Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Eduardo Marques -
Número de respostas: 0

Título: Desenvolvimento de um Sistema IoT com Diferentes Formas de Interação

Autor: Filipe Alexandre Nóbrega Moura

Local: Sala de Documentação do CEE e Sessão Zoom 88419847692 (senha 620728)

Dia/Hora: 9 de abril de 2021, 15:00

Resumo

A Internet das Coisas tem vindo a crescer de forma galopante, pois o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode tornar tudo mais inteligente. A IoT inclui todos os dispositivos e objetos que podem ser conectados permanentemente à Internet, comunicar entre si e trocar dados.
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema IoT com suporte a diferentes formas de interação do utilizador com o sistema, nomeadamente, com uma aplicação web, com uma aplicação móvel e com um assistente virtual. Este sistema possui microcontroladores que incluem sensores e atuadores, dispersos num edifício ou casa. Um sistema desta natureza gera uma enorme quantidade de dados. Devido a isto, os dados foram armazenados numa base de dados na cloud.
Para a criação do sistema, foram estipulados os requisitos funcionais e não funcionais e desenhada a arquitetura do sistema. A arquitetura é constituída por um módulo microcontrolador, um servidor central, por brokers MQTT, por uma base de dados remota, por sensores e atuadores, por um website, aplicação móvel e por uma skill na Alexa. Para os microcontroladores, foram usados NodeMCUs, que são equipamentos de baixo custo, com suporte a ligações WiFi. No que diz respeito ao servidor central, que consiste numa API REST, fica hospedado num Raspberry.
Foram realizados testes de usabilidade a cada uma das aplicações desenvolvidas. Para estes testes, foi usado o questionário SUS (System Usability Scale). Por fim, foram realizadas instalações em três casas para que os utilizadores pudessem interagir por mais tempo com o sistema. O objetivo destas instalações foi poder inferir qual a melhor forma de o utilizador final interagir com um sistema desta natureza.