Rede wireless no telemóvel

Rede wireless no telemóvel

por A. Sousa Catanho -
Número de respostas: 8
Bom dia,

Alguém sabe me dizer como configurar o telemóvel (Nokia N82) para aceder à rede wireless da UMa?

Agradecia. sorriso
Em resposta a 'A. Sousa Catanho'

Re: Rede wireless no telemóvel

por João Pedro Mota -
Olá,

O semestre passado tentei fazer o mesmo, mas desta feita com um N81, e o núcleo de informática disse que não sabia fazer essa configuração.

Tenta pesquisar em forums da Nokia como configurar redes WPA Empresarial, para nokias.


Em resposta a 'A. Sousa Catanho'

Re: Rede wireless no telemóvel

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Olá. O principal problema que existe está relacionado com o software que gere a placa sem fio do telemóvel muitas das vezes não compatível com as definições actuais das redes e-Ua e eduroam. Um dos grandes problemas é o facto de a Universidade não utilizar certificados para a autenticação , pois isso facilitaria e muito a configuração em dispositivos móveis.

Contudo deixo-te aqui um link que poderá te ajudar.
http://www.gbar.dtu.dk/index.php/Eduroam

Cumprimentos, Núcleo de Informática

Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Rede wireless no telemóvel

por Maurício Gouveia -
Eu estou também com problemas em configurar, mas neste caso um pda htc touch cruise, por exemplo configurei-o com o router de casa porque quando acabei de instala-lo ele deu-me uma chave de segurança que coloquei no pda e assim pude acessar. É possivel alguem do nucleo publicar essa chave, ou existe outra maneira?
Em resposta a 'Maurício Gouveia'

Re: Rede wireless no telemóvel

por Sandro Correia -
Olá, boa noite

Para dispositivos Windows Mobile, seja WM5, 6 ou 6.1 o procedimento é o mesmo:

1. Instalar o SecureW2 para Windows Mobile (http://www.securew2.com/products/eapsuite/);
2. Reiniciar o PDA;
3. Configurar a rede e-Ua.

Será provavelmente no 3º ponto que surgem as maiores dificuldades, rapidamente fica:

- Network name (ou SSID) é a e-Ua;
- Connects to "The Internet";
- Marcar a caixa "This is a hidden network";
- A autenticação é Open, com encriptação WEP, marcar a caixa "The key is automatically provided";
- Marcar a caixa "Use IEEE 802.1x network access control";
- Escolher o EAP tyme como SecureW2 TTLS;
- Nas propriedades do SecureW2, deixar o separador Connection tal como está, no Certificates temos de desmarcar a verificação do certificado;
- Finalmente, a Authentication é PAP, com User Account igual ao nr de aluno e pin. O Domain deve ficar em branco.

Como em qualquer pc windows, OK, Finish e esperar que a rede se ligue. Em alguns pda's este processo demora 1 a 2 minutos, noutros é necessário reiniciar, ligar e desligar o wireless até funcionar. Convém fazê-lo numa zona onde o sinal seja forte.

Podem consultar algumas imagens de todo o processo aqui: http://www.mobilidades.net/2007/09/29/como-configurar-a-rede-eduroam-no-pocketpc/

Cuidado que o artigo foi escrito em 2007, quando a eduroam era destinada a todos os alunos, pelo que os campos descritos devem ser adaptados à e-Ua, normadamente o SSID, autenticação e encriptação (WPA para Open e TKIP para WEP).

Boa sorte

Sandro Correia, Núcleo de Informática da UMa
Em resposta a 'Sandro Correia'

Re: Rede wireless no telemóvel

por A. Sousa Catanho -
Bom dia,

Agradeço a intenção de ajuda, mas o meu telemóvel (Nokia N82) não é um PDA e não me parece que o secureW2 dê.
Queria saber se alguém me podia dizer como configurar o ponto de acesso, directamente no telemóvel. Talvez seja melhor procurar em fóruns como se faz, como já foi dito.

Obrigado na mesma. sorriso
Em resposta a 'A. Sousa Catanho'

Re: Rede wireless no telemóvel

por Sandro Correia -
Correcto Alexandre, mas repara que outras pessoas aproveitaram o tópico para perguntar e a minha resposta foi nesse sentido.

Tal como qualquer outro equipamento, penso que a Nokia deve ter algum cliente de TLS compatível com a e-U/eduroam. Não juro, mas tenho a impressão que já vi alguém com um N95 a navegar...