Ao Administrador do Moodle no CCCEE

Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por A. Sousa Catanho -
Número de respostas: 14
Sugiro ao administrador que crie um moderador para este fórum. Não sei se outros "Moodles" têm moderador nos foruns, mas um fórum sem moderador dá azo a que surjam repetições de situações idênticas (ou piores, é uma questão de tempo) às que se estão a ver agora. Sugiro isto, não por causa do SPAM, porque isso a mim não me incomoda, mas sim para manter a ordem (e a credibilidade, talvez) no Fórum Global e não fazer disto uma espécie de rede social onde os utilizadores constantemente a visitam à procura de temas para discutir destrutivamente.

Saudações.
Em resposta a 'A. Sousa Catanho'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por .Moodle na FCEE -
Caro Alexandre,

Já coloquei uma mensagem sobre o assunto aqui.

Sobre a existência de moderador formal, nunca foi necessário e gostava que assim continuasse. Os moderadores - informais - foram sempre vocês, criando equilíbrio nas discussões, fazendo-as continuar, se estas fossem interessantes,ou terminar, se fossem menos importantes. Mas não deixamos de estar atentos a tudo o que se passa...

Aproveito a sua mensagem para pedir a opinião (a todos) sobre os fóruns do Moodle. Esta opinião, peço, deve ter em conta todos os fóruns (gerais e das disciplinas) e não apenas o conteúdo das mensagens dos últimos dias.
Tentarei no final acolher as diversas sugestões, dentro do que for possível.

Saudações,
Eduardo Marques
Em resposta a '.Moodle na FCEE'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Márcio Oliveira -
A minha opinião é que tal como uma criança que faz barulho, se continuarmos a dar trela ela não se cala, mas ao fim de algum tempo se a ignorarmos acaba por se calar.

Pelos vistos há pessoas que precisam ser tratadas como crianças cá dentro.
Em resposta a 'Márcio Oliveira'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Ricardo Gonçalves -
Em resposta a 'Ricardo Gonçalves'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Carlos Figueira -
Alguém com estatuto para isso, faça o obséquio de proceder de acordo para com determinadas condutas menos correctas que aqui se fazem sentir.

Neste momento, já começa a entrar num campo de desrespeito muito fora do normal e nesta situação, quanto a mim, alguém tem de tomar medidas, drásticas ou não, afim de conter este tipo de comportamento.

Atenciosamente e com todo o respeito para com toda a comunidade que a bem ou a mal trabalha para um amanha melhor na nossa academia.
Em resposta a 'Carlos Figueira'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Cátia Sousa -
Atendendo aos acontecimentos dos últimos dias o administrador do moodle deveria criar uma votação em que podéssemos votar para que o Frederico Câmara vosse banido dos fóruns do moodle. Consoante o resultado dessa votação o Frederico Câmara seria ou não banido.

Cátia Sousa
Em resposta a 'Cátia Sousa'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Jorge Lopes -
Em vez de ser o administrador a avisar o utilizador que está a proceder mal (como é feito na grande maioria dos outros forums), vamos por o "martelo" na mão do povo e banir um ALUNO do moodle sem sequer o avisar? E se o aluno precisar de usar os serviços do moodle?

O que eu acho mais correcto é os administradores avisarem o Frederico Câmara para não proceder desta forma e deixar as coisas por aqui, deixemos os administradores fazerem o trabalho deles.

Quem quiser receber o mail do moodle que deixe como está, quem não quiser que mude as configurações pessoais do moodle e que seja os admins a fazer a "limpeza" do forum.

Jorge Lopes
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Marco Macedo -

Não posso concordar, com tamanha barbaridade de sermos nós a banir alguém do fórum. Compreendo que algumas mensagens do utilizador visado, não tenham sido o mais correctas. Mas como já mostrei acima, discordo totalmente com o facto de sermos nós a banir. Isto não se trata de um "local qualquer", que rejeitamos quem não queremos. O moodle é uma plataforma que é vital ao sucesso de qualquer aluno da UMa. Penso que acima de tudo, o próprio utilizador, que esteja a incomodar, tem de por a mão na consciência. Também sei que isso, dificilmente acontecerá. Mas banir é algo exagerado para este caso.

Para mim, a solução passa pela participação activa de um moderador no fórum, impondo um ambiente de respeito entre os utilizadores. É obvio que isto implica designar alguém para essa função constantemente. Esse alguém, que deve ser imparcial nas avaliações. Mas isso, não duvido que ocorra.

Também gostaria de mostrar o meu desagrado, com o constante incomodo dos utilizadores, falando sempre em "SPAM". Eu compreendo que existem mensagens que podem ser consideradas "fora de série" e até insultuosas. Também vejo comentários desnecessários, comentando cursos, pessoas e até bens materiais. Acho que o que devem fazer, é pensar antes de escreverem alguma coisa. Se querem escrever algo construtivo, muito bem. Agora se pretendem criar "guerras" entre os utilizadores, é melhorem estarem calados. Finalmente para aqueles que se sentem mesmo muito incomodados com o "SPAM", aconselho a trocarem as vossas opções de utilizadores. Será mais facil, virem ao fórum de vez quando, ver as novidades. Isto, em vez de receberem os emails que tanto vos irritam.

Sem mais nada a acrescentar, Saudações Académicas

Marco Macedo

Em resposta a 'Marco Macedo'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Paulo Coelho -
Em vez de banir pode ser por exemplo privar a pessoa de fazer comentários durante X tempo. Continua a ter acesso ao forum e ao seu conteúdo mas não pode " "contrubuir" " .

Isto falando do forum geral (ou do forum onde causou disturbios), não de todo o moodle.

Eu sei que isto é um forúm académico, é lamentável haver pessoas que pelos vistos não honram o titulo.
Em resposta a 'Paulo Coelho'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Rui Silva -
Bom dia a todos os que estão inscritos no moodle e que provavelmente irão ler esta mensagem.

Antes demais gostaria de apresentar alguns factos:

1º O moodle é de livre acesso aos alunos nele inscritos.

2º Foi criado para nos auxiliar no estudo das diversas cadeiras ministradas, disponibilizando conteúdos e facilitando a troca de informações de interesse sobre as mesmas.

3º Não possuí moderadores, logo podemos dizer que são os próprios utilizadores que "regem" os conteúdos disponibilizados quer sejam alunos ou docentes.

4º Começa a evidenciar-se uma necessidade de um espaço público onde os alunos possam expressar opiniões não relacionadas com o âmbito do moodle.

Dito isto, não podemos "banir" ninguém que esteja no seu direito de participar nestes fóruns, pois isso seria violar os princípios de criação do próprio moodle. No entanto, é necessário que aqueles que desejam participar nos fóruns estejam conscientes que não são os únicos utilizadores com direitos, e que com direitos também existem deveres, dos quais gostaria de destacar dois:

Respeitar os outros (é um dever básico de qualquer cidadão).

Não fugir do âmbito de acção do moodle (o moodle é uma plataforma de auxilio à educação. Leia-se no proprio site de distribuição, o acrónimo de moodle significa Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment).

Assim sendo, e reconhecendo a necessidade de criar um espaço próprio para que os alunos possam discutir outros assuntos não relacionados com as cadeiras ministradas na UMa, faço aqui a sugestão de todos os utilizadores, solicitarem à AAUMa a criação de um fórum próprio para a discussão de outros temas não relacionados com o âmbito de acção do moodle.
Não só isso iria contribuir para um melhor funcionamento do moodle, mas também iria permitir uma melhor contribuição dos membros da academia para a própria associação.

Sem mais de momento e com os melhores cumprimentos a todos os membros do Moodle.
Rui Silva
Em resposta a 'Marco Macedo'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Hildegardo Noronha -
Porque razão se alguém recebe o famoso "Spam", todas as soluções dadas passam por filtrar o Moodle? Ninguém hesita a jogar-nos na cara!

Mas quando alguém goza e desrespeita toda a comunidade da universidade, incluindo administrações de Moodles e afins, vezes sem contas - mesmo depois de varias demonstrações de desagrado E de avisos da administração - de repente banir é algo muito severo?

As consequências são as mesmas:

Quem filtrar o Moodle não recebe informações importantes.
Quem for banido também não.

(Um não fez nada de errado, o outro merece)

As diferenças é que:

Quem filtrar o Moodle pode participar no Moodle - mas também nem sabe o que cá está para poder participar.
Quem for banido não pode - mas também, duvido que teria algo de útil a acrescentar, dado o seu historial.

E lembrem-se que: AMBOS podem continuar a consultar o Moodle - este não exige registo para ler (pelo menos no fórum global).

Por isso, acho que um Ban (temporário - até ver se as coisas melhoram) não faria mal nenhum a certos desrespeito. Quando falo em Ban, refiro-me somente ao fórum global, não das cadeiras. Também não quero que ninguém perca cadeiras devido a momentos mais infelizes (bem infelizes, de facto).

Quanto aos que falam em "liberdade" no Moodle, verifiquem a diferença entre "liberdade" e "libertinagem".

Quanto a moderadores, não há necessidade. Casos destes são esporádicos (espero) e se forem penalizados, serão menores. Por isso, podem muito bem serem tratados directamente com a administração. E muitas vezes até se resolvem sozinhos.
Uma coisa é certa, certos threads deveriam ser trancados antes que acabassem em guerras (a par com ban temporário no utilizador inicial para que não repita a proeza). Trancados significa que o thread morreu MAS não há ninguém a reclamar de liberdade de expressão (para o bem ou para o mal), pois ninguém o apagou - se bem que isto não é forum de uma cresce...

Se já estiver implementando pode ser instalado um módulo de votações. Threads e/ou posts com um certo número de votos negativos deixam de aparecer nas caixas e correio. Ou algo do género.

PS: Antes que me chamem cínico, sim, eu também já meti um thread triste e ridículo no Moodle, como mostra de desagrado quanto ao Spam. Razões à parte, estou pronto a assumir as consequências por esse thread.


Sem mais demoras, aprendam a viver em sociedade e importem-se é com as frequências, exames e entrega de trabalhos que estão aí à porta.
Cumprimentos a todos.

Em resposta a 'Hildegardo Noronha'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Antonio teixeira -

Caro Hildegardo.


Visto tudo isto ter começado com a questão dos oculos de sol, aconselho te vivamente a meteres a mao na consciencia e pensares um bocado. Se perdesses alguma coisa de valor para ti o que farias? Mandavas mensagens para os teus amigos a perguntar se tinham visto? Eu cá deixava um aviso num lugar onde a comunidade o pudesse ver, mas talvez isto seja estupidez minha não sei.

Quanto ao "desrespeito por toda a comunidade universitária", recomendo te com todo o respeito que começes a sair dos laboratorios e salas de estudo para veres o que é " desrespeito por toda a comunidade universitária", porque não é no moodle que vais encontrar ( a não ser que aches que os alunos e cursos de certos departamento sao unicamente a comunidade universitária que tanto se tem falado aqui, e aí quem está a desrespeitar és tu).

Mas o que me admira mais no meio do teu post, é estares a favor de manir utilizadores pelo simples facto do que chamas "SPAM". Cada um só lê o que quer, e se tens assim o tempo tão ocupado com Cadeiras e afins, acho que deverias passar ao lado das questões de SPAM. Aliás, com tanto tempo ocupado como é que ainda arranjas minutos para ver os chamados SPAMS no teu E-mail?

Quanto ao viver em sociedade, acho que devias pegar num livro e rever esse conceito. ;)

Em resposta a 'Antonio teixeira'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Roberto Câmara -
A designação utilizada pelo Hildegardo está correcta, na medida em que os emails fogem ao contexto pelo qual os alunos da UMa se inscrevem no moodle: "Seguir as informações uteis às cadeiras leccionadas na UMa" e spam = (Informação não desejada).
É natural que as pessoas se sintam incomodadas pelos emails dos óculos, chaveiros, vendas de PlayStations, etc.
Sair do forum (como muitas vezes é recomendado) não é opção!
Colocar filtros de eliminação a alunos no cliente de email, tambem não é opção, porque poderá ocorrer que este possa vir a ser colega de grupo de algum trabalho ou ter uma duvida/resposta que me interesse, e desta forma, nunca chegar-me-á essa informação.
É mais uma questão de civismo e respeito por parte dos utilizadores do moodle.

Pensamento: se eu encontrasse uns óculos de sol na biblioteca, e quisesse devolvê-los ao dono, teria entregue na recepção à semelhança de outros objectos que lá se encontram, e à semelhança do que os alunos que merecem estar nesta universidade fazem. (sorriso)


Em resposta a 'Roberto Câmara'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Frederico Câmara -
I'm Back, " SEM QUERER OFENDER NINGUÉM "

1º - Concordo plenamente com o António Teixeira.
2º - Existem pessoas no moodle com idades compreendidas em 46 anos.
3º - Tenho um amigo que é MEIO parvo.
4º - Este meu amigo tem 23 anos.
5º - Penso que o problema desta gente é respirar oxigénio estragado.
6º - Um feliz 2º Semestre a todos, e principalmente uma feliz época especial de exames. Sem mais de momento, cordiais saudações. - Frederico Câmara -
Em resposta a 'Antonio teixeira'

Re: Ao Administrador do Moodle no CCCEE

por Hildegardo Noronha -
Antes de mais, peço desculpa mas esqueci-me de fazer login e o Moodle apagou o meu post... Por isso é a segunda vez que escrevo isto, logo vou me esquecer de metade do que tinha escrito.

António Teixeira,

Quanto a esse thread dos óculos, se fores ver o meu post, devo ter sido dos poucos que sugeri algo útil. Inclusive sugeri o que acabas de escrever. Mas, compreendo, e até apoio, a acção dele. Pois ele quer recuperar algo perdido/roubado e não falar de coisas que não interessam a ninguém.

Eu não me referia a mais nada que não os desrespeitos que houveram aqui no Moodle. Na verdade não vez um único post meu nesse "thread", logo não podes tirar conclusões dessas. Mas isso à parte, "tens de" admitir que houve desrespeitos.

A parte do "Spam" era só para focar um ponto. O ponto em que podemos ser penalizados por não querer ler todo o lixo que por aqui passa mas quem abusa da plataforma não pode sofrer essa mesma penalização (ser privado do Moodle).

Devia eu e devíamos todos.

Como um aparte, reparem no thread dos óculos. Este estava morto há um ou dois meses. Um simples post explodiu logo aquilo. E a ironia é que a maioria do dito "Spam" foi provocado por mensagens "Anti-Spam" - por esses e pelos correctores ortográficos.