Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Eduardo Marques -
Número de respostas: 0

Título: Home Assistant versus Hubitat

Autor: Josué Duarte de Sousa Ferreira

Local: Sala de Documentação do CEE e Sessão Zoom 94403707063 (senha 101453)

Dia/Hora: 10 de janeiro de 2023, 14:30

Resumo

A tecnologia da Internet das Coisas (ou Internet of Things) faz com que cada objeto que esteja à nossa volta permaneça ligado a Internet sem necessidade de qualquer intervenção humana, por outras palavras pode estabelecer a comunicação diretamente com outras máquinas.
A mesma situação acontece nas nossas casas, que começaram a incorporar parte da tecnologia IoT, visto que os dispositivos inteligentes se tornaram cada vez mais acessíveis para qualquer utilizador que esteja interessado. Geralmente, os dispositivos inteligentes fazem parte de apenas uma aplicação de um determinado fabricante, mas opcionalmente, podemos implementar os dispositivos em sistemas operativos que permitem controlar múltiplos dispositivos inteligentes de vários fabricantes.
Este documento explora este tópico dos sistemas operativos para casas inteligentes, estudando os dois sistemas, Home Assistant e Hubitat que foram propostos para o desenvolvimento desta tese. Esta tese fornece uma visão geral do conceito das casas inteligentes e explora os conceitos e os projetos que estejam relacionados com tema, descrevendo as arquiteturas, as vantagens e as desvantagens ao comparar estes dois sistemas.