Caros alunos,
(desculpem os erros de português)
Tenho seguido a ultima troca de emails do Moodle, relativa a utilização do mesmo. Definitivamente, o nosso Moodle não é o Ebay, nem uma rede social tipo Facebook, nem o Diário de Noticias, nem um blog.
O nosso Moodle foi implementado no DME com a intenção de ser um canal de comunicação da nossa comunidade académica sobre a nossa vida na UMA. Se quiserem, uma espécie de placard electrónico, onde podemos comunicar-nos com o resto da comunidade: alunos, docentes, funcionarios.
Para nos docentes, constitui uma ferramenta importantíssima para conhecer as vossas opiniões. Ao longo destes anos tivemos debates sobre politica universitária, sobre as propinas, sobre mão funcionamento de alguma/s disciplina/s, sobre os laboratórios, etc., etc., etc.
O Moodle funciona porque vos podeis expressar livremente. De nada serve um espaço de participação, se a participação está censurada ou restrita.
Isto leva (e levou) a excessos. Muitas vezes recebemos mensagens que não deveriam estar no Moodle. Da minha parte, por exemplo,já fui insultado no Moodle ou foi-me faltado o respeito. O mesmo aconteceu-lhe a alunos e outros professores.
Poderíamos ter sancionado os alunos, ter-os banido do Moodle, etc., etc., etc.
O resultado qual teria sido? Provavelmente reprimir ao resto dos alunos na sua liberdade de expressão e no seu desejo de participar. Criar na comunidade dos alunos a autocensura. Isto acabaria com o que o Moodle representa.
O outro extremo (enviar qualquer coisa o tempo todo), também provocaria acabar com o Moodle.
Qual é a solução?
O Moodle tem que auto regular-se. Se uma pessoa errou ao enviar uma mensagem ao fórum, quer no conteúdo, quer na forma, simplesmente mostrar-lhe que fez mal.
A vossa colega Ana Capelo diz:
“... errei em ter colocado isto aqui, mas também acho que não é preciso exagerar. Peço desculpa pelo transtorno causado a todos, principalmente aqueles que não me deram uma "descasca" , porque os outros fizeram exactamente o que eu fiz, que foi encher a caixa das pessoas, enfim...”
Concordo com ela. Errou na mensagem. Ponto. Os que deram uma “descasca” também erraram.
Se quisermos que o Moodle funcione (e têm funcionado bem até agora) e só ter em consideração duas palavras:
RESPEITO + TOLERÂNCIA
Se não estamos dispostos a isto, bem vale então fechar o Moodle.
Saludos e bom fim de semana,
Eduardo Fermé
Presidente DME