Provas Públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas Públicas de Mestrado em Engenharia Informática

by Karolina Baras -
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Título: Apresentação e Análise do Ecossistema para Desenvolvimento Mobile em Multiplataforma

Autor:   Ricardo Lucas Jardim

Local: Anfiteatro 2 e Sessão Zoom

Dia/Hora: 22/11/2021 11:00 Anfiteatro 2 e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

Esta tese foca-se em problemas identificados no mercado das tecnologias Cross-Platform; na enorme variedade de soluções disponíveis; no conhecimento dos diferentes comportamentos, estruturas, custo e esforço de implementação em comparação com o desempenho desejado; e por fim, a falta de guias analíticos não só a nível de implementação, mas também, de compatibilidade e escalabilidade tornando-se difícil para um developer escolher a melhor solução a utilizar. Diversos investigadores empenharam-se em criar soluções para alguns destes problemas, criando comparações entre tecnologias de desenvolvimento mobile, identificando as suas vulnerabilidades e problemas que possam limitar alguns aspetos no desenvolvimento de aplicações. Do mesmo modo, dedicaram-se em criar métodos para avaliar uma tecnologia de desenvolvimento mobile, desde questionários ao público alvo, ao desenvolvimento de provas de conceito para realização testes de desempenho e benchmarks. Nesta tese tentamos juntar contribuições de diversas áreas de estudo na avaliação de ferra-mentas e tecnologias para a criação de aplicações mobile Cross-Platform. Desenvolvemos, uma revisão de literatura extensiva de forma a identificar as principais diferenças entre as tecnologias mobile nativas e Cross-Platform; uma análise individual das várias tecnologias Cross-Platform; e uma análise comparativa entre várias tecnologias Cross-Platform em conjunto com uma componente quantitativa abordando os developers. Os nossos resultados demonstram que a tecnologia que providenciou um melhor desempenho nos casos de teste foi o Xamarin. Observou-se ainda que a tecnologia Cordova tem vantagens a nível de consumo de recursos. Por outro lado, os developers para o desenvolvimento de aplicações mobile, têm preferência nas tecnologias Ionic e React Native. Verificou-se, também, que o consumo de recursos depende da solução criada pela tecnologia e não da abordagem que segue. As tecnologias analisadas apresentam semelhanças, na escolha de linguagens, estruturas de código, entre outros, porém também possuem limitações idênticas, sendo que o maior problema localiza-se na área da manutenção de uma aplicação.