Sobre a utilização do Moodle.

Sobre a utilização do Moodle.

por Eduardo Fermé -
Número de respostas: 4

Caros alunos,

(desculpem os erros de português)

Tenho seguido a ultima troca de emails do Moodle, relativa a utilização do mesmo. Definitivamente, o nosso Moodle não é o Ebay, nem uma rede social tipo Facebook, nem o Diário de Noticias, nem um blog.

O nosso Moodle foi implementado no DME com a intenção de ser um canal de comunicação da nossa comunidade académica sobre a nossa vida na UMA. Se quiserem, uma espécie de placard electrónico, onde podemos comunicar-nos com o resto da comunidade: alunos, docentes, funcionarios.

Para nos docentes, constitui uma ferramenta importantíssima para conhecer as vossas opiniões. Ao longo destes anos tivemos debates sobre politica universitária, sobre as propinas, sobre mão funcionamento de alguma/s disciplina/s, sobre os laboratórios, etc., etc., etc.

O Moodle funciona porque vos podeis expressar livremente. De nada serve um espaço de participação, se a participação está censurada ou restrita.

Isto leva (e levou) a excessos. Muitas vezes recebemos mensagens que não deveriam estar no Moodle. Da minha parte, por exemplo,já fui insultado no Moodle ou foi-me faltado o respeito. O mesmo aconteceu-lhe a alunos e outros professores.

Poderíamos ter sancionado os alunos, ter-os banido do Moodle, etc., etc., etc.

O resultado qual teria sido? Provavelmente reprimir ao resto dos alunos na sua liberdade de expressão e no seu desejo de participar. Criar na comunidade dos alunos a autocensura. Isto acabaria com o que o Moodle representa.

O outro extremo (enviar qualquer coisa o tempo todo), também provocaria acabar com o Moodle.

Qual é a solução?

O Moodle tem que auto regular-se. Se uma pessoa errou ao enviar uma mensagem ao fórum, quer no conteúdo, quer na forma, simplesmente mostrar-lhe que fez mal.

A vossa colega Ana Capelo diz:

“... errei em ter colocado isto aqui, mas também acho que não é preciso exagerar. Peço desculpa pelo transtorno causado a todos, principalmente aqueles que não me deram uma "descasca" , porque os outros fizeram exactamente o que eu fiz, que foi encher a caixa das pessoas, enfim...”

Concordo com ela. Errou na mensagem. Ponto. Os que deram uma “descasca” também erraram.

Se quisermos que o Moodle funcione (e têm funcionado bem até agora) e só ter em consideração duas palavras:

RESPEITO + TOLERÂNCIA 

Se não estamos dispostos a isto, bem vale então fechar o Moodle.

Saludos e bom fim de semana,

Eduardo Fermé

Presidente DME

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: Sobre a utilização do Moodle.

por Hildegardo Noronha -
Obrigado pela atenção prestada a este problema.

Gostaria de propor uma solução:

-Penso que o sector de informática pode desactivar o envio de Emails relativos ao fórum principal (raramente alguém o utiliza para algo produtivo), deixando activos os envios respeitantes às Notícias (muitas vezes importantes) e a eventos relativos às cadeiras e possíveis fóruns das mesmas (ambos também importantes).

Esta solução elimina o SPAM desnecessário, do qual já todos estamos fartos, mantendo a funcionalidade inicial do Moodle e sem fechar o fórum geral ou censurar ninguém.


-Para não deixar os colegas que querem saber informações relativas a certas cadeiras e, uma vez que a solução acima retira qualquer divulgação das suas questões, deixo um apelo aos docentes das respectivas cadeiras para que abram um fórum no local do Moodle relativo à sua cadeira.

Obrigado e desculpem também a minha quota parte de posts menos correctos.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Sobre a utilização do Moodle.

por Ricardo Gonçalves -
E o que acontece aos assuntos relativos ao nosso departamento que nada têm a ver com as cadeiras ?, "raramente alguém o utiliza para algo produtivo" ...raramente, o que significa que este chega a ser usado para algo produtivo. não quero deitar abaixo o que foi dito, é uma boa ideia mas será a melhor opção ? ...Sinceramente concordo com o que o Sr.Eduardo disse em relação ao moodle...especialmente sobre "De nada serve um espaço de participação, se a participação está censurada ou restrita" e "Moodle tem que auto regular-se. Se uma pessoa errou ao enviar uma mensagem ao fórum, quer no conteúdo, quer na forma, simplesmente mostrar-lhe que fez mal" ....neste segundo caso obviamente não são necessárias 10 pessoas para o mostrar. Portanto por mim o moodle pode continuar da maneira que está, é uma questao como foi dito por um colega nosso Carlos Lucas...de ler o assunto ver aquilo que nao nos interessa selecionar e apagar que nada mais do que meros segundos perdemos.

Ricardo Gonçalves
Em resposta a 'Ricardo Gonçalves'

Re: Sobre a utilização do Moodle.

por Jorge Lopes -
Seria tambem uma boa ideia criar um forum separado do moodle para ser possivel postar informacoes menos uteis ou ate comicas, um forum standard como qualquer um que se encontra na internet, talves criado e moderado pela AAUMA.... ou talves manter as coisas como tao e seguir em frente.
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Sobre a utilização do Moodle.

por João Lopes -
Pois, tens a mesma opinião que eu.
Há o fórum das notícias, há o fórum global e há um forum em cada (algumas só pelos vistos!) cadeira. Devia haver separação. Eu gostava de porder receber apenas os emails que me dizem respeito, isto é, as notícias e os avisos das cadeiras em que estou inscrito. Os off topics do Fórum Global normalmente não me interessam. Uma subscrição individual para cada fórum/cadeira é que era.