Nicolau durante as férias de muitos alunos.
Por isso acho muito bem a Magda ter deixado a informação de que "existe já um desses processos que obteve já o dito "deferido" pelo sector académico." É fruto de todo o trabalho que tem andado a desempenhar e agora está a ser vista de forma muito injusta, assim como todos nós que temos andado a trabalhar para esta situação.


Quero agradecer a todos os alunos que compareceram na RGA, pelas propostas deixadas e aprovadas na reunião e pela intervenção dos alunos que foi fundamental.


Saudações Académicas,
Ruben Sousa
Em resposta a 'Ruben Sousa'

Re: 125 euros por disciplina

por Rafael Brites -
Colega Rúben Sousa, acredito claramente que muitos de vós têm trabalhado incansavelmente..e não estou a criticar esse facto...acredito que tenham estado sempre em "cima" das pessoas para resolver este assunto. Mas também têm que entender que os alunos que se encontram na posição de pagar balúrdios para frequentar esta universidade, comecem a ficar preocupados com esta situação. Em relação ao facto de haver alunos a festejar com a semana extra de ferias, posso dizer, que eu e alguns dos meus colegas, estamos já desde o fim de agosto/ inicio de setembro, a passar os dias na UMa, a estudar para exames de epoca especial, para tentar acabar o 1ºciclo e evitar assim pagar propinas extra. Mas com toda esta situação, começa a haver alguma "pressão" sobre nós, em ter de passar estas cadeiras.
Acho que neste momento,muitos alunos encontram-se nesta situaçao... Por isso em relação ao comentario que fiz, foi uma forma de desabafo.

Cumprimentos Rafael Brites
Em resposta a 'Rafael Brites'

Re: 125 euros por disciplina

por Eduardo Fermé -

Caros alunos,

Lamentavelmente, a aluna que tinha-me informado do deferimento equivocou-se de requerimento.  Hoje enviou-me um email a dizer que ainda não tinha tido resposta. Volta todo ao passo anterior.

Cumprimentos

Eduardo Fermé

Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: 125 euros por disciplina

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros Colegas,

Ao longo das últimas semanas houve várias informações sobre os despachos em causa e sobre as taxas que estavam a ser praticadas. Como é do Vosso conhecimento realizamos a RGA e foram tomadas algumas decisões que já foram postas em prática e que aguardam o seu resultado.
Contudo, solicitamos ao Sr. Reitor o alargamento dos prazos de inscrição nas UC do 2.º Ciclo. Pedimos que fosse exarado um despacho geral, mas a resposta que obtivemos foi que tal não era necessário pois a isenção seria alargada a requerimentos semelhantes.
Apesar de ainda existirem alunos sem reposta, foram relatados casos que o aluno já possui a inscrição da UC do 2.º Ciclo no histórico do Infoalunos e não existem pagamentos a efectuar na consulta do Infoalunos.
O Sr. Vice-Reitor refere que o pagamento estará condicionado a decisão do Senado, sobre este assunto, conforme a AAUMa já pediu inclusão na Ordem de Trabalhos. O Senado será no próximo dia 8/10. A informação que recebemos foi que "todos os alunos que tentaram inscrever-se nas disciplinas do 2º ciclo, foi-lhes facultado o direito à inscrição mesmo sem o pagamento, que fica para decidir em Senado."

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: 125 euros por disciplina

por Magda Ascensão -
Caros colegas,

É legitimo o receio que possam ter relativamente a actual situação de inscrição de cadeiras de 2 ciclo. Mas é necessário apelar a todos vós, efectuarem o requerimento em questão. É verdade que não sabemos se dará resultado ou não, mas a questão aqui é que nada tem a perder se o fizerem ok. Reparem é apenas um pedido de isenção, apenas um requerimento que não trará consequências monetárias para ninguém. O pior que poderá acontecer é que o requerimento venha indeferido e sendo esse o caso nada estarão a perder. Primeiro porque não estará a ser exigido nenhum pagamento e segundo porque podem sempre anular a inscrição.

Temos senado dia 8 de Outubro e apelamos a todos os representantes de alunos que colaborem, pois neste senado ficará decidido o pagamento ou não deste emolumento.

Saudações académicas
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: 125 euros por disciplina

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros,

Para relembrar o procedimento:

InfoAlunos>Menu Serviços > Requerimentos.
Em 'Tipo de Pedido', escolhem 'Outros pedidos'.
Depois escrevem o requerimento:
"Venho, por este meio, solicitar a minha inscrição nas UC (mencionam a(s) Unidade(s) Curricular(es) e os respectivo(s) ano(s) curricular(es)) pois não consegui realizar estas inscrições no acto da minha matrícula. Solicito igualmente a isenção do emolumento que estas UC podem ser alvo como opções complementares, visto não ser estudante extraordinário desta Universidade."
Depois fazem o envio do pedido.

Não se esqueçam de realizar a matrícula.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau
Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: 125 euros por disciplina

por Luís Eduardo Nicolau -
Caros Colegas,

Após a reunião de Senado Universitário de hoje, foi aprovado que:

Nos casos em que exista uma coerência científica entre os 1.º e 2.º ciclos de estudo e quando o 1.º e 2.º Ciclo possuam o mesmo valor de propinas, propomos que os estudantes que pretendam inscrição em unidades curriculares de Ciclos de Estudos subsequentes estejam isentos do pagamento de qualquer emolumento ou taxa extraordinária até ao limite de 60 ECTS.

E

Dado o processo de transição que os estudantes da UMa foram submetidos, propomos que os estudantes que em 2007/2008 concluíram o 1.º e 2.º Ciclo (no mesmo ano curricular) estejam isentos do pagamento de uma propina suplementar.

Logo, conseguimos que os estudantes que estejam no 1.º Ciclo não paguem qualquer taxa para inscrição em UC do 2.º Ciclo.

Certamente uma vitória de todos.
Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau.

PS: Foi também aprovado que os estudantes a tempo parcial paguem 70% da propina (em vez dos 100% que pagavam).

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: 125 euros por disciplina

por Magda Ascensão -
Caros colegas,

Chegou ao fim. Finalmente a novela que nos deixou pregados ao ecrã desde Agosto e tanta lágrima nos fomentou, teve um final feliz.

Quero aproveitar para agradecer a todos os alunos representantes que foram ao senado, principalmente aos dos outros cursos que foram solidários aos nossos problemas. Obrigada pela lição de solidariedade.

Pois graças a eles e aos professores no DME (e não só) que conseguimos no meio de tanta confusão ou má informação, apresentar o nosso problema e apelar ao bom senso. Muito obrigado a todos.


Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: 125 euros por disciplina

por João Matos -
Parabéns a todos os que lutaram! Quero agradecer à nossa Associação Académica e à Magda pela forma como nos apoiou e defendeu. Agradecimento especial a todos os alunos que compareceram na RGA e ajudaram a definir qual seria a nossa arma de luta!
Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: 125 euros por disciplina

por Eduardo Fermé -

>Dado o processo de transição que os estudantes da UMa foram submetidos,

> propomos que os estudantes que em 2007/2008 concluíram o 1.º e 2.º Ciclo

>(no mesmo ano curricular) estejam isentos do pagamento de uma propina

>suplementar.

Acescento que isto foi extendido para os alunos do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário que acabem a Lic e o Metrado simultaneamente no 2008/2009.

Saudações,

Eduardo Fermé

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: 125 euros por disciplina

por Marlene Camacho -

Bem, eu não podia deixar de vir aqui para dar os parabéns a todos os que lutaram por esta causa. Pela forma como lidaram com esta situação, pela paciência que tiveram em esclarecer todas as nossas duvidas  e pela motivação. Muitos parabéns e obrigado.

Saudações,

Marlene Camacho

Em resposta a 'Marlene Camacho'

Re: 125 euros por disciplina

por Ruben Gouveia -

Boa noite,

Devo dizer que após tantos alguns infelizes acasos, esta notícia de teve um doce sabor a vitória...

Um muito obrigado à Magda Ascenção, ao Eduardo Nicolau, ao professor Fermé, a todo o pessoal da associação ... enfim, a todos os que lutaram incansavelmente para que esta situação tivesse este feliz desfecho... Sem vocês a lutar por nós, nada disto seria possível...

Um aluno muito agradecido, Ruben Gouveia!

Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: 125 euros por disciplina

por Vitor Ferreira -
Boa noite, venho aqui também agradecer todos os que lutaram por esta vitória e para que os alunos se unissem neste momento menos bom que nos afectou a todos. Esperemos que sirva de exemplo para o futuro.
Vítor Ferreira