Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Hildegardo Noronha -
Número de respostas: 9
Espero que estejam todos a ter umas boas férias e, para os que estão a acabar os vossos projectos, boa sorte ;).

Para os que ainda não sabem, este ano passa a ser obrigatório o preenchimento dos inquéritos, antes da inscrição. O próprio sistema não deixa fazer a inscrição sem que os inquéritos estejam preenchidos.

Existem dois pontos que gostaria de focar aqui:
  • Os inquéritos são um opinião, o que, a meu saber, era suposto ser um direito e não um dever / obrigação (e privar os alunos da inscrição caso não os preencham é muito mesquinho);
  • A função destes mesmos inquéritos é avaliar diferentes aspectos da cadeira, do docente, do aluno e vários outros aspectos relacionados. Obrigar os alunos a preencherem os inquéritos é uma decisão triste, pois muitos preencherão de forma aleatória por terem sido obrigados.
No fim, o que vocês conseguirão com esta bela medida é ainda mais descontentamento mas também o que vocês queriam com esta medida: cobertura a 100% dos alunos (apesar de que a maioria será preenchida com dados inválidos).

Por isso têm os meus parabéns por ainda mais uma má medida - que já são praxe na altura das inscrições.

PS: Eu sei a importância dos inquéritos e acho a melhor solução para melhorar / afinar certos aspectos das cadeiras. Mas torná-los obrigatórios irá tornar os resultados inválidos. Sejam mais originais e, por exemplo, façam como alguns professores e passem os inquéritos no fim de um exame ou na última aula para os alunos se "entreterem" enquanto o professor faz um discurso final.

PPS: Por favor, acabem com este tipo de medidas tomadas em cima do joelho que todos os anos atormentam os alunos na altura das inscrições.

PPPS (sim, mais um :p): Evitem começar uma guerra. Se quiserem dar os vossos pontos de vista, façam-no com calma e civismo. Se não, podem deixar este post isoladinho que ele não morre de solidão :p
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Jorge Lopes -
Suponho que a causa de isto ser obrigatório é o facto de nos anos anteriores os estudantes ignorarem estes inquéritos, devia de haver uma escolha do género: "recuso-me a preencher este inquérito"
Uma opção semelhante existe, basta dizer que a percentagem das aulas idas foi de 0%, ele põe as outras opções a cinzento e ta la, é claro que ninguém deve fazer isto, quem realmente foi as aulas deve preencher estes inquéritos, eles são importantes para os professores, para os alunos que perderam e para os alunos que vão aceder as cadeiras pela primeira vez.
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Hildegardo Noronha -
Sim, penso que deve ser essa a razão. Mas daí até obrigar. Ainda por cima no acto da inscrição, o qual costuma levantar problemas só por si.

Supondo que um inquérito dura aproximadamente 5min a preencher, eu que fiz 10 cadeiras, tenho que perder quase 1h em inquéritos.

Suponho que quem tomou esta decisão esteja em alguma praia paradisíaca, ao sol e rindo enquanto pensa nos alunos todos a perder 1h a preencher inquéritos e a "resmungar" mau.

E sim, essa opção seria mais que lógica, mas como são obrigatórios...

E viva a ditadura - na brinca língua de fora
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Luís Eduardo Nicolau -
Olá Hildegardo,

Acho importante fazer alguns esclarecimentos sobre os inquéritos:

- Os inquéritos servirão, entre outras coisas, para que a UMa elabore o relatório (que será público) sobre a concretização do processo de Bolonha, que é obrigatório por lei.

- Os inquéritos actuais serão revistos pelo Conselho Pedagógico. Contudo, para este ano lectivo ainda não foi possível. O Conselho Pedagógico do Colégio reuniu, pela primeira vez, no mês de Julho para aprovar o novo Regulamento de Avaliação. Infelizmente, não houve tempo para mais.

- Desde a tomada de posse do novo reitor a Universidade (estudantes, professores e funcionários) tem feito um grande esforço para por em prática os novos Estatutos com a criação dos órgãos, regulamentos, organização dos serviços, etc.

- Os inquéritos são obrigatórios para realização da matrícula até certo ponto. Podes pedir para Universidade que a tua matrícula não esteja condicionada ao preenchimento destes inquéritos. Acho que é um direito de todos. Mas quanto mais inquéritos forem preenchidos, mais conclusões podem ser tiradas.

No novo ano lectivo serão realizadas eleições para muitos órgãos da UMa. Inclusive para as Direcções de Curso que compõe o Conselho Pedagógico do Colégio (50% estudantes 50% professores). Estará em todos nós a concretização de várias mudanças.

Bem, umas boas férias para ti e para todos. Também posso esclarecer que não estou numa praia paradisíaca e também não fui eu quem criou a regra :-)

Abraço, Tucano.

PS.: Fica, para todos, uma sugestão de leitura sobre uma boa gestão na FEUP. Temos muito que aprender com todos.
Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Jorge Lopes -
Aproveito para dizer que há muita gente receosa de fazer estes inquéritos porque pensam que não são anónimos.
Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Hildegardo Noronha -
Olá Luís.

Eu reconheço a importância destes relatórios e nunca lhes retirei importância mas também temos de reconhecer que obrigar não será a melhor solução.

Eu tenho as minhas dúvidas se é um direito. Se fosse haveria uma opção durante a inscrição para não fazê-los. E lá só diz que somos obrigados ou não há inscrição. Mas como já referido aqui as conclusões tiradas estarão muito longe de correctas pois muita gente preencherá tudo contrariado e para despachar.

Nunca me referi a ti e devias sabê-lo. Quanto à regra consigo imaginar a sua origem.

Cumprimentos, pessoal.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Sónia Nunes -

Olá

Compreendo a opinião de todos, mas vejamos as coisas por outro lado. Não será melhor dar um feedback à nossa universidade, sobre tudo aquilo que lá se passa? Será que muitos de vós já não sentiu vontade em fazer uma reclamação sobre alguma situação? Pois bem, acho que os inquéritos devem servir para isso mesmo, dar opinião, avaliar, criticar, relatar factos e dar sugestões, de tudo aquilo que estamos ou não de acordo! Foi para isso que serviram os meus inquéritos, na esperança que a nossa UMA, seja muito melhor :-)

O momento da verdade é mesmo este! É verdade, que torna-se cansativo fazer tantos inquéritos na mesma altura, mas acho que "alguém" (mesmo esse que está numa "praia paradisíaca, ao sol e rindo") deve de os ler, e dar-lhes alguma importância.

Não consideram importante classificar as aulas e os profs? Eu considero! Só assim é possivel, que este "alguém" tome consciência da realidade vivida pelos alunos e a verdade sobre os professores.

No entanto tenho uma sugestão, que quero deixar aqui, acho que seria muito melhor para os alunos acabar um semestre e fazer logo de seguida os inquéritos desse mesmo semestre, e não um acumulado de inquéritos no fim do ano lectivo. Assim, torna-se menos cansativo para os alunos e também tudo estava mais fresco na nossa memória.

Obrigada a todos por este tempo de antena :-)

Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por João Lopes -
Eu nem sabia da existência destes inquéritos porque ainda agora cá cheguei. Mas posso dizer que não me importo nada em preencher os inquéritos e te-lo-ia feito mesmo se não fosse obrigatório. Mas o que me decepciona bastante é saber que, ao passar de um punhado de inquéritos para 100% de cobertura a qualidade das respostas vai cair muito drasticamente e não vai fazer referência à realidade REAL, mas à realidade do depachanço :P
Mas pronto, lembrem-se de responder adequadamente naquelas cadeiras que toda a gente se queixa, pelo menos. A ver se alguém lê os questionários de modo a gerar mudança na nossa universidade ;)
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Inquéritos (obrigatórios) nas Inscrições

por Norberto Freitas -
Custa-me a compreender certos colegas ao afirmarem que a resposta aos inquéritos é um massacre mas também ninguém está a dizer que é para fazerem tudo de uma vez. Daí que foi enviado um email para todos acerca dos inquéritos antes das matrículas e da possível demora na resposta.

Dos colegas que duvidam do anonimato dos inquéritos têm tudo menos medo, têm preguiça em responder, não têm criticas construtivas, não têm capacidade de mostrar os pontos a favor nas cadeiras e são egoístas porque não querem responder para cadeiras que já passaram e que já não lhes interessa.

Sou a favor dos inquéritos serem obrigatórios e já deviam ter sido há mais tempo.

Boas férias