Roubos na UMa

Roubos na UMa

por Sandro Correia -
Número de respostas: 6

Caros Colegas

Uma das imagens de marca da nossa Região é a segurança. São raros os casos de crimes graves, assaltos à mão armada ou outros delitos violentos. Todavia, por causa do flagelo da droga, os pequenos assaltos, ameaças e outros crimes que a Lei classifica de menos graves, estão a aumentar.

Penso que a maioria de nós compreende este aumento da pequena criminalidade, é, no final de contas, uma das consequências das sociedades modernas. Nesta medida, todos nós agimos de acordo com a situação, temos um cuidado redobrado ao passar em certas zonas do Funchal, evitamos outras tantas e quando estamos com os amigos pelo menos um está atento às pessoas estranhas ao grupo.

Todavia, dentro da Universidade, a história muda um pouco: deixamos os portáteis nas mesas das salas enquanto vamos ao bar, existe alguma confiança nas pessoas que estão ao nosso lado e supõe-se que existe alguma segurança com as novas regras impostas pela Reitoria (para quem não sabe, os alunos têm de se identificar à noite e aos fins-de-semana, as salas são de acesso restrito, laboratórios idem, etc.). A meu ver estas regras têm razão de existir, constituem uma medida para evitar que a pequena criminalidade chegue à nossa instituição de ensino.

O problema é que essa pequena criminalidade chegou e veio para ficar. Foram várias as notícias sobre portáteis e projectores furtados, material desaparecido entre outras queixas. Devido a estes acontecimentos com alguma dimensão, as salas foram fechadas e o material é de acesso restrito. Os furtos, esses, continuam: os alvos são agora os próprios alunos.

Durante o fim-de-semana, alguém forçou o cadeado do cacifo alugado à AAUMa e furtou o material escolar que este continha. Não se trata de um portátil ou material de grande valor (aliás, coisa que se evita ao máximo): foram livros e cadernos de apontamentos que (aparentemente) não terão valor monetário. Quem o fez foi com maldade.

Após participação junto da Associação Académica, soube que foram já três os casos semelhantes nestes dias e que provavelmente não serão os últimos. Faltam câmaras de vigilância nos corredores, mas nem a AAUMa (entidade a quem os alunos alugam – e pagam – os cacifos) nem a Reitoria assumem a responsabilidade. Compreendo que não assumam a responsabilidade sobre os conteúdos dos cacifos, mas alguém é responsável pela segurança dos mesmos.

Devido à natureza do conteúdo – um dos livros pertence à Biblioteca da UMa – fiz a respectiva participação na PSP e espero não ter de o pagar. O que faz realmente falta são os cadernos com exercícios e apontamentos necessários à realização das frequências desta semana. Se algum aluno já teve de estudar com apontamentos emprestados, sabe a dificuldade acrescida que isso implica. Os cadernos podem não ter valor monetário, mas são importantes para quem neles escreve.

De qualquer das formas, se alguém tentar “vender” os seguintes itens, agradeço que entre em contacto comigo.

  • Livro “Introdução à probabilidade e Estatística” de Dinis Duarte Pestana e Sílvio Filipe Velosa – propriedade da Biblioteca da UMa;
  • Livro “Breve História no Tempo” de Stephen Hawking ;
  • Livro “O Universo Elegante” de Brian Greene;
  • Caderno A4 com apontamentos de Ciências Experimentais (caderno de laboratório);
  • Caderno A4 com apontamentos de Probabilidades e Estatística;
  • Livro “Formulário de Matemática” – aqueles pequeninos amarelos, desconheço o autor.

Se me permitem o “desabafo”, o material que lá estava não tem qualquer valor comercial, chateia-me pensar que foi apenas para o “gozo”!

Em resposta a 'Sandro Correia'

Re: Roubos na UMa

por João Pestana -
Realmente essas situações são mesmo chatas. Eu como aluno da UMa, não me importaria nada que montassem um sistema de vigilância e colocassem câmaras em pontos estratégicos. Sinceramente, acho que isso iria melhorar a qualidade da Universidade (senão também indirectamente a qualidade de ensino), visto que aí os alunos poderiam requisitar salas para estudarem e trabalharem em grupo (resolvendo o problema da falta de espaço para estudar e trabalhar em grupo). Assim, não haveria preocupação com o roubo de projectores e as salas ficariam mais acessíveis a quem necessitasse.
Não estou a par dos custos de montar e manter um sistema de vigilância, mas era algo a pensar se queremos ter uma universidade de qualidade.

P.S.: Já agora, se os colegas tivessem respeito uns pelos outros a qualidade da UMa melhorava. Acho que roubar material de estudo de um colega deve ser o pior acto de desrespeito e um acto desprezível a nível académico e social.
Em resposta a 'João Pestana'

Re: Roubos na UMa

por João Alberto Abreu Macedo -

Relativamente ao tema "segurança na Uma" ainda acho que se podería fazer melhor.

Em relação ao roubo de livros de estudo, se foi brincadeira, nunca poderá ser considerado brincadeira, porque tirando os utensílios escolares, que são as ferramentas do estudante, determinado indivíduo que age fazendo "brincadeiras" deste nível,devería ser punido com o máximo rigor.

Os alunos desta UMA, deveríam levar este exemplo em consideração, agindo com atenção e denunciando os provaveis autores desta natureza como também estranhos à Uma, desta forma se os nossos vigilantes não estão atentos a estas situações, porque não podem estar em todo o lado, façamos a nossa modestia parte, que é para o nosso próprio bem.

Em resposta a 'Sandro Correia'

Re: Roubos na UMa

por José Mendonça -
A verdade é que já a algum tempo que se tem verificado este aumento de roubos, e já se sabe que é dificil a universidade fazer um perfil de cada aluno, à procura de potenciais larápios (que não faltam).
Já vi corredores com câmaras, e funcionam, pois o segurança tem lá algumas para ir vendo. Podiam era investir em mais. Penso que os alunos não se importariam que o dinheiro das propinas fosse usado em segurança (em vez de usarem para pagar ordenados, algo que não devia acontecer).
Obviamente não bastará apenas prevenir com mecanismos de segurança, mas também castigar aqueles que cometerem actos de vandalismo ou roubo na UMa. Como tal, tais alunos deviam ser pura e simplesmente expulsos: pessoas como essas não fazem cá falta.
Os projectores que foram roubados foi um pouco por estupidez de quem os montou (alguma vez os pontos de acesso foram roubados? Que tal proteger os projectores da mesma maneira???). Agora muita gente deixa o portátil enquanto vai ao café ou ao shopping (eu próprio já o fiz), mas hoje em dia nem pensar. Não no estado em que a segurança nesta instituição está neste momento.

O mais triste disto é que as pessoas que deviam ter responsabilidade estão simplesmente a cagar para o aluno em questão: cobram pelos cacifos, mas que se lixe a responsabilidade (também tendo em conta a associação que temos, que outra coisa era de esperar???).
É como a história dos parques de estacionamento, que informam não ser responsáveis (mas que a lei diz exactamente o contrário).

Na pior das hipóteses podem implementar um sistema de entradas na UMa, de modo a que apenas pessoas autorizadas entrem nas instalações. Não resolve o problema, mas diminui a entrada a amigos do alheio que possam passar por lá.
Em resposta a 'José Mendonça'

Re: Roubos na UMa

por Jorge Lopes -
"alguma vez os pontos de acesso foram roubados?"

sim, embora seguros ja foram roubados um ou outro.
quanto aos projectores, quem projectou aquilo não imaginava que fossem rouba-los a aquela altura sem faser barulho.... embora aquilo esteja de uma maneira tosca, e quem roubou ninguem esperava que fosse.


"também tendo em conta a associação que temos, que outra coisa era de esperar???"

sinceramente esta associação é 1000 vezes melhor que a anterior, as pessoas la, que alem de serem trabalharem como danados a correr de um lado para o outro para faser as coisas (so digo um caso e é o suficiente: UMajuda), são alunos da instituição e tem direito ao teu respeito e ao respeito de toda a gente, consegues faser melhor do que eles?

se a resposta é sim entao por favor vai la, e trata de faser algo para corrigir aquilo, deixa as tuas dicas e criticas la, dá solucoes practicas..... etc... se util.

se a resposta é não trata de lhes respeitar melhor nas tuas frases, o que eles fazem é de louvar, eles bem podiao tar a roubar e estar a faser nada.


sistema de entradas na UMa é um pouco exagerado durante o dia, aquilo alem de universidade tem outras funções, tem mais logica durante a noite e fins de semana, o ideal era mesmo camaras de vigilancia, ha modelos de tamanho reduzido, baratos e com visao nocturna, e maquinas de gravação baratas, posto nos corredores e entradas e zonas criticas é possivel ter uma univerisidade segura.

quanto ao castigo para os ladrões: multa, e rua, e não voltes mais.

quanto a perda do Sandro, so posso dizer que as pessoas que te fizeram isso sao irracionais, e se quem roubou está a ler isto, o que duvido porque não tem a capacidade mental para ler este texto, eu aconselho viemente a entregarem dentro de um saquinho preto ,com um bilhete a dizer o que é e de que cacifo foi tirado, tudo o que foi roubado na associação ou no segurança, simplesmente deixem la no balcao e vão embora, deixem as coisas por aqui e vão em paz e NUNCA repitam isto mais na vida.
se fores apanhado so sei que o castigo não vai ser brando e que tenho a certeza que os "poderosos" estão a procura de um bode espiatorio para culpar os crimes todos, eu não queria estar nos teus sapatos neste momento.
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Roubos na UMa

por Sandro Correia -
Boas

Não me importava que devolvessem, infelizmente o livro de PE parece que vou ter de o pagar, está em discussão pelos responsáveis da Biblioteca. O ponto a favor é que têm 10 exemplares do mesmo, como tenho o documento da PSP estamos a ver se posso "safar-me".

Sobre a segurança, não quero acusar ninguém. Uma vez mais, compreendo que a AAUMa (entidade a quem alugamos o espaço) nunca poderá vir a ser responsável pelo conteúdo dos cacifos, mas alguém - AAUMa ou Reitoria - são responsáveis pela segurança (ou falta dela) e uma destas entidades deve colocar o sistema de video-vigilância a funcionar.

Existêm câmaras tudo-em-um que fazem imagem de dia e de noite além de transmitir a informação via wifi! Só precisam de alimentação... Consegue-se encontrar às dezenas em sites de leilões por exemplo. Bastam 5 câmaras por piso com cacifos, uma de cada lado dos corredores (devido à qualidade das mesmas, pessoas a passar ao fundo serão difíceis de distinguir) e uma na zona dos cacifos das escadas.

Sei que custa €€ e falar é fácil... Mas talvez precisamos mesmo de UMajuda a nós próprios.
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Roubos na UMa

por José Mendonça -
Os projectores eram simples de retirar (apesar de todos eles terem uma entrada Kinglock, que obviamente nunca foi usada). Quem projectou aquilo foi pago para quê? Mas pronto, foram pela maneira mais fácil, arrumar os projectores num canto e voltar ao método antigo => dinheiro gasto à toa.

A associação, em vez de gastar dinheiro em festas, porque não gasta em segurança? Qual será o mais benéfico para os estudantes? Eu voto na segurança, mas isto sou eu...

Controlo de entrada diariamente podia ser exagerado, mas infelizmente é necessário. Quando vais à PSP por exemplo, tens logo um cartão de visitante que te identifica. Da mesma forma, pessoas externas a UMa que necessitassem de a frequentar teriam um cartão semelhante.

Quanto mais segurança, maior o incómodo para as pessoas, mas infelizmente tal parece necessário.