Dúvidas na inscrição

Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Número de respostas: 26
Boas.

Surgira-me três problemas durante a inscrição que gostaria que alguém me esclarecesse. Uso o fórum e não os serviços académicos pois penso que mais pessoas encontraram/rão estes problemas.

1- Como tenho duas cadeiras atrasadas, logo preciso de passar os normais 60 créditos. Mas o sistema diz que não os posso ultrapassar. Pelo que sei, posso me inscrever até aos 75 créditos em cada ano. Estou a fazer Mestrado (sem cadeiras de qualquer outro curso ou do 1º ciclo) logo acho estranho desta vez não poder ultrapassar os 60 créditos.

2 - Fiz, no passado ano, 6 cadeiras do Mestrado enquanto acabava o 1º ciclo. Fi-las como opção complementar e agora o sistema não as contabiliza para o mestrado (mas apareceu uma nota a dizer que elas estavam feitas mas não eram contadas - não sei bem o que querem dizer com aquilo). A pergunta é: no final deste ano (e supondo que consigo fazer todas as cadeiras) o Mestrado está acabado sem problemas? Ou tenho que fazer algum papel ou falar com alguém para arranjar aquilo?

3 - O Mestrado em Eng. Informática exige certo número de créditos em certas cadeiras de certas áreas (desculpem a repetição ;) ). Acontece que essas informações não aparecem lá e a lista de cadeiras presentes na página do mestrado é ambígua - existem cadeiras em mais do que uma categoria. Existe alguma lista em que me possa apoiar para escolher as cadeiras?

Desde já obrigado.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Ruben Gouveia -
Boa tarde Hildegardo,

Eu e inúmeros colegas nossos encontram-se na mesma situação. Já me tentei informar sobre uma possível solução para este problema, contudo todas as minhas tentativas foram fracassadas.

Ano após ano sucedem-se confusões na altura das matrículas. Enfim..
Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: Dúvidas na inscrição

por Vitor Ferreira -

Boa tarde a todos!

Devo dizer que infelizmente sofro do mesmo problema. Quer dizer até poderia concluir o processo de matrícula. No entanto, as opções complementares efectuadas no ano passado (3º ano) não teriam então sido contabilizadas misturado, ou melhor, não teriam sido tidas em conta nas regras de conclusão do Mestrado de Engenharia Informática. Tal como tu, Rúben, não consegui até agora obter uma resposta acerca do problema.

Apesar disto tudo, e embora não tenha a ver muito com o assunto desta thread, devo elogiar a melhor organização do processo de matrícula, uma vez que somos informados que devemos preencher o inquérito mctes (obrigatório, o que não sabia de todo língua de fora) e somos devidamente informados que temos de preencher os "inquéritos para Bolonha", antes de prosseguir com a matrícula.

Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Marlene Camacho -

Boa tarde a todos,

relativamente às duvidas sobre a renovação da matricula, essas duvidas podem ser esclarecidas no sector académico.

Ontem passei por lá, e segundo o funcionário, para os alunos que tenham a licenciatura (1.º ciclo) concluida, é necessário:

Fazer um requerimento de um certificado de conclusão da licenciatura que pode ser sem diploma (é mais barato) e o certificado de habilitações, através do infoalunos.

É necessário também, preencher o boletim de candidatura (2.º ciclo) que se encontra no site da Uma, junto ao edital do respectivo curso.

Depois devem se dirigir ao sector académico para afectuar esse pedido, até dia 11 de Setembro.

Segundo o que percebi, relativamente as cadeiras de mestrado já feitas, que de momento se encontram como opções complementares, é feito depois um pedido de equivalências dessas cadeiras.

O porquê destas equivalências é que não sei responder.

De qualquer das formas, devem esclarecer as duvidas no sector académico.

cumprimentos,

Marlene

Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Luís Eduardo Nicolau -
Olá Hildegardo,

Vou colocar aqui as respostas do Gabinete de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas (GDAI):

1- Como tenho duas cadeiras atrasadas, logo preciso de passar os normais 60 créditos. Mas o sistema diz que não os posso ultrapassar. Pelo que sei, posso me inscrever até aos 75 créditos em cada ano. Estou a fazer Mestrado (sem cadeiras de qualquer outro curso ou do 1º ciclo) logo acho estranho desta vez não poder ultrapassar os 60 créditos.
Aqui parece haver alguma confusão. O limite de 60 créditos só pode ser ultrapassado por cadeiras repetidas, ou seja, os 15 créditos a mais têm de pertencer a cadeiras que já frequentou em anos anteriores mas não as fez. No entanto nos mestrados de Engenharia, existe a possibilidade de os alunos se inscreverem até um máximo de 75 ECTS. Devido a problemas vários isto não estava a ser contemplado nas inscrições. O próprio regulamento de funcionamento dos 2ºs ciclos é omisso nesta questão. Para a próxima semana isto ficará resolvido. Entretanto quem já se inscreveu e pretende alterar a sua inscrição, poderá fazê-lo no InfoAlunos, sem custos adicionais (à semelhança do ano passado), a partir da próxima semana até ao dia 7 de Setembro.


2 - Fiz, no passado ano, 6 cadeiras do Mestrado enquanto acabava o 1º ciclo. Fi-las como opção complementar e agora o sistema não as contabiliza para o mestrado (mas apareceu uma nota a dizer que elas estavam feitas mas não eram contadas - não sei bem o que querem dizer com aquilo). A pergunta é: no final deste ano (e supondo que consigo fazer todas as cadeiras) o Mestrado está acabado sem problemas? Ou tenho que fazer algum papel ou falar com alguém para arranjar aquilo?
As cadeiras feitas como opção complementar contam para o curso onde estão inseridas, mas não contam para efeitos de limite de créditos na inscrição do aluno (obviamente). A mensagem que aparece pode não estar muito clara mas é este o significado. Caso preencha as condição estabelecidas nas regras de conclusão do curso onde está inscrito, o aluno fica automaticamente com o curso feito. As regras de conclusão estão definidas em Diário da República aquando da publicação do curso em causa. Podem ser consultadas no site da UMa em Ensino > Planos Adaptados a Bolonha - 1º, 2º e 3º Ciclos.


3 - O Mestrado em Eng. Informática exige certo número de créditos em certas cadeiras de certas áreas (desculpem a repetição ;) ). Acontece que essas informações não aparecem lá e a lista de cadeiras presentes na página do mestrado é ambígua - existem cadeiras em mais do que uma categoria. Existe alguma lista em que me possa apoiar para escolher as cadeiras?
Com Bolonha mudou a forma de estruturação dos cursos. O que se exige dos alunos é que façam um determinado número de créditos (ECTS) em determinadas áreas (definidas no plano de conclusão já referido anteriormente) e em determinados níveis (cada cadeira, além da área científica tem também um nível associado - Básico, Intermédio ou Avançado). É perfeitamente indiferente qual a cadeira que o aluno faz (caso seja de Opção) desde que seja da área científica e nível exigidos. Em caso de dúvida convém perguntar ao Director de curso qual a cadeira que é mais aconselhável.
A informação da área científica das cadeiras, de facto não está a aparecer para as cadeiras de Opção, no acto da inscrição (isto será corrigido assim que nos for possível), no entanto podem ver esta informação nos planos publicados no portal (ou até no próprio InfoAlunos).


Espero ter respondido às perguntas. de qualquer forma, convém avisar os alunos que caso tenham dúvidas mandem um email para webmaster@uma.pt

---
Espero que as respostas ajudem. Fica o agradecimento ao GDAI pela ajuda e disponibilidade.

Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Marlene, eu sei que estas coisas esclarecem-se no Sector Académico (ou não). Mas, como referi anteriormente, aqui, mais pessoas vêm o seu problema resolvido. E talvez alguém já soubesse a solução, evitando muita gente ir engrossar as filas que já devem estar maravilhosamente grandes.

Obrigado pela partilha de informações e pelo tempo que perdeste no Sector Académico.

Luís, muito obrigado pelas respostas claras e no ponto grande sorriso. Mas existe só um pequeno problema: onde referiste "no site da UMa em Ensino > Planos Adaptados a Bolonha - 1º, 2º e 3º Ciclos", repara, por exemplo, na 1ª cadeira de Mest. Info.

-Aplicações Centradas em Redes - Redes;
(e, 7 cadeiras abaixo)
-Aplicações Centradas em Redes - Informática.

Esta não é a única cadeira que está classificada sob várias áreas científicas (de forma incorrecta, penso eu). Existe também uma completa omissão de cadeiras nas restantes áreas científicas requeridas pelo curso em questão.

Mais uma vez, muito obrigado a ambos por nos ajudarem.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Ruben Gouveia -
Hoje dirigi-me ao sector académico, e deram-me exactamente a mesma informação que deram à colega Marlene (contudo, a meu ver, não pareceram muito convictos na resposta).

Não deixo de ter algumas duvidas:

1º- Sempre tive a ideia que em Bolonha não seria necessário proceder a candidaturas para ingressar no 2º ciclo de estudos, sendo que transitávamos "normalmente" entre o 1º e 2º ciclo.

2º- Serão disponibilizadas vagas para TODOS os alunos que se encontram na mesma situação que eu (que terminaram o 1º ciclo, e entretanto estejam a candidatar-se ao 2º ciclo)?

Nota: Fui informado que apenas poderíamos proceder à inscrição até 60 créditos, sendo que caso fossem ultrapassadas, teríamos de pagar 120€ p/ cada cadeira a mais...

Obrigado, desde já, a todos as pessoas que encontram a ajudar a solucionar este problema.
Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: Dúvidas na inscrição

por Vitor Ferreira -

Hoje também dirigi-me ao sector académico, tendo-me sido dada a mesma informação que foi dada à nossa colega Marlene. Fiquei com as mesmas dúvidas, mas no entanto, duvido que tenhamos de fazer a candidatura, uma vez que, o funcionário lá presente deu-me a entender que era a única hipótese viável, quando lhe falei em fazer a matrícula pelo infoalunos. Ele mencionou que quando se chegava ao final do processo, dava um erro qualquer. Por causa da questão das opções complementares, nunca tentei concluir o processo de matrícula, mas vou tentar agora, dado que sempre se pode alterá-la?!

Também agradeço a todas as pessoas que tentaram solucionar este problema, especialmente o nosso Presidente da AAUma.

Em resposta a 'Vitor Ferreira'

Re: Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Vitor,
eu, pelo menos, consegui concluir a minha inscrição. Faltam duas cadeiras e não sei se as que estão são as correctas (por motivos já atrás citados) mas a inscrição foi terminada com sucesso - ou pelo menos foi o que o sistema disse. Acontece que a fiz já tem uns dias e o sistema pode ter sido alterado.

De qualquer forma não tenciono fazer candidatura para nada. Fiz a minha inscrição pois, como o Rúben diz, devemos passar, automaticamente, para o segundo ciclo. Penso que os funcionários só estão informados de novas candidaturas (alunos de fora da UMa que querem Mestrado) pois as nossas inscrições não são supostas passar por eles, mas sim serem feitas no infoalunos.

De qualquer forma penso que a melhor acção a tomar será fazer a inscrição e esperar uma ou duas semanas para que resolvam a situação e depois corrigimos a inscrição. E entretanto pode ser que surja mais informação ou um comunicado no moodle ou algo do género.

E também partilho o sentimento de agradecimento a todos piscar.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Clinton Jorge -
Preenchi os inquéritos todos e nem consigo chegar ao passo 3 da inscrição/matricula pelo infoalunos: "NÃO FORAM ENCONTRADAS RESTRIÇÕES DE CRÉDITOS APLICAVÉIS AO ALUNO ---> 1 ".
Em resposta a 'Clinton Jorge'

Re: Dúvidas na inscrição

por Maurília de Nóbrega -
Foi através do Safari? se sim, é esse o motivo de não avançar. Pelo menos foi o que me aconteceu...
Tenta com o Mozilla ou outro navegador.
:)
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Ruben Gouveia -
Tentei falar com o nosso director de curso, contudo foi-me dito que este encontra-se de ferias.. Toda esta situação começo a deixar-me preocupado, pois apenas falta uma semana para as inscrições acabarem, e continuo literalmente "às cegas" sobre o que fazer.

Quando à suposta candidatura ao mestrado, nao entendo a sua utilidade, visto que presentemente consigo inscrever-me, através do Infoalunos, nas cadeiras de mestrado. Sendo assim, e de supor que já me encontro a frequentar no mestrado de Eng. Informática (ou estarei enganado?)

Estou seriamente a pensar em seguir o exemplo do Hildegardo, e inscrever-me através do Infoalunos. Apenas estou preocupado com as tais cadeiras que não foram creditadas (e o tal limite das 60ects).

Cumprimentos, Rúben Gouveia
Em resposta a 'Ruben Gouveia'

Re: Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Tenho boas notícias, tanto velhas como novas, para ti.

As velhas é que estou inscrito no Mestrado há já uns dias. Tenho "provas" no infoalunos e tenho o PDF. Não fiz qualquer concurso, simplesmente fiz a inscrição normal através do infoalunos. A menos que seja expulso por alguma razão, penso que estou inscrito e irei frequentar o Mestrado sem fazer nenhum concurso ou meter mais papelada ou pedir requerimentos ou...

As novas é que, após a inscrição (e só reparei hoje) as cadeiras feitas o ano passado, como cadeiras suplementares ou extras de mestrado, ficam contabilizadas. Sim, elas não aparecem no acto da inscrição mas depois aparecem lá todas piscar. Evitem é se inscreverem outra vez nas mesmas língua de fora (a menos que tenham de repetí-las, como é óbvio).

Edit: O limíte dos 60 créditos, pelo que percebi do Luís Nicolau, é de 75 créditos para o nosso mestrado (informática) e para os outros que são juntos (na ausência de melhor palavra).

Força e não stressem piscar.

PS: Já deviam de estar acostumados a estas situações na época de inscrições língua de fora.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Jorge Gonçalves -
A mim falta-me uma cadeira de 1º ciclo que vou fazer exame na época especial, mas não me aparece nada no infoalunos para inscrição no 2º ciclo. Ao passar lá no Sector Académico foi-me dito que era necessário uma candidatura, algo que achei estranho na altura.

Entretanto falta menos de uma semana para acabar inscrições, e isto anda na mesma confusão do costume.
Em resposta a 'Jorge Gonçalves'

Re: Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Jorge, deste, tu mesmo, a resposta: Ainda tens uma cadeira de 1º ciclo logo a inscrição de 2º ciclo não aparece.

O ano passado tinha duas cadeiras de 1º ciclo para fazer e a inscrição em 2º ciclo também não apareceu. Não sei como deves proceder, uma vez que vais fazer a cadeira em época especial mas o infoalunos está correcto.

A forma que procedi o ano passado foi me inscrever normalmente nas cadeiras de 1º ciclo e fazer as de 2º ciclo como cadeiras extra - o que me custou quase 250€ além das propinas.

Acho que as inscrições acabam a 7 de Setembro. De qualquer forma esse exame é depois da época de inscrições, certo? Logo, a melhor solução será ires aos serviços académicos.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Francisco Capelo -
Caro Hildegardo e restantes colegas,

Creio que esse extra não fosse necessário pagar. Pelo menos foi o que tinha ficado acordado. Os alunos de mestrado dos cursos de Engenharia podem fazer disciplinas de mestrado enquanto terminam a licenciatura sem custos adicionais à propina (que por sinal já é máxima), dado que o mestrado é necessário para que sejamos admitidos na Ordem.

Transcrevendo o ponto 2 do artigo 8º do "Regulamento do Ciclo de Estudos de Mestrado em Engenharia Informática da Universidade da Madeira":
« A propina devida pela frequência do Curso de 2º Ciclo de Estudos em Engenharia Informática é igual à fixada pelos órgãos da Universidade da Madeira para frequência dos cursos de 1º Ciclo de acordo com o Nº 2 do Artigo 27º do Decreto-Lei 74/2006, uma vez que a Ordem dos Engenheiros considera que a atribuição do título profissional de engenheiro exige um mínimo de 300 ECTS.»
Desta forma, não faria sentido pagar custos adicionais sobre cadeiras que somos "obrigados" a fazer no mestrado, já que terão que ser feitas à mesma...

Relativamente ao número de vagas que tem sido referido nos serviços académicos julgo ser algum lapso. Esse contingente deve existir, mas não para os alunos que terminaram no ano transacto a licenciatura (atenção que refiro-me sempre às Engenharias - não estou a par dos restantes cursos).

Transcrevendo o ponto 4 do artigo 7º do mesmo regulamento:
« Os alunos que concluam com sucesso o 1º Ciclo de Estudos em Engenharia Informática da Universidade da Madeira têm o direito a inscrever-se no ano lectivo seguinte no 2º Ciclo de Estudos em Engenharia Informática, sem necessidade de submissão a vagas ou numerus clausus. »

Saudações académicas
Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: Dúvidas na inscrição

por Hildegardo Noronha -
Francisco, crês mal. Eu e vários outros colegas fomos ch*lados em 243,04€. O que acontece é que podíamos fazer 60 créditos de 1º ciclo + 2º ciclo mas eu precisava de 75 então tive de pagar por duas cadeiras como se fosse aluno de fora da UMa. Esse assunto foi muito polémico (pois começou por mais que duplicar a propina "máxima") e acabou por ficar menos polémico mas ainda um pouco (porque o valor nunca desceu para 0€ mas sim para 243,04€, como atrás referido).

Por mim, se os serviços académicos decidirem que houve uma irregularidade e me quiserem devolver, estejam à vontade grande sorriso mas desconfio que a nossa perfeita UMa alguma fez cometa (leia-se "admita") um erro ou ilegalidade.

Sim (sem jurar pois não tenho fontes fidedignas), essas vagas são para alunos que vão concorrer ao Mestrado - alunos que acabaram licenciatura há anos e que, agora que existe Mestrado, concorrem. Tanto quanto sei, nos simplesmente... Continuamos sorriso.

PS: se, por milagre, a UMa admitisse erro e retorno dos 243,04€, penso que a minha prova de pagamento do infoalunos ia desaparecer, por igual milagre língua de fora ahah.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Ruben Gouveia -
Bem, pelos vistos a situação já se encontra resolvida.

Segui o exemplo do Hildegardo e fiz a inscrição através do Infoalunos. Já permitem a inscrição num numero máximo de 75ECTS, e as cadeiras previamente feitas ficaram todas creditadas.

Obrigado a todos pela disponibilidade!
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Importante - Re: Dúvidas na inscrição (documento com a listagem das cadeiras)

por Hildegardo Noronha -
Segue-se em anexo um PDF que indica as cadeiras necessárias para o Mestrado em Engenharia Informática e as suas respectivas áreas cientificas. Utilizem este documento para saberem quais as cadeiras que realmente necessitam e distribuir correctamente os vossos créditos pelas áreas necessárias.

Peço desculpa aos restantes cursos mas só tenho este documento. O mesmo foi-me facultado através do email do sector de informática da UMa. Por isso, se necessitarem (e caso o vosso curso esteja também incorrecto), penso que eles não se importarão de vos facultar a mesma informação relativa aos vossos cursos. Chamo a atenção que foi-me dito que iriam proceder à correcção por isso talvez não seja necessário mais contactos.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Importante - Re: Dúvidas na inscrição (documento com a listagem das cadeiras)

por jose miguel -
Será que ninguem reparou que quem tenha uma unica cadeira de licenciatura e que a tenha que fazer em epoca especial ... Fica condicionado a nao se porder candidatar ao mestrado do seu curso? .... Como este ano a entrada nao é automatica pelo menos no meu caso que ja tenho muitas cadeiras feitas de 4to ano nao sei nem se vou entrar no meu mestrado ... E faltando só 7 cadeiras para acabar os 5 anos nao sei o que fazer .... Alguma ideia?
Em resposta a 'jose miguel'

Re: Importante - Re: Dúvidas na inscrição (documento com a listagem das cadeiras)

por Celestino Gomes -
Pois, isso é algo que sinceramente não compreendo. Temos um curso em que supostamente o mestrado é INTEGRADO.
Para quem tem, por exemplo, 2 cadeiras da licenciatura por fazer, não se pode inscrever em cadeiras do mestrado! O aluno paga propina inteira ou parcial (70% desse valor) e passa o ano a fazer apenas as 2 cadeiras, a não ser que recorra da carteira e pague o novo valor de 128€ por cadeira adicional.
Porque é que os alunos não se podem inscrever directamente em cadeiras de mestrado, perfazendo assim os seus 60 ou 75 créditos anuais? Estamos a pagar bem por eles, digo eu..
Não é só a questão monetária (também muito importante), mas também em termos de tempo de estudos de um aluno, ficamos literalmente retidos mais um ano enquanto tivermos algum cadeirão de 1º ciclo por fazer.
Será que isto faz sentido?




Em resposta a 'Celestino Gomes'

Re: Importante - Re: Dúvidas na inscrição (documento com a listagem das cadeiras)

por A. Sousa Catanho -
Boas,

Sinceramente, não li todos os posts desta discussão, por isso peço desde já desculpa se eu disser alguma coisa com pouca lógica.
Talvez esteja a entender mal as vossas dúvidas, mas no que toca aos dois últimos posts, conheço alguns casos de pessoal que tinha poucas cadeiras de 1º ciclo para fazer, inscreveram-se nessas mesmas, sobraram créditos (dos 60 totais, penso eu) e acabaram por utilizar os restantes na inscrição em cadeiras de 2º ciclo. Isto pagando apenas uma propina, como é óbvio.
Também conheço casos iguais a este que acabei de vos contar, que pagaram os 120 e tal euros por cada cadeira "extra" que se inscreveram, mas apenas quando ultrapassaram os 60 créditos.

Pah... sinceramente e sem ofensa, não estou entendendo as vossas dúvidas em jeito de protesto. pensativo

PS: Mudaram as regras da coisa para este ano? Se calhar estou desinformado, não sei...
Em resposta a 'jose miguel'

Re: Importante - Re: Dúvidas na inscrição (documento com a listagem das cadeiras)

por Vitor Ferreira -
Se tens uma cadeira de 1º ciclo e 7 de 2º ciclo a fazer, isso perfaz 8 cadeiras = 8x7.5 = 60 ECTS. Penso assim que não terias de pagar "propinas" extra por cada opção complementar. Não te podes candidatar agora, mas somente no próximo ano, assumindo que fazes todas as 8 cadeiras este ano. A desvantagem seria que talvez terias de pagar as propinas no próximo ano lectivo, dado que te matricularias. Mas não tenho a certeza.
Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Dúvidas na inscrição

por Marlene Camacho -

Bom dia a todos,

Só para informar que também fiz a inscrição como todos vocês pelo infoalunos, e para os que consultam menos vezes o mail do infoalunos, está lá um aviso sobre a regularização da matricula, ou seja, entrega dos documentos que vos falei previamente.

Cumprimentos