Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0

Título: Aumentando a Usabilidade dos Sistemas Gestores de Exposições Interativas para Curadores de Museus

Autor:   João Baptista Coelho Freitas

Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 24/11/2022 14:30 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

A investigação sobre os museus e património cultural tem-se centrado no envolvimento da experiência do visitante em exposições interativas e na forma como esta experiência pode ser apoiada e melhorada, em vez de se centrar no processo e práticas de conceção dos curadores dos museus que criam as exposições interativas. Os curadores dos museus são responsáveis por moldar experiências nos espaços museológicos e devem estar envolvidos na idealização de ferramentas interativas como atores ativos no desenvolvimento do processo de conceção tecnológica. Pelo facto destes profissionais terem a responsabilidade de cuidar, manter e divulgar o património cultural existente, estes são frequentemente denominados Profissionais do Património Cultural (PPC). A inclusão da tecnologia digital pode ser vista como o desejo de comunicar material invisível presente nos museus, tornando os visitantes mais conscientes do seu ambiente. Contudo, se as ferramentas de criação de experiências interativas forem difíceis de utilizar, estas podem dificultar e prejudicar o entendimento dos curadores. Da mesma forma se as experiências interativas criadas pelos curadores forem difíceis de consumir e manipular, estas podem distrair os visitantes de se envolverem nas exposições. Esta tese apresenta um sistema que procura auxiliar os curadores de museus na conceção de ferramentas interativas, de forma fácil e intuitiva. Além disso, é também apresentado um protótipo de aplicação móvel, de fácil utilização, que permite que os visitantes dos museus, consigam usufruir das experiências interativas criadas pelos curadores do próprio museu. Como forma de validar o sistema procedeu-se à realização de 4 casos de estudo distintos. Todos os casos de estudo tiveram lugar na Ilha da Madeira, mais precisamente na cidade do Funchal e envolveram 3 diferentes museus. Contabilizando todos os casos de estudo efetuados, foram possíveis obter dados referentes a um total de 9 curadores e 59 visitantes.