Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

por João Lopes -
Número de respostas: 25
Boas noites.
Gostava de saber que outras bolsas de estudo existem disponíveis para os alunos da UMa além da bolsa fornecida pela Acção Social. Mais agradecia que me informassem sobre os métodos e requisitos para nos candidatarmos a elas.

Obrigado desde já
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Bolsas de Estudo

por Luís Ferreira -
Caro João,

A única bolsa de estudo que conheço que está disponivel para os alunos da UMa, além da fornecida pelos SASUMa, é a bolsa da Fundação Social Democrata da Madeira. Infelizmente, parece que chegamos um pouco "atrasados", pois pelas informações que constam no site da instituição (www.fsdm.org), a bolsa de estudo só será atribuida aos alunos que já a recebiam no ano lectivo transacto. Resta esperar e ficar atento a uma possivel (ESPERO EU) mudança de atitude por parte da FSDM, pois 900.00€ anuais fazem muita diferença.

Também já ouvi falar numa bolsa de estudo concedida pelo Joe Berardo, mas não possuo quaisquer informações quanto à mesma.
Cumprimentos.

Luís Ferreira
Em resposta a 'Luís Ferreira'

Re: Bolsas de Estudo

por Robert Serrao -
Caros colegas,

Lamento informar-vos, mas hoje mesmo telefonei para a Sede da Fundação Social Democrata para perguntar se iriam de facto aceitar novas inscrições para alunos não bolseiros desta mesma fundação. Infelizmente, a resposta que obtive, foi de que como no ano passado houve muitas inscrições, este ano a FSDM não terá vagas disponíveis para novos alunos, e que tal só será possível para o próximo ano, visto que vários alunos bolseiros desta fundação, acabarão a licenciatura nessa altura.

Portanto, quem já estava contando com esta bolsa para este ano, e que ainda não era aluno bolseiro desta fundação, como é o meu caso, pode ir tirando o "cavalinho da chuva" que não há nada para ninguém (pelo menos da parte desta fundação). :-/

Cumprimentos,

Robert Serrão
Em resposta a 'Luís Ferreira'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
O caso das Bolsas de Estudo da Fundação Social Democrata já seria de esperar... foram angariando bolseiros como propaganda politica e depois já nem pagavam as bolsas...
Sou bolseiro da Fundação, e tanto eu como todos os outros temos bolsas em atraso...

Por isso não é de admirar que este ano não haja candidatos...

A bolsa da Fundação Berardo segundo sei também está disponível para alunos da UMa, podem fazer a vossa candidatura no caminho do Amparo depois é aguardar o resultado.

Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Tânia Sofia Nascimento -
 Pois é! Realmente a fundação tem algumas bolsas em atraso, no entanto tarde ou cedo elas acabam por chegar à conta dos bolseiros e para quem tem realmente necessidade de usufruir delas, em qualquer altura são benvindas.
Em resposta a 'Tânia Sofia Nascimento'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Eu nunca disse que não eram bem vindas...a constatação foi de que a entrega das bolsas estava atrasada... e isso foi um compromisso assumido pela Fundação quando atribuiu a bolsa de que seria um pagamento mensal de 100 euros, logo está a falhar ao acordado. PONTO foi isso que disse

É claro que se vier 900 no último mes, será útil na mesma, mas não vai servir para pagar as despesas do mês de outubro nem de janeiro...
Espero ter-me feito entender..pois pelos vistos há muita gente por aqui que tem uma certa aptidão para deturpar as palavras dos outros..
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Juan Pardau -

Os atrasos são de facto uma chatice e a angariação de bolseiros com fins de "propaganda política" também.

Tenho uma sugestão que serve toda a gente!

O Maurício Rodrigues não se candidata à bolsa em protesto contra a propaganda e evitando a chatice dos atrasos e abre assim espaço à candidatura do João Lopes.

O Maurício evita melindres, o João fica com 900 euros de bolsa e os dois ficam contentes.... ou será que não?

Eu vou-me candidatar porque, com atrasos ou não, a bolsa dá muito jeito.

Não me importava nada, aliás aplaudia efusivamente (e fazia a candidatura a todas), se existissem outras bolsas do género.

Cumprimentos e boas férias a todos!

Em resposta a 'Juan Pardau'

Re: Bolsas de Estudo

por Francisco Silva -

Já que o pessoal que aqui circula está mais informado que eu a nível de bolsas de estudo, será que podiam postar as moradas dos sítios que fornecem bolsa ou então o site.

Agradecia imenço

Obrigado pela vossa colaboração

Em resposta a 'Francisco Silva'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
A da Fundação Social Democrata é em frente a junta de freguesia de Sto. António, e a da Fundação Berardo é no caminho do Amparo do lado direito de quem desde o stand de automóveis dos piornais.
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Francisco Silva -

Fui pelo caminho do Amparo a baixo e não encontrei o lugar da fundação berardo. Por favor, será que podia ser mais específico acerca da localização?

Agradecia imenso

Obrigado

Em resposta a 'Francisco Silva'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Hummm deixa ver se consigo...
é o seguinte descendo o caminho do Amparo, passas por um capela continuas a descer, depois de passares pelo Stand de Automóveis no lado direito tem uma entrada logo antes de um prédio em construção entras (é entrada do condomínio mas não tem problema), vais sempre até ao fundo sobes as escadas e viras à direita numa porta com um vidro escuro é aí.
Em resposta a 'Luís Ferreira'

Re: Bolsas de Estudo

por Yesika Reinolds -
O mal da sociedade é preservar os lugares de quem esta a mais tempo, criando maus hábitos. Fazendo com que as pessoas não lutem, pois já tem um "lugar" garantido.

Portugal alimenta drogados em vez de investir no que realmente interessa nos estudantes, que somos o futuro, é por isso que Portugal esta como esta. Se fossemos drogados nos davam um subsídio e seringas, mas como somos estudantes.... :(

Na minha opinião essa bolsa da Fundação Social Democrata da Madeira devia abrir um concurso e só a tinha quem realmente a merecia e não quem tivesse já lugar garantido, mas eu não passo de uma mera estudante.

Cumprimentos e Boas ferias.


:D
Em resposta a 'Yesika Reinolds'

Re: Bolsas de Estudo

por Vera Silva -

Boas!!

Não stressem por causa de bolsas de estudo, o que importa é conseguirem passar as cadeiras todas no tempo previsto, e não estarem à espera de bolsas de estudo aprovador.

Afinal vieram para a UMa à procura de quê? De tirarem uma licenciatura ou à procura de bolsas de estudo pensativo?

Sei até que ponto as bolsas de estudo são importantes no apoio dos estudos, mas para quem precisa delas e não as consegue tem sempre a possibilidade de recorrer a créditos bancários para estudantes.

Na minha opinião o estado deveria apoiar mais os estudantes, mas infelizmente vivemos num país que tem por lema "Safe-se quem puder" triste.

Tenham mas é umas férias descansadas porque já em Setembro voltamos à "carga".

Em resposta a 'Vera Silva'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Pois, acontece que para muitos, não conseguir bolsas de estudo implica um grande sacrifício económico para a família, é com o dinheiro das bolsas estudo que muita boa gente paga as propinas, logo que se não houver bolsa será complicado se manter na universidade muito menos "passar as cadeiras todas no tempo previsto...

Quanto aos créditos bancários para os estudantes, não sei até que ponto isso é uma boa solução... Pode ser uma solução durante o curso mas e depois..???
Se não encontrarmos emprego como é que vai ser para pagar as prestações?? É porque da maneira que as coisas estão, não sei se será muito aconselhado estar a contar com "o ovo da galinha"...mas sim é uma solução.
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Bolsas de Estudo

por Azevedo . . -

Bolsa é que não faltam...

Para além das já referidas:

bolsa de mérito, ver alínea m) http://www.uma.pt/aauma/index.php?option=com_content&view=article&id=571:unidade-de-assuntos-academicos&catid=72:informacoes

bolsas de formação http://www.citma.pt/

bolsas de partidos politicos http://www.fsdm.org/home.asp

E muitas mais se procurares...

Eh pá, chega a uma altura que mais vale estudar e manteres as bolsas do que te arriscares a trabalhar.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos

Jesuíno Azevedo

Em resposta a 'João Lopes'

Re: Bolsas de Estudo

por Morgado Dias -

Caro João,

Além das diversas bolsas referidas pelos seus colegas e pelos docentes, existem também periodicamente bolsas associadas a projectos e trabalhos de investigação. Algumas destas bolsas são para alunos de 1ºciclo, como as bolsas BII.
Para ter essa informação poderá consultar o Moodle, uma vez que normalmente são publicitadas aqui.

Com os melhores cumprimentos,

Morgado Dias
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Bolsas de Estudo

por João Lopes -
@Muito obrigado a todo pelas respostas. Espero que esta thread tenha ajudado mais gente que não eu.
A bolsa da Fundação Barardo não está apenas disponível aos alunos madeirenses que estão deslocados (p.e., no continente)? Esta fundação concede bolsas a quem tem a bolsa do Governo Regional, que por sua vez só as concede a quem está a estudar fora, se não estou em erro).

@Juan Pardau
Dizer ao Maurício que deixe a FSD para eu receber bolsa é - além de não viável, porque se não há vagas, não há - disparatado, muito obrigado.

@Vera Silva
Eu stresso por causa da minha bolsa exactamente porque quero poder ir para a universidade e passar as cadeiras todas. Crédito não é uma opção porque não gosto de dever nada a ninguém. pensativo
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Bolsas de Estudo

por Juan Pardau -

Como é óbvio (?), o meu post anterior tem um cariz irónico.

Era bom que as bolsas da FSDM viessem todos os meses? Claro que sim mas a verdade é que já ajudaram, ajudam e ajudarão muitos alunos madeierenses no seu trajecto no Ensino Superior e os atrasos só se verificaram este ano.

Além do mais, não me parece correcto rotular como propaganda política o aumento do nº de bolseiros pois, que eu saiba, nunca a nenhum candidato foi sugerido ou imposto qualquer tipo de posicionamento político e se outra fundação ou entidade aumentar o nº de bolseiros ninguém se insurge classificando esse aumento como sendo propaganda.

Em resposta a 'Juan Pardau'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
"Mais cego é aquele que não quer ver"...
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Robert Serrao -
Ora bem, quanto à localização da Fundação Berardo, acho que já não existem dúvidas, mas o que ainda ficou por esclarecer, foi a questão que o nosso colega João Lopes colocou no seu post mais recente. Agradecia que alguém que soubesse dar resposta a essa pergunta, por experiência própria ou não, partilhasse essa mesma informação neste tópico, pois também partilho a mesma dúvida.

Cumprimentos,

Robert Serrão
Em resposta a 'Robert Serrao'

Re: Bolsas de Estudo

por Mauricio Serrão Rodrigues -
Os alunos da escolha Hoteleira também possuem bolsa da Fundação Berardo...e não estão no continente...
O que aconselho a quem quiser se candidatar é ir la e se informar, e caso não seja indicado nada em contrário é preencher a papelada e aguardar...não custa nada..
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Luisa Lopes -
Neste endereço http://www01.madeira-edu.pt/dre/ges/bolsas.htm encontram todas as bolsas disponíveis.

A bolsa do Berardo pode ser atribuída apenas a alunos que possuam a bolsa do Governo Regional, a qual, por sua vez, é atribuída a estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino superior fora da Região, ou aos alunos do Porto Santo a estudar na Madeira.

A bolsa do Berardo é de 25% o valor da bolsa do Governo Regional.

Atenção que algumas datas neste site não estão actualizadas.

Quando à situação que o Maurício descreveu, acerca dos alunos da escola hoteleira, poderá ser uma excepção, pois não estão contemplados na descrição da bolsa em questão.

Cumprimentos

Luisa Lopes
Em resposta a 'Mauricio Serrão Rodrigues'

Re: Bolsas de Estudo

por Ruben Sousa -
Caros colegas,

É sempre necessário ter em atenção os requisitos das bolsas de estudo. Digo isto porque, como disse o Maurício, os alunos da Escola Hoteleira (EPHTM) têm direito a uma bolsa de estudo.
Na altura em que lá estava, esta bolsa era concedida a quem tinha média de 12 valores, no mínimo.
Actualmente não sei como está, mas penso que se mantêm os critérios.
Os alunos da EPHTM recebem a dita bolsa por estarem num curso profissional e não na Universidade. Agora não sei se é concedida a outros cursos profissionais ou não.
Penso que a EPHTM e a Fundação Berardo devem de ter algum protocolo.

Portanto, penso que não se aplica as mesmas condições para alunos da EPHTM (que é uma escola profissional) e a alunos da UMa vs estudantes do Continente.