Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Jenny Coelho -
Número de respostas: 12
Olá,
este email é mais direccionado para a professora da Prática de PE, Délia Gouveia, uma vez que é para lhe pedir para disponibilizar no Moodle as soluções e se possível a resolução dos exercícios das folhas 3 e 4 que não foram resolvidos nas aulas de modo a poder verificar se as minhas resoluções estão certas.
Agradeço desde já a atenção.
Em resposta a 'Jenny Coelho'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Elias Rodrigues -
Olá!
Julgo que este não é o sítio apropriado para enviar mensagens pessoais ou que são destinadas a um pequeno grupo de pessoas.
Eu recebo todas estas mensagens (ou posts) no email, para não ter de estar sempre a vir ao moddle e para receber mais depressa alguma mensagem que possa ser importante.
Proponho um simples exercício matemático:
Supondo que existem 360 pessoas no moodle a receber as mensagens no email e que cada uma gasta 10 segundos a ler e a apagar cada mensagem, qual é o tempo gasto no total por cada mensagem enviada?

Saudações académicas

Elias Rodrigues
Em resposta a 'Elias Rodrigues'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Jorge Canha -
Exactamente. Nem eu poderia dizer melhor. Maior parte das mensagens importantes que recebo sobre a universidade estão aqui ... e já começo a estar farto de pequenas mensagens, tal como foi referido pelo sr. Luís, de carácter pessoal, que me são enviadas através deste fórum global.

Saudações.
Em resposta a 'Jorge Canha'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Jenny Coelho -
Olá,
desde já quero dizer que só adicionei este tópico no fórum global porque não tenho conhecimento do email da professora Délia e porque não consegui adicioná-lo no fórum da disciplina devido a uma erro pelo qual não tenho culpa.
Desde já peço desculpa pelo incómodo causado (apesar de eu todos os dias receber emails sobre coisas como onde nos podemos encontrar, etc,) e coisas que não me interessam mas não mando emails a dizer a todo o momento que não tenho intesse em recebe-los.
E já agora gostava de dizer que este é ponto de interesse para muitos alunos uma vez que necessitamos dessa informação. Penso que um pouco de tolerância não ficava nada mal (até na maneira como se dizem as coisas).
Mais uma vez peço desculpa pelo transtorno causado as pessoas que me responderam por terem recebido uma mensagem pela qual não tinham interesse.
Ah e mais uma coisa, se isso acontecer mais alguma vez penso que o mais fácil a fazer será apagar a mensagem sem lê-la, que é o que a maioria do pessoal faz (eu inclusivé eu todos os dias).
Obrigada!!
Saudações Académicas!!!!
Em resposta a 'Jenny Coelho'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Délia Gouveia Reis -

Boa tarde.

Como provavelmente já tiveste oportunidade de verificar, as soluções das folhas 4 e 5 já estão disponíveis no Moodle. Conforme informei nas aulas, apenas disponibilizo as soluções e não as resoluções.

Qualquer dúvida, gabinete 2.110(DME) ou pelo e-mail delia@uma.pt, conforme consta da página do DME.

Atenciosamente

Délia Gouveia

Em resposta a 'Jenny Coelho'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Vitor Gonçalves -
Boas.

Realmente se não conseguias adicionar a topico no forum da disciplina, ainda tinhas uma outra alternativa, que era enviar directamente a professora via moodle.
Passo a explica como:
Por baixo do link que dá entrada a cadeira de Probalidade e Estatica tem o nome da Prof Delia Gouveia. No qual carregavas e aparecia uma outra pagina e tinhaa a opçao de enviar a mensagem via moodle ( ou U2U, como quiseres chamar).

Melhor forma demonstrando entao segue este link:
http://moodle.dme.uma.pt/user/view.php?id=25&course=1

E desta forma nao usavas um espaço que serve pra situaçoes erm relação a universidade e ate mesmo situações de debate sobre a sociedade, e não para coisas tão pequenas como esta.
Mas tens razao, realmente era dificil saber como é que se envia uma mensagem directamente a uma pessoa via moodle ( U2U), especialmente para uma aluna de 3º ano de Engenharia Informatica.

No que toca a tolerância, ate essa mesma tem limites. Mas como ja sabemos vem a velha historia," ah ja bastava apagar ", "Ah so bastava ignorar". Mas digo te o mesmo bastava aprender, mas como sei que os alunos são umas vitimas do sistema,que são uns pobres coitados e que não se pode dizer nada porque se pode feriar a auto estima do aluno ,etc.Então deixa para la.

Vou ser tolerante contigo e para outros, inclusive para o " Arlindo Castilho" que ainda não percebeu a diferença entre criar um topico e enviar um "reply".

Enfim....
Em resposta a 'Vitor Gonçalves'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Jenny Coelho -
Olá, novamente,
como disse na última mensagem que aqui deixei: peço desculpa por ter utilizado o fórum global para uma mensagem que não diz respeito a todos, mas parece que esta parte da mensagem foi ignorada especialmente pelo colega Vítor Gonçalves. De facto não me lembrei que podia obter o email da professora através do site do DME (erro meu) e como também disse não consegui mandar mensagem pelo Moodle porque estava a dar um erro (não é erro meu). Não respondi por me terem chamado a atenção, pelo contrário, respondi porque recebo mensagens com conteúdos que considero "coisas mais pequenas" as quais ninguém comenta, mas a minha... mas ok, decidiram usar a minha como forma de chamar a atenção.
De qualquer modo peço mais uma vez desculpa por toda esta confusão.
Atenciosamente.
PS: quanto a parte "... especialmente para uma aluna de 3º ano de Engenharia Informática" sinceramente nem sei o que te responder, mas posso te dizer que não tens o direito de me julgar nesse campo, nem a mim nem a ninguém, por isso da próxima vez pensa antes de julgares alguém que não conheces.

Em resposta a 'Jenny Coelho'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Carlos Faria -
Boas! Acho que deviam era ajudar as pessoas que têm mais dificuldade...em vez de criticar!!...Logo que seja para apontar o dedo a alguém estão sempre disponíveis...ah pozé!!...um pouco mais de tolerância e menos egoísmo não ficava mal a ninguém!não acham?!!..

Saudações académicas!
Em resposta a 'Carlos Faria'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Raquel Camacho -
Boa tarde!

Caro colega Carlos Faria, ajudamos quando achamos que devemos ajudar e criticamos quando achamos que devemos criticar!

Este tópico é apenas um exemplo do mau uso que os alunos dão a este espaço! Não só não sabem como usar um fórum, como ainda mostram que não sabem como se informar. Digo isto porque a colega Jenny Coelho pediu desculpas por criar este tópico, mas fez isso apenas porque não sabia como contactar a professora Délia.

Cara colega, se não sabia como fazer isso pelo moodle, talvez fosse bom ir ao site do DME e lá encontra o nome de todos os docentes e os seus emails ( http://dme.uma.pt).

Mas lá está, não sabemos nos informar... Tudo tem que estar à frente dos olhos, senão fazemos um drama!

E agora, colega Carlos Faria? Ajudei ou critiquei?

Peço desculpa se feri sensibilidades.

Atentamente,
Raquel
Em resposta a 'Carlos Faria'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Vitor Gonçalves -
Boas.

Carlos Faria, tens razão. Vamos ensinar quem quer aprender.

Eu para recompensar o meu erro de ter sido "egoista", vou dar links de documentação que ajudam a perceber o funcionamento do moodle:

Um FAQ para os estudantes:

http://docs.moodle.org/en/Student_FAQ


Alguns tutoriais e exemplos:

http://docs.moodle.org/en/Student_tutorials
http://docs.moodle.org/en/Student_documentation_examples

Um mini curso sobre o moodle:
http://moodle.org/course/view.php?id=34
( tem que primeiro entrar como visitante e procurar)

"Todos" estes documentos estao em ingles( outros em linguas como francês e espanhol,etc) mas como se diz no ditado "nao há bela sem senão". Contudo tenho a plena confiança que os alunos que não percebem o funcionamento do moodle irão ler a documentação necessaria, mesmo com o obstaculo que é o ingles...ou não.

Mas caso não conseguiam, sempre há alternativa de postar nesta secção :
http://moodle.dme.uma.pt/mod/forum/view.php?id=315

Que tem o propósito de servir de apoio ao moodle.

Dito isto Carlos Faria, vais reparar no numero de pessoas que iram continuar a cometer os mesmo tipos de erros. Porque na verdade nao é uma questao de "egoismo" das pessoas que "sabem", mas sim uma questão de preguiça das pessoas que não sabem.

Se reparares na tua universidade, um professor que não ensine toda a materia que vem para a frequencia, e que esse mesmo professor diga para complementarmos a materia atraves de documentação e/ou aprendizagem autodidacta é criticado fortemente e visto como mau professor independentemente das suas capacidades pedagógicas. A verdade crua é que os alunos ( não todos) querem tudo de mão dada.

Sinceramente,
Vitor.

P.S.: Os links não são directos, mas basta copiar e colar no browser.

Em resposta a 'Vitor Gonçalves'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Carlos Faria -

Boas! Caro Vitor, irá haver sempre pessoas a cometer o mesmo erro, mas acho que fizes-te muito bem em colocar estes tutorials. Pois podes vir a ajudar pessoas que têm mais dificuladade ou que não sabiam usar o Moodle! E quem sabe, até podes ter contribuído para que esse número de erros baixe um pouco.

Apenas acho que deve prevalecer o espírito de entre-ajuda, apenas será benefico para todos! E um pouco de respeito não fica mal a ningúem! Convem este assunto ficar por aqui e não entrarem em discussões desnecessárias! Apenas pensem um pouco antes de falar!

Saudações caros colegas! E bons estudos!

Em resposta a 'Jenny Coelho'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Vitor Gonçalves -
Boas.

Jenny Coelho, eu te peço desculpa se realmente foi no teu topico que foi chamada a atenção sobre o desconhecimento de como o moodle funciona, por parte de muitos utilizadores.

Eu por outro lado acho que deveria haver ,bom senso aliado a um bom guia de utilização, para os "novatos" nestas comunidades saberem como é que funciona o moodle. Mas nao é dificil encontrar documentação como provei neste topico.

No que toca a esta frase " "... especialmente para uma aluna de 3º ano de Engenharia Informática" não me interpretes mal, nao te queria chamar burra ou algo assim( talvez um bocadito preguiçosa), e se interpretaste dessa forma te peço as minhas humildes desculpas, não era esse o meu objectivo.
O meu objectivo com essa frase é demonstrar que o sistema educacional não funciona, isto porque tu como és de informatica acima de outros cursos deverias saber como funciona o moodle, que é um forum. Mesmo que não soubesses, pelas caracteristicas do teu curso, que supostamente te da a capacidade de aprendizagem autodidacta ( pelo tamanho que é o mundo da informatica) conseguiras encontrar a documentação necessaria para perceberes o funcionamento do moodle. Como tu ves, eu na verdade estava a criticar o sistema educacional (no qual tu e eu fazemos parte) com os professores, pais, sociedade etc.

Espero que tenhas entendido o meu ponto de vista, e ja agora boa sorte para amanha.

Sinceramente,
Vitor.
Em resposta a 'Vitor Gonçalves'

Re: Resolução de Exercicios das Folhas 3 e 4 de PE!

por Jenny Coelho -
Caro Vítor, compreendo perfeitamente que a tua intenção tenha sido chamar a atenção para os "novatos", agora há muitas maneiras para o fazer e se calhar nunca se deve fazé-lo como tu o fizeste. Sinceramente nem ia responder mais de modo a não prolongar esta "discussão", mas sinceramente acho um total descaramento vires pedir desculpa e me chamares de "... um bocadito preguiçosa" logo depois. Volto a repetir que de facto errei e assumi isso logo de início, agora não tolero que alguém que nem conheço me venha chamar de preguiçosa. Acho melhor aprenderes a respeitar os outros e só depois vires chamar a atenção. E não me venhas dizer que esse não foi o teu objectivo.
E sim entendi o teu ponto de vista.
Espero que tenhas um bom semestre!!!
Sinceramente, Jenny.