Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

by Karolina Baras -
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Título: Processo de Análise, Planeamento e Interface das redes para o Projeto dos Manuais Digitais da SER

Autor:   José Guilherme Lopes Silva


Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 24/06/2021 14:30 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

Os projetos de digitalização do ensino estão progressivamente a integrar-se nas escolas, quer a nível nacional como a nível internacional. A digitalização do ensino é uma forma complementar de aprendizagem com recurso à tecnologia, que adiciona novas formas de aquisição de conhecimento aos métodos do ensino convencional. Em 2019, na Região Autónoma da Madeira (RAM) surgiu uma iniciativa de cariz tecnológico designada Projeto Manuais Digitais na qual os alunos, através de tablets, acedem aos manuais escolares e a uma plataforma de ensino-aprendizagem. O bom funcionamento deste projeto depende de redes de comunicação que garantam uma boa qualidade de serviço no acesso dos dispositivos aos conteúdos pedagógicos e a outros recursos didáticos de caráter digital. A principal contribuição deste projeto de mestrado é a proposta de um processo claro, preciso e completo, para auxiliar as escolas na análise, planeamento e implementação de redes de comunicação que suportem o Projeto dos Manuais Digitais, com foco nas suas Redes de Área Local Sem Fios (sigla do inglês Wireless Local Area Network, WLAN). O processo foi criado tendo em conta a realidade das escolas da RAM, direcionado na avaliação das capacidades necessárias ao suporte dos utilizadores, das aplicações e nas questões de gestão, manutenção, segurança e desempenho. Para a validação do processo proposto, este foi comparado com a metodologia de planeamento e projeto de redes informáticas apresentada pelo Edmundo Monteiro e Fernando Boa Vida [8], além disso, foi ainda aplicado como caso de estudo numa escola da RAM. A análise comparativa com esta metodologia revelou que o processo proposto possui as fases que são típicas numa metodologia de planeamento e projeto. Os resultados obtidos com a sua aplicação prática demonstraram que o mesmo é adequado para o planeamento destas redes, tendo em consideração as características físicas das escolas da RAM e dos seus recursos humanos, permitindo a estas um guia simplificado para um processo complexo e, assim, economizar tempo e recursos.